E-commerce

O que é marketplace e como funciona?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em março 21, 2022 por Talitha Adde

Para você que procura por alternativas para vender pela internet, é importante saber que existem diferentes canais de vendas, como o e-commerce, as redes sociais e o marketplace. Esse último, por exemplo, é um tipo de shopping virtual que reúne diversos vendedores e marcas. Mas você sabe exatamente o que é marketplace e como ele funciona?

O modelo de negócio, que só no primeiro trimestre de 2021 movimentou mais de R$ 53 bilhões de reais, é uma alternativa para empresas que desejam ganhar visibilidade e atrair clientes.

Então, se você está interessado em conhecer esse canal de vendas, continue com a leitura deste artigo. Aqui, você vai saber tudo sobre o marketplace: o que é, vantagens, exemplos e como vender pela plataforma. Vamos lá?

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    O que é marketplace?

    Marketplace é um modelo de negócio que reúne diferentes lojas em uma só plataforma, dando ao cliente diversas opções de compra.

    Em outras palavras, o canal de vendas funciona como um shopping virtual, em que um lojista pode divulgar e comercializar os seus produtos em troca de um percentual sobre cada venda realizada.

    Por ter um grande número de acessos, vender por um marketplace pode ser interessante para melhorar a visibilidade do seu negócio e aumentar o faturamento, mesmo que seja necessário pagar taxas a cada venda.

    Como funciona o marketplace?

    Para começar a utilizar um marketplace como canal de venda, é preciso fazer um cadastro em alguma plataforma que oferece o serviço, como o Mercado Livre ou a Shopee, e cadastrar os seus produtos. Geralmente, essa etapa é gratuita.

    No entanto, antes de escolher um serviço, fique atento às taxas cobradas pela empresa que gerencia o marketplace. Elas podem variar de 9,5% a 30% de cada venda realizada pelo seu negócio.

    Feito o cadastro, a empresa oferece ao lojista todo o suporte técnico necessário para a operação, desde as vendas dos produtos, até a parte de checkout da compra e distribuição das mercadorias.

    Qual a diferença entre marketplace e loja virtual?

    Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando qual é a diferença entre marketplace e loja virtual. Vamos entender um pouco melhor sobre esse modelos de negócio online:

    Loja virtual

    Resumidamente, uma loja virtual é um site de vendas de uma determinada marca que permite realizar todo o processo de negociações de compra e de produtos ou serviços, desde a escolha do pagamento até o meio de envio.

    Por meio de uma plataforma de e-commerce para criação de uma loja online própria, é possível criar um layout com a identidade visual de uma compra, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada.

    💡Saiba mais: Como montar uma loja virtual?

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    Marketplace

    Já o marketplace, como mencionado, é um espaço que funciona como um shopping virtual. Neste modelo de negócio, os consumidores encontram uma variedade de um mesmo produto, ofertadas por diferentes vendedores.

    Para isso, a plataforma oferece todo o suporte necessário para o funcionamento da operação, desde o fechamento da compra, meios de pagamento e distribuição das mercadorias.

    Vale ressaltar, que o foco aqui são os produtos. Por isso, esse modelo de negócio não é o ideal para trabalhar a identidade visual para a sua marca.

    Vantagens de vender em marketplaces

    Em 2021, o marketplace ocupou 63,4% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer, ou seja, voltado ao consumidor final), segundo o relatório “O cenário de Marketplace no Brasil 2021”.

    Grandes players do país, como o Mercado Livre, estão investindo cada vez mais em inovação e logística. Além disso, empresas internacionais, como a Amazon, conquistam cada vez mais espaço.

    A seguir, confira as principais razões para investir em um marketplace:

    Ter visibilidade

    Estar na maior quantidade de canais de venda possível significa ter visibilidade e, consequentemente, vender mais. Naturalmente, esse é o objetivo e obstáculo número um de quem empreende online.

    Portanto, vender por um marketplace aumenta a chance de uma marca ser encontrada, atraindo mais clientes para o seu negócio.

    Menor risco ao iniciar suas vendas

    O risco de anunciar um ou vários produtos em marketplaces é menor do que a abertura de uma loja virtual.

    Não à toa, boa parte dos vendedores online começa com vendas em marketplaces e opta pela abertura de uma loja virtual posteriormente.

    Na pior das hipóteses, a consequência é de não ter o produto vendido. Também, o marketplace é uma boa alternativa para quem procura testar a receptividade de novas mercadorias de forma conservadora.

    Maior taxa de conversão

    Produtos na primeira posição da primeira página de busca do marketplace, conhecidos como buy button, têm taxa de conversão maiores comparadas às demais posições.

    Portanto, conseguir ranquear um produto nessas posições reflete em um aumento da receita da empresa.

    Contudo, é importante estar atento à qualidade da entrega e dos serviços de atendimento ao cliente para manter uma boa reputação da empresa.

    E quais as desvantagens de um marketplace?

    Apesar das vantagens, as vendas em marketplaces apresentam riscos que devem ser levados em consideração para quem está começando a vender pela internet.

