Saiba como tirar fotos de roupas para loja virtual

Saiba como tirar fotos de roupas para loja virtual

Tirar fotos de roupas pode ser trabalhoso. Muitos devem compartilhar da frustração de não conseguir controlar sombras, reflexos, entre outros detalhes persistentes. De fato, uma imagem fala mais do que mil palavras, por isso é preciso tirar fotos atraentes para fazer com que a pessoa que esteja vendo determinada roupa deseje tê-la. Mas, como fazer isso de forma simples e funcional? Não se preocupe, aqui você vai aprender como tirar fotos de roupas para loja virtual.

No e-commerce de roupas não tem escapatória, a imagem das peças é determinante para a decisão de compra do cliente. No entanto, para tirar fotos de qualidade não significa que você terá que desembolsar montanhas de dinheiro, muito pelo contrário.

Para conseguir um resultado incrível, você só precisa de três coisas: inspiração, vontade de tirar fotos extraordinárias e ler este guia. Vamos começar!

Como tirar fotos de roupas para loja virtual

 

Use um manequim

 

como_tirar_lindas_fotos_de_roupas-9_teste

A vantagem de usar manequins é que dessa forma você terá muito mais facilidade na hora de fazer as fotografias de roupas para e-commerce, além de ser de baixo custo. Um manequim vai dar aos seus produtos um formato mais realista, evitando a necessidade de ter que encontrar uma pessoa para servir de modelo a cada sessão de fotos. Depois, é só remover o fundo das fotos para dar um toque profissional.

Dependendo de suas necessidades, você pode optar por um manequim com ou sem braços, mãos ou pernas. Se o seu manequim tem braços e mãos, certifique-se de que os membros podem ser posicionados fora da moldura da roupa, do contrário vai levar muito tempo e habilidade para editar no Photoshop.

Manequins branco fosco tendem a ser não reflexivos e podem servir para se misturar com fundos brancos.

Se você decidir usar um modelo real, certifique-se de que use uma pose estática. Além disso, cabelos longos devem ser amarrados para que não obstruir a visão do produto.

Tudo isso tornará a edição do manequim muito mais fácil.


 

Use acessórios auxiliares

 
como_tirar_fotos_de_roupas_loja_virtual_ajuste_corpo

Não tenha medo de usar adereços e ferramentas para ajudar a ajustar melhor a peça de roupa no manequim ou modelo e até mesmo num suporte plano. Na verdade, isso é o recomendável. Algumas dicas para tirar fotos de roupas para loja virtual:

  • Se as roupas disponíveis são maiores do que seu modelo ou manequim, fixe as partes soltas para parte de trás usando alfinete, fitas ou prendedor de roupa.
  • Se o manequim tem um busto muito pequeno, use um sutiã acolchoado por dentro da roupa para ajustá-la melhor e deixá-la com boa aparência.
  • Se você quer dar um pouco de movimento para a roupa, tente usar um ventilador em um nível baixo em uma distância adequada da peça.
  • Use um ferro de passar para se livrar de qualquer ruga antes de fotografar as peças de vestuário. Um ferro à vapor dá melhores resultados.

 

Como fotografar roupas para loja virtual: breve tutorial

 

Efeito manequim fantasma

 
Os manequins dão forma para as peças, fazendo a imagem do produto parecer mais profissional e consistente. No entanto, eles podem ser uma distração, então, uma excelente alternativa é criar um efeito “manequim fantasma” para as suas fotos de roupas para loja virtual, como mostrado abaixo:
 

 
O processo para fazer um manequim fantasma não é fácil, mas confie em mim, realmente vale a pena. Você pode usar um manequim ou um modelo, mas manequins tendem a funcionar melhor para isso.

Passo 1: Estruture um miniestúdio. Utilizando poucos itens, você pode transformar praticamente qualquer espaço em um estúdio de fotografia. Se o seu orçamento estiver limitado, você pode fazer todo o trabalho utilizando apenas um tripé, papel branco contínuo, fita adesiva e luz natural. Se você tiver disposto a gastar um pouco mais e quiser ter mais controle de iluminação, entre outros aspectos fotográficos, vale a pena investir em alguns equipamentos adicionais.

Monte um fundo branco (você pode usar um tecido grande ou papel corrido). Isso ajudará a garantir que as cores das roupas não fiquem superexpostas, mantendo a cor do produto real. O branco vai refletir a luz de volta para a sua imagem e tornar muito mais fácil a remoção do fundo no Photoshop. Desenrole o material branco (que servirá como fundo) até o chão, de maneira a deixá-lo curvado chegando ao chão, evitando dobras e sombras que possam causar distração. Prenda-o com fita.

Ajuste sua câmera de modo que ela fique exatamente na frente do produto. É essencial o uso de um tripé, porque na maior parte do tempo você não movimentará a câmera durante a sessão. Para ângulos diferentes, você irá mover apenas o produto.

tudo para você saber como tirar fotos de roupas para loja virtual

Passo 2: Certifique-se de que a iluminação é suficiente para a exibição do seu produto. Se tiver uma boa iluminação natural, você não precisará se preocupar em adicionar luzes artificiais.

A luz natural obtida com a janela aberta é uma fonte gratuita e de alta qualidade para qualquer fotógrafo de roupas. Se você dispuser de uma janela grande e de luz natural em abundância, ótimo! Pode ser tudo o que você precisa.

Caso você esteja utilizando luz natural, posicione seu produto perto do lugar que esteja transmitindo a luz, de forma que seja possível obter uma iluminação equilibrada e indireta. Se você fizer uso de uma iluminação artificial, veja abaixo a vista aérea de uma configuração eficaz para luz única.

como tirar fotos de roupas para loja virtual? É fácil!

Posicione a fonte de luz em um ângulo de 45º em relação ao produto.

