Negócios

Embalagens sustentáveis: por que elas são uma tendência no e-commerce?

Postado por Livia Ferreira

Atualizado em janeiro 10, 2022 por Livia Ferreira

O mercado de e-commerce está sujeito a todas as tendências do varejo tradicional, só que mais rápido. Embalagens sustentáveis vêm tomando o espaço em todos os segmentos — e, no e-commerce, já começam a ser uma regra.

Quem tem uma loja virtual e precisa de embalagens para enviar os produtos deve pensar: “Com certeza pagarei mais caro por isso!”. Entretanto, essa ideia não é necessariamente verdadeira.

Antes de mais nada, embalagens sustentáveis não são “caixinhas mais caras”. Sustentável aqui significa usar os recipientes com inteligência, pensando em evitar desperdícios e excessos que resultarão em descartes indevidos.

Quer entender o que são embalagens sustentáveis, quais os principais tipos e os benefícios desse tipo de pacote para seu e-commerce e o meio ambiente? Então, continue a leitura e confira! 

O que são embalagens sustentáveis?

Embalagens sustentáveis são envoltórios produzidos a partir de matérias-primas e técnicas que diminuem os danos ao meio ambiente — principalmente aqueles causados pelo descarte indevido dos pacotes. Elas são, portanto, feitas a partir de materiais orgânicos ou reciclados e não demandam a mesma quantidade de recursos naturais que as embalagens tradicionais.

Segundo o Sustainable Packaging Coalition (SPC), oito requisitos básicos precisam ser cumpridos para que uma embalagem seja considerada sustentável. São eles:

  1. Beneficiar, e não prejudicar, a saúde das pessoas e ser útil para as comunidades em todo o seu ciclo;
  2. Atender aos critérios de performance e custo do mercado;
  3. Ser manufaturada, transportada e reciclada com a utilização de energias renováveis;
  4. Facilitar e otimizar a reciclagem e o reuso dos materiais;
  5. Ser produzida com o uso de melhores práticas industriais e processos limpos;
  6. Ser feita em materiais não prejudiciais em qualquer parte do seu ciclo;
  7. Ser desenhada para otimizar custos e reduzir o consumo de materiais e energia;
  8. Possibilitar sua recuperação e cumprir os processos de logística reversa.

Como você vê, não basta ser produzida em material reciclável ou da moda para ser considerada uma embalagem sustentável. Os pacotes precisam ser melhores que os comuns em três aspectos: econômico, social e ambiental.

Atualmente, no mercado, é possível encontrar empresas que já adotam as embalagens sustentáveis para diversas finalidades da logística, como:

  • Alimentos congelados e marmitas;
  • Alimentos frescos e para delivery;
  • Bebidas;
  • Roupas;
  • Cosméticos;
  • Entre outras.

💡Saiba mais: Tudo sobre logística

Mas como saber qual é o melhor tipo de embalagem para o produto que você deseja comercializar no seu e-commerce? Confira o próximo tópico para descobrir!

Quais são os tipos de embalagens sustentáveis?

Existem algumas opções de embalagens que servem como alternativa ao tradicional plástico, considerado um grande vilão da natureza. O plástico demora de 450 a 500 anos para se decompor, além de ser um material mais complexo para ser reciclado.

Geralmente os plásticos comuns presentes em diversos tipos de embalagens são de origem fóssil, ou seja, derivados do petróleo. O grande problema é que, quando descartado, esse plástico não é biodegradável. Portanto, os micro-organismos não conseguem consumi-lo.

O tempo de permanência do plástico no meio ambiente é preocupante. Além disso, a velocidade de produção do plástico pela indústria continua alta. Portanto, é urgente a busca por alternativas ao uso desse material.

Sabemos que os varejistas recorrem aos pacotes de plástico por serem mais práticos e seguros para embalar os produtos. Por isso, vamos citar aqui alguns exemplos que podem ser utilizados em substituição ao tradicional plástico e que oferecem a mesma segurança e praticidade no embalo dos produtos.