    Por isso, separamos as principais desvantagens deste modelo de negócio para te ajudar em sua decisão:

    Altas taxas de comissão por venda

    As taxas cobradas pelos marketplaces podem afetar boa parte do seu lucro. As comissões por cada venda podem ser altas, chegando a até 30%.

    Por conta disso, é importante levar em consideração todos os custos envolvidos para avaliar se anunciar no marketplace é realmente vantajoso para o seu e-commerce.

    Pense em épocas de alta demanda, como a Black Friday, se essas taxas irão impactar de forma negativa o seu faturamento.

    Difícil destaque no ranking de pesquisa

    Os marketplaces utilizam algoritmos específicos para mostrar os produtos mais adequados para a busca do usuário.

    Em resumo, os critérios que têm peso na avaliação dos marketplaces para ranqueamento são: preço do item, palavras-chave, foto, reputação do vendedor, tempo de entrega e descrição do produto.

    Porém, ter um anúncio com descritivo claro, foto de qualidade, reputação alta e preço atrativo nem sempre significa garantir um bom posicionamento no ranking de pesquisa do marketplace, devido à grande concorrência dentro dessas plataformas.

    Não é possível personalizar a marca

    Ao criar a sua loja dentro do marketplace, é difícil realizar um trabalho de branding e fortalecer a sua marca para se diferenciar na plataforma.

    Isso porque a identidade visual do seu negócio é padronizada de acordo com a do marketplace escolhido.

    Riscos para o seu negócio

    Ter grande parte das vendas do seu negócio concentrada em marketplaces pode oferecer riscos para a integridade da sua empresa.

    Por exemplo, se acontecer algo com o marketplace em termos de segurança de dados, queda no tráfego ou até alguma mudança no algoritmo de busca, o seu negócio será diretamente afetado.

    Tipos de marketplace

    Se você decidiu que vender por uma marketplace é o melhor para o seu negócio, é necessário entender qual é o tipo ideal para o seu segmento e produto. Confira os três modelos principais:

    Marketplace B2B

    O marketplace B2B, ou Business-to-Business, facilita a relação entre empresas e fornecedores de produtos.

    Por exemplo, se você precisa de um fornecedor para revenda de produtos, esse tipo de marketplace pode ser o ideal para você fazer pesquisas, comparar preços, qualidade e entrega. A Elo7, uma plataforma brasileira, é um exemplo de marketplace B2B.

    Marketplace B2C

    Já no marketplace B2C, isto é, Business-to-Consumer, as empresas vendem direto para o cliente final por uma plataforma de marketplace, como a Uber, empresa que oferece soluções de transporte privativo.

    Marketplace C2C

    Por fim, o Consumer-to-Consumer (Marketplace C2C) promove as vendas de consumidores para consumidores.

    Por exemplo, no site Enjoei, incentiva a comercialização de produtos diversos, especialmente usados, entre as pessoas.

    Exemplos de marketplace do Brasil

    A seguir, conheça os principais marketplaces do Brasil:

    Mercado Livre

    O Mercado Livre, empresa argentina B2C, B2B e C2C, chegou ao Brasil em 1999 e é líder do segmento no país.

    A gigante do setor, que tem mais de 211 mil usuários ativos, movimenta cerca de nove vendas por segundo.

    Na plataforma, empresas e consumidores conseguem ofertar diferentes tipos de mercadorias, como: roupas, calçados, tecnologias, celulares etc., sejam eles novos ou usados.

    Magalu

    Em operação desde 2016, o marketplace da Magazine Luiza reúne hoje mais de 200 empresas cadastradas, que vendem desde computadores e celulares até itens para casa, como talheres, roupas de cama, mesa e banho.

    Sendo esse um exemplo de negócio B2C, ou seja, Business-to-Consumer, a proposta do marketplace é reunir empresas na plataforma que comercializem produtos que se encaixem com o público-alvo da Magalu.

    Airbnb

    Outro exemplo de marketplace, do tipo B2C, é o modelo da plataforma Airbnb, que envolve o aluguel de espaços para hospedagem.

    Para lucrar com o negócio, a empresa cobra uma comissão a cada transação feita pela plataforma.

    OLX

    Por fim, para fechar a lista, trazemos o exemplo da OLX, um tipo de marketplace C2C. A empresa, que já está presente em mais de 45 países, favorece a venda de produtos usados entre os consumidores.

    Além dos anúncios gratuitos da plataforma, a plataforma também tem uma modalidade paga, que aumenta a visibilidade dos produtos.

    Conclusão

    Ao longo deste artigo, vimos tudo a respeito do marketplace: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens.

    Caso você decida vender por esse canal de vendas, veja quais são as melhores opções do mercado que atendam a necessidade da sua empresa.

    Agora, se você busca prosperar de forma independente na internet e não deseja concentrar grande parte das vendas nos marketplaces, a Mandaê é uma plataforma logística que conecta e-commerces às melhores transportadoras do país. Se você ficou interessado e deseja conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

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