E-commerce

O que é frete fixo e como funciona?

Postado por Livia Ferreira

Atualizado em abril 1, 2022 por Talitha Adde

Frete fixo ocorre quando a loja virtual consegue estabelecer o mesmo valor de entrega para todas as compras realizadas no e-commerce, independentemente da região para onde o item será enviado.


Há algum tempo, o frete grátis se consolidou como um grande atrativo no mercado online. No entanto, de uns anos para cá, existem outras tendências em alta. O oferecimento de frete fixo para clientes, por exemplo, tem ganhado cada vez mais espaço.

Os processos de logística para e-commerce é algo oneroso e sujeito a muitas variáveis que influenciam o seu custo. Nem toda loja virtual consegue oferecer a opção de frete grátis, no entanto, existem formas de aliviar o peso do envio tanto para o cliente quanto para o lojista.

Com o frete fixo, o cliente tem uma ideia mais clara sobre o quanto vai precisar desembolsar para a entrega do produto adquirido. Do outro lado, para o lojista, significa que é possível calcular os gastos e condicionar o frete a um determinado valor, fazendo com que cubra os custos logísticos.

Quer entender como funciona o frete fixo e de que forma adotar essa estratégia na sua plataforma de e-commerce? Continue a leitura e confira!

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    O que é frete fixo?

    Frete fixo é uma estratégia na qual a loja virtual determina um valor único de envio dos produtos para os clientes. Como o próprio nome sugere, o valor do frete é fixo independentemente do local de destino e das dimensões da encomenda.

    Essa modalidade de envio apresenta vantagens para ambos os lados, ajudando a fidelizar o cliente. No entanto, também há alguns pontos de atenção antes de adotar esse tipo de frete. 

    Se a sua loja virtual é especializada em bijuterias, por exemplo, determinar um valor fixo para o envio dos itens é interessante, já que os pacotes terão dimensões e pesos semelhantes. No entanto, caso seu leque de produtos seja amplo, é necessário ter o valor do frete com precisão antes de determinar se será fixo ou não.

    Quando o frete fixo vale a pena?

    Para saber se a estratégia de frete fixo é vantajosa para a sua loja virtual, é preciso ter atenção aos fatores abaixo:

    • Volume de vendas dos produtos;
    • Volume de vendas total do e-commerce;
    • Peso do produto;
    • Medidas (altura, comprimento e largura);
    • Ticket médio. 

    Portanto, antes de oferecer um custo invariável de entrega para os seus clientes, é preciso ter profundo conhecimento sobre todas as áreas do e-commerce. Isso garante que você estará preparado para atender aos pedidos sem causar prejuízos ao seu negócio.

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    Como calcular o frete fixo?

    A principal dúvida entre lojistas é como chegar a um valor congelado de entrega que compense e, ao mesmo tempo, chame a atenção dos clientes. O cálculo do frete fixo pode depender de uma série de fatores, mas segue uma lógica que pode ser aplicada a qualquer negócio online.

    As variáveis não são poucas — inclusive, as principais já foram mencionadas anteriormente no artigo. Entretanto, um cálculo bem feito pode garantir um chamariz importante para atrair clientes e ultrapassar a concorrência, sem perder dinheiro com isso. 

    Enumeramos os principais atributos que devem ser analisados antes de chegar a um valor de frete fixo, confira:

    Ticket médio

    O primeiro passo antes de oferecer frete fixo para os clientes é descobrir qual é o ticket médio da sua loja virtual, ou seja, quanto cada cliente gasta em média no seu e-commerce.

    A fórmula para descobrir esse número é a seguinte:

    Faturamento / número de vendas = ticket médio

    Conhecer o ticket médio ajuda o lojista a encontrar o equilíbrio entre o quanto ele precisa vender para conseguir ter dinheiro em caixa suficiente para cobrir as despesas de frete (seja ele gratuito ou fixo).

    Se seus clientes gastam centenas de reais por compra em média, isso pode ser bom. Mas é preciso unir esse gasto médio de cada cliente com as características do produto que influenciam o valor do frete.

    Por exemplo, se você vende joias e tem um ticket médio de R$ 250, isso significa que gasta muito pouco com a logística. Cada produto tem um alto valor, mas ocupa pouco espaço e pesa quase nada no transporte. O frete fixo ou mesmo grátis é uma possibilidade.

    Contudo, se você vende azulejos — que ocupam muito espaço e pesam um bocado — o mesmo ticket médio não permite um valor de frete fixo vantajoso para o cliente.

    Gestão de estoque

    Outro fator que influencia diretamente a adoção do frete fixo no e-commerce é o controle de estoque. Descobrir quais produtos têm maior saída e quais trazem mais retorno financeiro para a empresa é fundamental para entender qual modalidade de frete oferecer.