Além disso, são exemplos fabricados a partir de fontes renováveis, ou seja, que podem ser repostas naturalmente no meio ambiente. Confira os principais tipos de embalagens sustentáveis:

Embalagem de papel reciclado

Amplamente conhecidas, as embalagens de papel reciclado estão no topo da lista quando falamos sobre sustentabilidade. Caixas e pacotes são fabricados com esse material com o objetivo de proteger objetos que precisam ser transportados.

As vantagens das embalagens de papel reciclado são, principalmente:

  • Aumento do tempo de vida do produto transportado;
  • Utilização máxima da matéria-prima usada na sua fabricação.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a energia economizada ao reciclar o papel em comparação à fabricação de embalagens a partir de papel novo.

É bem provável que você já tenha visto sacolas de papel com sementes, que podem ser enterradas e, quando regadas, permitem que as sementes germinem. 

No entanto, a cada nova reciclagem, o papel perde a qualidade e, consequentemente, a possibilidade de ser reciclado. Portanto, cabe avaliar o quanto será possível economizar com esse tipo de embalagem.

💡Saiba mais: 7 dicas para economizar tempo e dinheiro

Exemplos de embalagens recicladas
Exemplos de embalagens recicladas. Foto: site embalagem reciclada

Embalagem de vidro

As embalagens de vidro são opções viáveis, porque não liberam substâncias tóxicas no ambiente e podem ser facilmente recicladas e transformadas em outros objetos, sem que a matéria-prima se perca no processo.

É por essa razão que embalagens de vidro, como garrafas, são consideradas as mais sustentáveis de todas. No entanto, a quantidade delas que é reciclada, de fato, ainda está longe do ideal. 

💡Saiba mais: Envio de garrafas de vinho pelos Correios

Embalagem de alumínio

As embalagens de alumínio são as que mais são recicladas, devido às amplas campanhas realizadas pelas iniciativas pública e privada. Embora sua produção dependa de atividades ligadas à mineração, o alumínio pode ser reciclado infinitamente, por isso é considerado sustentável.

Outra grande vantagem desse material é o fato de não ser tóxico para o organismo. No entanto, é preciso tomar cuidado com o bisfenol, um tipo de plástico que reveste as latas de alimentos e prejudica consideravelmente o nosso sistema endócrino.

Embalagem oxibiodegradável

As embalagens oxibiodegradáveis são fabricadas a partir de um tipo específico de plástico derivado do petróleo com aditivos pró-degradantes. Isso quer dizer que elas aceleram a decomposição do material com ajuda da ação do oxigênio, da luz, da temperatura e da umidade. 

Essa é a matéria-prima mais utilizada para produzir as sacolas plásticas que encontramos nos supermercados.

Contudo, há controvérsias sobre o grau de biodegradabilidade desse material, já que o tempo necessário para a decomposição das embalagens é semelhante ao do plástico convencional

Isso quer dizer que o plástico oxibiodegradável passa por uma degradação química mais natural, por meio de micro-organismos. No entanto, depois que é fragmentado (tornando-se microplástico), o processo de decomposição passa a ser igual ao dos demais plásticos.

É por essa razão que alguns grupos de especialistas discordam quanto à classificação do material como embalagem sustentável, enquanto outros recomendam o uso.

Embalagem de plástico PLA

O PLA é uma espécie de plástico biodegradável que pode ser utilizado na fabricação de embalagem cosmética, alimentícia, na produção de sacolas, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres e outros objetos. 

Para desenvolver esse material, é necessário contar com bactérias que produzem ácido lático por meio da fermentação de vegetais ricos em amido, como beterraba, mandioca e milho. É por essa razão que o plástico PLA é ideal como material para embalagem sustentável. 

Além de serem biodegradáveis, os pacotes e objetos feitos desse material são recicláveis, tanto de forma mecânica quanto química. Como são feitos a partir de fontes renováveis, quando descartados corretamente, transformam-se em substâncias inofensivas para o meio ambiente.

Para que as embalagens de plástico PLA passem pelo processo de degradação corretamente, é preciso que o descarte seja feito em usinas de compostagem, onde há a estrutura e os micro-organismos adequados. 

No entanto, esses objetos acabam sendo encaminhados para os aterros sanitários e lixões, não passando pela biodegradação adequada.

