E-commerce

7 motivos para você oferecer cartão de débito na sua loja virtual

Postado por Amanda Gobel

Atualizado em abril 22, 2022 por

Lojas online que aceitam cartão de débito ainda são raras no Brasil. As lojas físicas hoje lidam com quase qualquer tipo de pagamento, porém, no comércio online, ainda há certa resistência em oferecer o pagamento via cartão de débito.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), pagamentos feitos com cartão de débito no comércio online representam apenas 6,5%. É pouco, porém devemos considerar que esse número baixo provém da baixa disponibilidade dessa solução ao consumidor.

Contudo, ainda segundo a Abecs, 38 milhões de pessoas no país possuem apenas cartão de débito, e cerca de 20 milhões possuem cartões múltiplos em que a função crédito não está ativa.

Pense rápido: em quais lojas online você encontrou a opção de pagar a sua compra com o cartão de débito?

Quando falamos em aumentar as vendas no comércio online, certamente temos que considerar uma variedade de meios de pagamento que atendam a todas as necessidades e preferências do usuário.

Portanto, oferecer o cartão de débito pode ser uma oportunidade para a sua loja virtual vender mais. Neste artigo, vamos te mostrar as vantagens para oferecer em seu checkout.

7 motivos para incluir o pagamento com cartão de débito na sua loja virtual

1. O cartão de crédito pode estar com o limite comprometido

Assim como em outros mercados mundiais, compras com o cartão de crédito são a maioria nas lojas online. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), 78% das compras online brasileiras, até meados de 2020, eram feitas no crédito.

Sabemos que o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido no comércio online. Contudo, o cartão de crédito também é o meio mais utilizado para a população pagar suas contas. De acordo com uma pesquisa recente divulgada pelo Serasa, 62% da população brasileira utiliza o cartão de crédito para pagar contas de água, luz, etc. Dessa forma, o limite do cartão de crédito fica comprometido, dificultando o seu uso para outras compras.

Portanto, é importante o usuário ter a opção de comprar com débito, visto que muitos cartões são múltiplos, possuindo também a função de débito.

2. Já existe certa preferência por meios de pagamento que debitam diretamente da conta

Se pensarmos nos meios de pagamento cujo dinheiro sai diretamente da conta bancária do usuário, podemos citar o Pix e o Boleto Bancário. Devido ao crescimento do uso do Pix e o constante uso do Boleto Bancário, o cartão de débito pode ser visto também como uma oportunidade, já que, ao optar por estes pagamentos, o usuário está preferindo efetuar a sua compra à vista, com o dinheiro disponível em conta. Então, porque não oferecer o pagamento com o cartão de débito?

3. Alguns gateways de pagamento já oferecem a opção de débito

Desde que o comércio online explodiu no Brasil, centenas de gateways de pagamento surgiram. Alguns dos mais populares, como, por exemplo, o PagSeguro e o PayPal, oferecem a opção de pagamento em débito, e a tendência é que os demais passem a oferecer.

4. O vendedor recebe o dinheiro na hora

Diferentemente do cartão de crédito, em que o vendedor precisa esperar cerca de 30 dias para receber o dinheiro da compra, os pagamentos feitos com cartão de débito caem na conta do vendedor imediatamente. Além disso, com a efetivação da compra, o vendedor consegue obter melhor previsibilidade de vendas e controle do seu estoque.

Nesse ponto, as compras feitas via cartão de débito podem ser mais vantajosas que as feitas com boleto bancário. As compras via boleto geram uma falsa confirmação de venda para o lojista, pois muitos usuários não pagam o boleto dentro do prazo, cancelando assim a venda.

5. Alguns aplicativos já oferecem o pagamento via cartão de débito

É possível pagar o serviço de alguns aplicativos com cartão de débito, como é o caso do Uber, Spotify, Netflix, Rappi e iFood. Portanto, o consumidor está se acostumando a utilizar esse meio de pagamento na internet e nada impede que ele também o faça nas lojas virtuais.

6. A segurança para realizar transações online com cartão de débito está maior

Com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, principalmente após a pandemia do Coronavírus, houve a adoção de novas medidas de segurança para as transações online. Uma dessas medidas é o chamado 3DS 2.0, um protocolo de autenticação que visa a diminuir as fraudes nos pagamentos. A cada transação, o 3-D Secure 2.0 analisa cerca de 100 tipos de informações, que, por sua vez, são criptografados e enviados ao banco.

Dessa forma, a instituição financeira pode autorizar transações com menor risco e ainda pode solicitar ao cliente que confirme a sua identidade rapidamente com código enviado por SMS ou via token, por exemplo.

7. Poucas lojas virtuais oferecem o pagamento via cartão de débito

E o que isso significa? Significa que você pode sair na frente dos seus concorrentes. Quando falamos as lojas físicas, 22% dos consumidores preferem pagar suas compras com cartão de débito, segundo pesquisa divulgada pela Opinion Box. Se a preferência é alta no ambiente físico, no online provavelmente não deveria ser muito diferente.

Oferecer o pagamento em cartão de débito. Sim ou não?

Em um negócio online, quanto mais opções oferecermos para o cliente pagar, melhor. Contudo, se é apenas uma questão de clicar em dois ou três botões e disponibilizar, uma opção a mais é sempre algo positivo. Verifique apenas junto ao seu gateway de pagamentos alguns detalhes, como as taxas cobradas e o tempo em que o dinheiro é disponibilizado para saque.

Além disso, segundo recente pesquisa divulgada pela Nuvemshop, cerca de 80% dos usuários não concluem suas compras por causa das opções de pagamento. Portanto, oferecer variedade pode impactar diretamente nas suas vendas.

Pagamento é um dos pilares do e-commerce. O outro é a entrega: para contar com uma logística eficiente e oferecer o melhor custo de frete e prazo de entrega para o seu cliente, basta chamar a Mandaê. Você só vende e nós fazemos o resto! Entre em contato conosco e descubra como podemos alavancar o seu e-commerce!

Leia também:

+ A importância do Reclame AQUI para a sua loja virtual

+ Embalagens sustentáveis – o novo “must-have” do e-commerce

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!