    Uma forma de entender esse cenário é por meio da Curva ABC, uma metodologia que permite a classificação das informações quanto ao seu grau de importância. Para isso, utiliza-se a regra 80/20, uma teoria que prevê que 80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas. 

    Essa estratégia pode ser usada para realizar o giro de estoque e, com isso, eliminar produtos encalhados ou com pouca demanda. Por outro lado, também é possível notar quais produtos têm mais saída e, a partir daí, impulsionar as vendas desses itens, ajudando sua loja a se destacar no mercado.

    Portanto, para calcular o frete fixo, é preciso considerar que o mesmo preço de entrega será atribuído a todos os produtos do seu site. A partir daí, multiplique o número de produtos pelo valor do frete de cada item

    Por exemplo, se o frete para cada produto no seu e-commerce é de R$ 10 e seu cliente comprou quatro itens, o valor do frete será R$ 40.

    No entanto, escolhendo essa modalidade, não será possível oferecer descontos caso o cliente compre vários produtos.

    Como o frete fixo complementa o frete grátis?

    O frete grátis exige que não apenas um certo montante seja gasto em cada compra, mas que os lucros da venda sejam maiores que o custo de envio. Caso contrário, não valeria a pena fazer a venda com essa modalidade.

    Oferecer frete grátis para todo e qualquer envio é uma manobra ousada, porque, muitas vezes, isso acaba elevando o valor das vendas. Caso o lojista opte por não aumentar o preço dos produtos, terá grandes prejuízos.

    Para solucionar essa questão, o frete fixo pode ser oferecido em complemento a uma estratégia de frete grátis. 

    Desse modo, você oferece o frete gratuito sob determinadas condições. Quando essas condições não forem cumpridas, para reduzir o impacto que isso gera nos clientes, você pode cobrar um valor fechado pelo envio.

    Entre alguns critérios que podem dificultar a adoção do frete grátis, podemos citar:

    • Localização geográfica — o frete grátis pode cobrir determinados envios, mas a logística em algumas regiões torna o frete mais caro que os próprios produtos vendidos. Nesse caso, em vez de assumir o custo do envio, você pode fixar o preço do frete;
    • Valor total da compra — muitas lojas oferecem frete grátis para compras acima de determinado valor. Isso garante que lucros mínimos sejam atingidos, mesmo sem cobrar o frete;
    • Categorias de produtos — ainda é possível atrelar um valor fixo de frete a determinada categoria de produtos, como móveis (que exigem mais na descarga e no desembarque), por exemplo.

    💡Saiba mais: Frete grátis no e-commerce: saiba como não ficar no prejuízo

    Limitando o frete fixo

    Agora que você sabe o que é frete fixo e como calculá-lo, já deu para perceber que em várias situações essa modalidade de envio pode não ser tão vantajosa para o seu e-commerce. 

    Para uma boa experiência do consumidor, é preciso que ele tenha clareza sobre a forma como o frete fixo funciona. Para isso, você pode optar pela estratégia de agrupamento e limitação do valor.

    Grandes lojas de variedades, como marketplaces, oferecem frete fixo ou grátis. Lojas especializadas, por outro lado, por vezes criam limitações, como:

    • Frete grátis para a mesma cidade e fixo para regiões diferentes em valores diferentes;
    • Frete grátis a partir de um valor de compras, e um valor fixo abaixo desse teto;
    • Frete fixo, mas com prazo de entrega mais alongado, e um valor variável para agilizar a entrega;
    • Frete fixo para determinadas categorias de produto e variável para outras.

    São inúmeras as possibilidades, mas a melhor vai depender do perfil dos seus clientes e o tipo de mercadoria que você oferece no seu e-commerce. O importante mesmo é que você consiga limitar o frete fixo usando critérios que o cliente possa compreender.

    Como obter vantagens do frete fixo?

    Para conseguir estabelecer uma estratégia de frete fixo efetiva e benéfica para o seu negócio, nada melhor do que contar com um bom parceiro logístico

    A Mandaê, por exemplo, tem uma ferramenta essencial para você estabelecer sua estratégia de frete fixo, comparando as melhores ofertas em frete e mostrando a você qual a mais vantajosa. 

    Além disso, a plataforma oferece um painel que lhe dá uma visão global de tudo que foi entregue e quanto custou o envio. Isso ajuda o lojista a criar regras sobre o transporte.

    Dessa forma, com a Mandaê, você não precisa sofrer para estabelecer faixas de preço para a entrega. No nosso painel, você determina regras de frete com facilidade, usando variáveis como:

    • Região;
    • Faixa de CEPs;
    • Faixa de peso cubado;
    • Faixa de peso em quilos;
    • Valor total do carrinho.

    Deixe o cálculo de frete com a Mandaê e ofereça o melhor serviço para os seus clientes. Entre em contato conosco e conheça nossas funcionalidades.

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