Embalagem de polietileno furanoato (PEF)

O tereftalato de polietileno (PET) é um tipo de poliéster amplamente usado na produção de embalagens, garrafas plásticas e produtos têxteis. Estima-se que sejam produzidas, em média, 30 milhões de toneladas do material anualmente. 

Para substituir esse composto à base de fóssil, surgiu o polietileno furanoato (PEF), feito à base de plantas e capaz de reduzir o consumo de carbono em até 50% durante a sua fabricação.

O PEF é um plástico capaz de conservar ainda mais os alimentos (em comparação ao PET) e totalmente reciclável e renovável. Essas propriedades acabam tornando-o atrativo para a indústria, pois ajuda a reduzir o desperdício e o impacto ambiental.

Embalagem de cogumelo

As embalagens de cogumelo usam como matéria-prima as raízes dos cogumelos que crescem em folhas mortas, húmus e uma variedade de outras substâncias. Essa mistura possibilita a produção de diversas embalagens sustentáveis, que apresentam flexibilidade e durabilidade.

A melhor parte é que, além de ser biodegradável, o produto também é comestível — embora não seja recomendável comê-lo. 

Porém, as embalagens feitas de cogumelo apresentam um elevado custo de produção, o que desencoraja sua aquisição. Além disso, a matéria-prima das embalagens concorre diretamente com as necessárias para a produção de alimentos, o que pode comprometer o fluxo de fabricação.

Embalagem de bagaço de cana-de-açúcar

O bagaço da cana-de-açúcar também pode ser utilizado para a fabricação de embalagens sustentáveis. Foi isso que a jovem curitibana Sayuri Miyamoto Magnabosco, de apenas 16 anos, descobriu.

Percebendo que as plantações de cana produzem, aproximadamente, 200 mil toneladas de bagaço anualmente, a estudante decidiu utilizar o material para substituir embalagens de isopor. As novas embalagens levariam apenas um mês para se decomporem.

As bandejas, feitas a partir de painéis de bagaço de cana, servem para transportar frutas, hortaliças e bebidas. No entanto, a invenção ainda está em fase de patenteamento, por isso os custos para implementá-la em larga escala não foram contabilizados ainda.

Embalagem de fécula de mandioca

É possível criar embalagens sustentáveis a partir da fécula da mandioca, ou seja, o amido extraído do tubérculo. Além de serem produtos biodegradáveis e recicláveis, seu poder de compostagem — decomposição do material orgânico — é altíssimo, sendo bastante benéfico para o ciclo da matéria orgânica.

Contudo, o custo para produzir esse tipo de embalagem é muito alto — mais que o dobro do necessário para desenvolver embalagens de isopor.

Ainda, os recipientes de fécula de mandioca só podem ser usados para transportar alimentos secos ou de consumo imediato. Isso porque, em contato com a umidade, elas já começam a se desmanchar.

Embalagem de plástico de milho e bactérias

Essa embalagem é feita a partir da biossíntese de carboidratos da cana-de-açúcar, do milho ou de óleos vegetais, como de soja e de palma.

As embalagens sustentáveis feitas a partir do milho e da biossíntese pelas bactérias são biocompatíveis, ou seja, não provocam reações tóxicas ao nosso organismo — além de serem biodegradáveis. 

Elas podem ser usadas para servir a comida na hora, em um delivery, por exemplo. No entanto, esse tipo de plástico não é recomendável para produtos que ficam expostos por muito tempo em prateleiras, já que podem contaminar os alimentos e alterar sua forma e seu sabor.

Outra grande desvantagem desse material é que as embalagens feitas de plástico de milho são, em média, 40% mais caras do que as embalagens convencionais, inviabilizando sua comercialização em larga escala.

Embalagem de fibra de coco

As embalagens sustentáveis de fibra de coco foram pensadas para embalar e transportar alimentos, mas se mostraram muito úteis, principalmente por não apresentarem substâncias nocivas à saúde, como é o caso de alguns plásticos. 

A fibra de coco é uma matéria-prima nacional, facilmente encontrada por todo o território brasileiro. Somando-se isso ao fato de não demandar tantos recursos tecnológicos para serem produzidas, as embalagens desse material têm baixo custo e alto potencial de reciclagem.

