Negócios

O que é giro de estoque, como calcular e qual o valor ideal?

Postado por Mandaê

Atualizado em abril 1, 2022 por Talitha Adde

Alguns dos maiores problemas do e-commerce surgem do desequilíbrio entre a compra e a venda de produtos. Nesse sentido, calcular o giro de estoque é um passo fundamental para controlar melhor a rotatividade dos itens e garantir a saúde financeira do seu negócio.

Quem nunca sofreu com um produto difícil de ser vendido, que encalhou e ocupou espaço no estoque? Ou, por outro lado, quem nunca foi surpreendido pela alta procura de um determinado produto e perdeu a oportunidade de aumentar suas vendas?

Neste artigo, você vai aprender a prevenir esses problemas a partir da análise do giro de estoque. Continue lendo e saiba como calcular esse indicador!

O que é giro de estoque?

Giro de estoque, também chamado de rotação de estoque, é um indicador logístico que mostra quantas vezes o estoque precisou ser totalmente renovado em um determinado período. Dessa forma, ele ajuda a empresa a alcançar o equilíbrio ideal entre as compras e vendas em seu controle de estoque.

É por meio do cálculo do giro de estoque que é possível identificar o tempo médio de permanência de um produto no armazém antes de ser vendido e também a velocidade com que o inventário é renovado. Logo, o indicador é essencial para avaliar o desempenho dessa área do negócio.

Basicamente, o giro de estoque é a soma de tudo o que foi vendido, dividido pela média do estoque em um determinado período. Existem duas formas básicas de fazer esse cálculo:

  1. A partir da quantidade de produtos;
  2. A partir do valor dos produtos.

No próximo tópico, veremos como fazer os dois tipos de cálculos com base nos seus resultados atuais.

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Como calcular o giro de estoque?

    É muito simples fazer o cálculo do giro de estoque. Nesse sentido, a fórmula para fazer o cálculo por quantidade de produtos é a seguinte:

    Giro de estoque = Total do valor de vendas / Valor médio do estoque

    Vamos supor que, no início do mês, o valor total do seu estoque tenha sido avaliado em R$ 6 mil e, no final do período, tenha aumentado para R$ 15 mil. Nesse caso, o valor médio do estoque é de R$ 10.500.

    Se as vendas totais do mês foram de R$52.500, basta aplicar a fórmula:

    Giro de estoque = R$ 52.500 / R$ 10.500

    Logo, o resultado do giro de estoque é 5, o que significa que o estoque foi renovado cinco vezes durante o período analisado.

    📈 Confira a planilha: Kit de planilhas para Controle de Estoque

    Por que o giro de estoque é importante?

    O giro de estoque é um indicador essencial para avaliar a performance comercial do negócio e a sua saúde financeira. De modo geral, quanto mais vezes o estoque girar — ou seja, for renovado completamente —, mais saudável estará o negócio.

    Essa análise ajuda a prever os cenários de compras e vendas a partir da rotatividade dos produtos, a velocidade com que o inventário é renovado e o tempo que uma mercadoria permanece armazenada antes de ser vendida.

    O objetivo é garantir que a empresa mantenha somente o volume necessário de produtos em seu estoque, garantindo a disponibilidade dos itens para os clientes e evitando que mercadorias fiquem paradas. Isso porque, quando os produtos não são vendidos conforme o esperado, eles geram custos de armazenagem e podem se tornar um grande prejuízo para o negócio.

    💡 Saiba mais: Como reduzir custos logísticos no e-commerce?

    Vantagens de um giro de estoque alto

    Manter um giro de estoque alto traz algumas vantagens para a empresa. Confira as principais:

    Aumento da lucratividade

    Uma das consequências naturais do giro de estoque alto é o aumento da lucratividade da empresa. Afinal, se os produtos estão girando e a margem de lucro foi calculada corretamente, a tendência é que o negócio se torne cada vez mais rentável.

    Renovação contínua de estoque

    Outro benefício do giro de estoque dinâmico é que os produtos da empresa estão sempre se renovando. Logo, não há risco de ficar com itens ultrapassados e os clientes ficam satisfeitos com as novidades.

    💡Saiba mais: Quais sãos os tipos de estoque?

    Redução de custos com armazenagem

    A equação é simples: quanto maior a rotatividade, menor o tempo pelo qual os produtos vão ocupar espaço no estoque. Isso reduz custos de armazenagem e evita situações como vencimentos e avarias.

    Qual é o giro de estoque ideal?

    Se o resultado obtido a partir do cálculo do giro de estoque for menor do que 1, é um sinal de que existem produtos no estoque que não foram renovados. Logo, é interessante que o indicador esteja sempre acima de 1 para manter a saúde financeira da empresa.

    Essa informação ajuda no desenvolvimento de estratégias que priorizem a vendas das mercadorias de menor saída. Por isso, muitas vezes, os empreendedores usam esse dado para planejar promoções e liquidações.

    No entanto, é preciso ter visibilidade também sobre a variação de giro de estoque do mercado em geral. Um supermercado, por exemplo, terá diferentes giros em seu estoque: boa parte de suas vendas gira em torno dos alimentos perecíveis e, que por obrigação, devem ter um alto giro (do contrário podem ser perdidos por validade).

