
Postado por Talitha Adde
E-commerce
Postado por Talitha Adde
Atualizado em junho 10, 2022 por Nuvemshop Acesso
O mercado do e-commerce é um dos mais movimentados do mundo e, certamente, as tendências do segmento chamam a atenção de todo o empreendedor que deseja montar uma loja virtual de roupas para começar a vender pela internet.
Para você ter uma ideia, só em 2021, de acordo com estimativa do eMarketer, as vendas online representaram US$ 49 trilhões movimentados ao longo do ano, ou seja, um crescimento de 16,8% se comparado a 2020.
Então, para te ajudar a entrar nesse mercado, preparamos este artigo com um passo a passo completo para montar uma loja virtual de roupas do zero. Então, vamos lá?
O primeiro passo para montar uma loja virtual de roupas é determinar o investimento inicial.
Nesse sentido, é preciso fazer um planejamento e analisar uma série de fatores, como os tipos de produtos a serem vendidos, a estrutura de vendas, quais serão os meios de pagamento e entrega, estratégias de marketing, entre outros. Para isso, confira as dicas a seguir:
Antes de montar a sua loja virtual de roupas, é preciso saber para quem você vai vender ou, em outras palavras, quem são os seus clientes. Esse é o ponto inicial para quem quer ter sucesso com o negócio.
Para isso, antes de tudo, entenda o perfil e o comportamento do seu consumidor. Responda a questões como:
Com essas informações em mãos, você conseguirá mapear o seu público-alvo. A partir daí, é possível traçar as demais estratégias da sua loja virtual de roupas.
Agora que você traçou o perfil do seu consumidor e entendeu as dores e motivações da sua persona, chegou a hora de determinar o mix de produtos que serão vendidos em sua loja virtual de roupas, isto é, a variedade de itens oferecidos para o seu público.
Aqui, o recomendado é fazer uma pesquisa de mercado e entender questões, como:
Com o entendimento dessas questões, você vai conseguir determinar o que vender em seu e-commerce.
Para uma loja virtual de roupas, lembre-se de escolher um nicho de mercado específico. Se, por exemplo, você vende itens esportivos, o ideal é focar em um segmento desse universo, como acessórios para corrida.
💡 Saiba mais: Como criar uma marca de roupa própria?
O próximo passo de como montar uma loja virtual de roupas é estruturar o seu negócio. Nesta etapa, você deve decidir como vender os seus produtos: por uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop, ou por um marketplace, como o Mercado Livre. A seguir, você entende a diferença entre eles:
Uma plataforma de e-commerce é um sistema para hospedar a sua loja virtual sem um intermediário para a transação. Ao optar por esse serviço, o empreendedor ficará responsável por algumas bases estruturais, como a criação, o design e a identidade visual do site.
A Nuvemshop, por exemplo, é uma plataforma de e-commerce que oferece um layout moderno e responsivo.
Além disso, o sistema conta com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.
💡 Saiba mais: O que é como funciona a Nuvemshop?
O marketplace também é um serviço de venda de produtos. Mas, ao contrário de uma plataforma de e-commerce, essa opção reúne diferentes fornecedores no mesmo local e é cobrada uma taxa para cada venda concretizada.
A principal vantagem de vender com esse canal de venda é a visibilidade, já que grande parte dessas lojas tem um posicionamento considerável nos sites de busca.
Além disso, é uma opção mais barata do que uma loja virtual, já que não é preciso investir em layout do site e identidade visual.
Já escolheu a sua plataforma de vendas? Então é hora de regularizar o seu negócio. O primeiro passo é abrir um CNPJ.
Se você está criando um negócio próprio e tem um faturamento de até R$ 81 mil por ano, o ideal é se regularizar como Microempreendedor Individual. Para isso, você deve acessar o site do Governo Federal e fazer o seu cadastro com os seguintes documentos:
Dessa forma, é possível garantir os seus direitos trabalhistas, agir em conformidade com a lei e emitir notas fiscais.
💡Saiba mais: Como emitir nota fiscal MEI?
Uma estratégia para aproximar o cliente do seu produto é disponibilizar um provador virtual em seu site.
Esse é um sistema de tecnologia que estima o tamanho da peça ideal para o comprador a partir de informações que ele disponibiliza no ato da compra, como idade, altura, peso e formato do corpo.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos de roupas para loja virtual?
A próxima etapa de como montar uma loja virtual de roupas é escolher os meios de pagamento do seu e-commerce para garantir a segurança das suas transações.
Em vendas online, você pode oferecer formas de pagamentos como cartão de crédito, débito, boleto bancário ou Pix.
Além disso, pode integrar a sua loja a gateways de pagamento, um ambiente do site disponibilizado para realizar transação financeira e garantir o recebimento pelo negócio, além de gerar o comprovante para entrega dos produtos no endereço fornecido pelo cliente.
💡 Saiba mais: Tendências do meio de pagamento online
Definido os meios de pagamento da sua loja virtual de roupas, o próximo passo é encontrar fornecedores.
Essa é uma etapa muito importante para o sucesso do seu negócio. Então, pesquise os principais fornecedores do seu nicho de mercado e compare preços.
Essa é uma forma de garantir que as mercadorias que oferecem aos seus clientes tenham qualidade.
Estamos quase no final do passo a passo de como montar uma loja virtual de roupas. Agora, chegou a hora de definir os meios de envio para garantir que os seus produtos cheguem até o consumidor final, como os Correios ou transportadoras.
Uma alternativa para oferecer essas duas opções no seu negócio é integrar o seu e-commerce a gateways de frete.
Com esse tipo de ferramenta, você pode disponibilizar diversas opções de entrega de produtos em seu site, como a Mandaê. Dessa forma, o cliente final fica livre para escolher o meio de envio que melhor atenda às suas necessidades de compra e tempo de entrega.
Nessa etapa, é preciso escolher os seus canais de atendimento ao cliente, como WhatsApp, contato de e-mail etc. Essa é uma parte fundamental para solucionar todas as dúvidas do cliente a respeito do seu negócio.
Então, lembre-se de informar em seu site quais são os meios de contato da sua loja virtual.
Agora que você já sabe como montar uma loja virtual de roupas, chegou a hora de investir em marketing digital para atrair visitantes para a sua página de vendas.
Para isso, faça um plano de marketing. Nele, é importante definir todas as estratégias de divulgação do seu negócio, como:
Dessa forma, você consegue capturar estratégias para conquistar mais clientes para a sua loja virtual.
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Por fim, como observamos ao longo do conteúdo, o principal ponto para montar uma loja virtual de roupas é ter cuidado com cada etapa ao longo desse processo.
Se você quer entrar para esse mercado, teste a plataforma da Nuvemshop por 30 dias grátis e integre o seu e-commerce com a Mandaê!