Além disso, assim que depositadas no solo, elas dão início ao processo de decomposição devido ao seu alto potencial de biodegradação.

Como substituir o plástico-bolha?

Sabemos que o plástico-bolha é importante para a proteção de produtos frágeis e que precisam ser enviados por transportadoras. A boa notícia é que há uma alternativa sustentável para substituir esse produto e manter a integridade das encomendas: o Bio Pack.

O Bio Pack, também conhecido como extrusado de milho, é ecologicamente correto e biodegradável. Protege produtos frágeis e preenche o espaço vazio das embalagens. É comercializado em sacos de até 500 litros, sendo uma alternativa viável para os e-commerces.

bio-pack-embalagem-sustentavel
Bio Pack. Foto: site Super Bolhas

É possível economizar com embalagens sustentáveis?

Como você viu nas definições, parte do objetivo da sustentabilidade é produzir embalagens economicamente viáveis e eficientes. Isso significa que esses pacotes, quando realmente sustentáveis, permitem economia em diversos pontos do processo.

Normalmente, não é recomendado usar uma embalagem muito maior que o produto para obter ganho em escala. Adotando essa alternativa, perdemos no custo unitário, mas reduzimos o espaço de estoque, o custo de armazenagem e de envio, uma vez que esses valores estão relacionados às dimensões.

Portanto, as embalagens sustentáveis podem ajudar a reduzir os custos logísticos do seu e-commerce, desde que sejam escolhidas corretamente pensando nos produtos comercializados e sejam respeitadas as suas particularidades.

💡Saiba mais: Quais cuidados devo ter com a logística para loja virtual?

Por que investir em embalagens sustentáveis para o seu e-commerce?

Investir em alternativas que sejam eco-friendly pode trazer diversos benefícios ao seu negócio. E um deles pode vir de seus consumidores.

Atualmente, os clientes, principalmente os mais jovens, dão cada vez mais preferência para empresas que adotam práticas sustentáveis. Portanto, pense nisso como um diferencial para o seu negócio.

Além disso, ao adotar uma prática sustentável, você pode adquirir selos que reforçam seu novo posicionamento, como é o exemplo do Eu Reciclo. Trata-se de uma iniciativa que ajuda empresas a investirem na cadeia de reciclagem. Essa prática pode ser boa para você, para o seu negócio e para o meio ambiente! 🌱

Como tornar o seu negócio mais sustentável?

Se você ainda não pensou em ações nesse sentido, talvez seja o momento de dar início a essa mudança, mas vá aos poucos. É possível implementar algumas medidas para tornar o seu processo sustentável, sejam elas em conjunto ou de modo separado.

Então, não pense em embalagens sustentáveis apenas como saquinhos em material reciclável. Já deu para perceber que elas são muito mais do que isso.

Na rotina do seu e-commerce, tente:

  • Reduzir gastos e produzir menos lixo, evitando embalar excessivamente os produtos. Isso inclui fitas adesivas, forros, papéis de embrulho e tudo mais;
  • Escolher o pacote do tamanho certo para embalar os produtos. Os ganhos são ambientais, mas impactam também no custo logístico do e-commerce;
  • Dar preferência aos plásticos comprovadamente biodegradáveis, se os utilizar;
  • Priorizar fornecedores que tenham uma lógica sustentável — no caso de itens que já venham embalados do fabricante;
  • Disponibilizar manuais, notas, folhetos, panfletos e afins de forma online para orientar a equipe e o consumidor final sobre o assunto.

Inicialmente, pode ser difícil para algumas empresas abandonarem os pacotes tradicionais e migrarem para embalagens sustentáveis. No entanto, vale lembrar que a melhor forma de evitar os danos causados ao meio ambiente é adotando soluções limpas. 

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a Mandaê, então entre em contato conosco. Além disso, você também pode se inscrever na nossa newsletter e ficar por dentro das nossas novidades!

Leia também:

+ Logística verde: um desafio para o e-commerce

+ Embalagem para e-commerce: casos de sucesso, preços e como economizar

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!