    Em contrapartida, esse mesmo negócio vende itens de bazar e decoração, como mesas de computador, que têm uma rotatividade infinitamente menor e, portanto, um giro de estoque menor. Nesse caso, o problema não está no resultado geral e sim na quantidade de produtos com menor giro que é comprada, que deve ser compatível com seu perfil de saída.

    Como melhorar o giro de estoque de uma empresa?

    Depois de identificar a frequência de rotatividade das mercadorias por meio da análise de giro, fica mais fácil melhorar esse indicador no seu negócio. Veja algumas dicas para acelerar a saída de estoque:

    Tenha fornecedores de confiança

    Para manter um bom fluxo de giro de estoque, é preciso encontrar fornecedores de confiança que entreguem as mercadorias no prazo combinado e também possibilitem flexibilidade para acordos de compras em lotes menores a bons preços.

    Dessa forma, você garante a disponibilidade dos produtos certos, evita a perda de vendas por falta de estoque e reduz o risco de estoque parado.

    💡Saiba mais: O que é frete SPOT e como funciona?

    Promova seus produtos

    Mesmo comercializando produtos de qualidade, grande parte dos sites de comércio eletrônico tem dificuldades para vender alguns deles. O problema pode estar no preço, na definição da categoria do produto ou na forma como ele está sendo apresentado ao consumidor, por exemplo.

    Com isso, a saída que muitos encontram é colocar os produtos em liquidação sem nenhuma estratégia eficaz e sem pensar que, dessa forma, poderão ser desvalorizados pelos consumidores. Confira algumas dicas para aumentar o giro de produtos no seu estoque de forma inteligente:

    • Aumente a visibilidade: é importante garantir que todos os produtos tenham destaque no site, escolhendo a categoria correta e divulgando itens de menor saída com o auxílio de banners e pop-ups;
    • Ofereça descontos: acrescentar descontos ajuda a atrair clientes e gerar a sensação de urgência para a compra;
    • Reforce as vantagens: muitas vezes as pessoas associam preços baixos a uma qualidade ruim e, por isso, cabe ao negócio apresentar as vantagens do produto em questão;
    • Capriche nas descrições: explicar o que é o produto, o que ele faz e como pode ser usado na rotina das pessoas aumenta as chances de interesse e finalização da compra. Isso pode ser feito através de texto, imagens, vídeo ou avaliações de outros clientes;
    • Invista em marketing digital: lembre-se também de gerar tráfego para seu e-commerce por meio de estratégias de marketing digital, divulgando seus produtos para os clientes certos.

    📈 Confira a planilha: Marketing para E-commerce

    Conheça seu cliente

    Saber quem é seu consumidor e características como quais seus hábitos e preferências tornam as estratégias de vendas mais adequadas e assertivas. Assim, você anuncia exatamente o que seu cliente quer, evitando que produtos fiquem encalhados ou que destoem muito do perfil do público-alvo.

    Tenha um sistema de gestão de estoque

    Ter controle sobre a gestão do estoque da empresa e um sistema para fazer esse acompanhamento é fundamental para garantir que todos os processos estejam mapeados e mostrem, com clareza, o potencial de giro de um produto. Um software desse tipo reúne todas as informações sobre a área, como a disponibilidade e quantidade de cada produto, o controle de quanto foi pago por ele ao fornecedor e o quanto foi repassado ao cliente final.

    💡 Saiba mais: O que é WMS e como funciona?

    Use a curva ABC na gestão do estoque

    Aplicar a Curva ABC no controle de estoque é uma maneira de a empresa identificar, dentro dos produtos que oferece, quais deles oferecem maior potencial de lucro e quais podem representar um risco para o desempenho do negócio. Dessa forma, você consegue organizar seu catálogo de acordo com as seguintes categorias:

    • Produtos de curva A: representam cerca de 80% do faturamento da empresa, ou seja, são os itens de maior demanda que nunca podem faltar no estoque;
    • Produtos de curva B: somam cerca de 15% do faturamento do negócio e, apesar de não terem tanto giro quando os produtos de curva A, também merecem atenção na estratégia de vendas;
    • Produtos de curva C: representam até 5% do faturamento da empresa, sendo os produtos de menor demanda e que não requerem muitos esforços de venda.

    Conclusão sobre giro de estoque

    Agora que você sabe calcular o giro de estoque, será mais fácil entender e otimizar a dinâmica das suas compras e vendas. Melhor ainda se você puder automatizar esse cálculo e acompanhar de perto esse indicador.

    Uma forma de melhorar seu controle de estoque é utilizando uma plataforma de e-commerce que ofereça integração com apps de gestão logística.

    A Nuvemshop, por exemplo, pode ser integrada com ERPs, como Tiny ERP e Bling, e também com a plataforma logística completa da Mandaê.

    banner de conversão para Nuvemshop

    Viu como é importante calcular seu giro de estoque?

    Aproveite e aprenda a calcular também o custo de mercadorias vendidas (CVM).

    Gostou? Compartilhe!