 

Finalmente, posicione o manequim a pelo menos 50 centímetros (meio metro) de distância do pano de fundo. Quando vestir o manequim, certifique-se de que não haja vincos, manchas e marcas na peça. Embora seja possível editar esses pontos mais tarde, é mais fácil ter um pano molhado e um ferro pronto para poupar o trabalho. Além disso, ter uma peça extra de roupa em mão vai ajudar.

Passo 3: Agora você começa a fotografar as roupas para seu e-commerce. Primeiro você precisa tirar uma foto da frente da peça, em seguida, fotografar a parte de trás. Você deve usar um tripé para isso e evitar alterar a quantidade de zoom entre as fotos. Marque um ponto no chão abaixo do seu manequim, de forma a mantê-lo sempre no mesmo lugar.

Além disso, se o seu produto tem mangas, você precisará de um manequim com braços ou a fotografia vai acabar ficando com uma aparência estranha. O tronco vai ter uma dimensão 3D, mas as mangas estarão balançando desajeitadamente.

Passo 4: Agora você vai descobrir como criar o efeito manequim fantasma. Importe suas imagens para o computador e abra o Photoshop. Em seguida, é só seguir esses passos:

1. Abra a imagem que mostre a parte da frente da peça de roupa. Verifique se a opção de ‘Layers’ está aberta em seu painel; você vai ver que na sua imagem o background estará bloqueado.

Como tirar fotos de roupas para loja virtual: use manequins

2. Desbloqueie o background clicando no cadeado ao lado. Ele será automaticamente renomeado para “Layer 0”. Adquira o hábito de nomear as camadas quando estiver trabalhando no Photoshop, isso torna as coisas muito mais fáceis quando as camadas forem se acumulando. Renomeie esta camada “frente”.

Como tirar fotos de roupas para loja virtual: use modelos

3. Dê um clique com o botão direito na camada e selecione “Duplicate Layer”. Essa é uma medida de precaução para que você tenha uma versão não modificada da imagem original caso cometa um erro. No exemplo abaixo essa camada foi nomeada como “front backup”, sugiro que você faça algo parecido.

Como tirar fotos de roupas para loja virtual: aprenda tudo aqui

4. Crie uma nova camada em branco e a nomeie de “fundo”. Use a ferramenta balde de tinta para preencher a camada com branco. Essa camada será o fundo da imagem final.

tirar fotos de roupas e editar a imagem no photoshop

5. Reorganize suas camadas de forma que “frente” fique no topo, “fundo” no meio e “backup frente” na parte de baixo. Você pode fazer isso clicando e arrastando-os para cima e para baixo.
Dicas de como tirar fotos de roupas para loja virtual

6. Agora é hora de remover o fundo. Usando a ferramenta caneta, você vai obter melhores resultados. Você vai precisar usar essa ferramenta para criarum caminho em torno do produto da camada “frente”.

dicas incríveis para tirar fotos de roupas

7. Clique em “Selection” no topo da paleta Photoshop e você verá algo parecido com “formigas marchando” ao redor do produto.

8. Vá para “Select” > “Inverse” na parte superior da janela do Photoshop. As “formigas marchando” ficarão em torno do fundo e não o produto.  Clique “Delete” no seu teclado e seu produto aparecerá sobre um fundo branco; a foto original estará escondida atrás da camada branca. Esse produto, por sinal, é um exemplo perfeito de que uma imagem fantasma é necessária, porque a camiseta parece estranhamente cortada no topo, mas vamos resolver isso, juntando essa imagem com a da parte de trás da peça. Continue seguindo os passos e veja como é fácil tirar fotos de roupas para e-commerce.

tirar fotos de roupas no e-commerce

9. Agora abra a imagem que mostra a parte de trás da peça de roupa.

tirar fotos de roupas de forma fácil

10. Repita as etapas 2 e 3 para essa imagem. Aqui as camadas estarão nomeadas de “back” e “backup back”, respectivamente. Você não precisará criar uma camada de fundo.

11. Usando a ferramenta caneta, crie um caminho em torno do produto.

12. Clique em “Select” para colocar as “formigas marchando” em torno do produto.

13. Pressione Ctrl + C para copiar a camada.

14. Volte para a imagem da parte da frente a peça de roupa e pressione Ctrl + V para colar a camada. Reordene as camadas de modo que fique “back” por trás da camada “frente”, mas o fundo branco atrás de ambos.

15. Depois selecione “back”. Você vai movê-lo e redimensioná-lo (pressione Ctrl + T para ativar a ferramenta de transformação livre) até encontrar a melhor posição para ele. Às vezes ele pode se encaixar perfeitamente. Você também pode usar a ferramenta “tool” para excluir todos as sobras que não devem ficar visíveis.

 

Uma dica final para deixar o seu manequim fantasma com um aspecto mais natural na hora de tirar fotos de roupas:

• Selecione a ferramenta pincel e configure a cor para preto (# 000000) com uma opacidade de 15%. Utilize essa ferramenta para criar uma sombra de aparência natural nos locais em que se encontram a parte da frente com a de trás. Isso fará com que a peça fique mais realista e tenha dimensão, mas não exagere.

como tirar fotos de roupas para loja virtual pequena

 

É assim que se cria fotos de roupas em um manequim fantasma para sua loja online!


 

Como fotografar roupas para seu e-commerce: utilize superfícies planas

 

Iluminação adequada

 

Tirar fottirar fotos de roupas para loja virtual pequena e médiaos de roupas em uma superfície plana, como o chão, pode exigir um trabalho maior, porque as sombras ficarão mais intensas nesse ângulo, o que pode ser algo prejudicial a imagem.

Nesse caso é indispensável o uso de equipamento de iluminação.

O ideal é posicionar duas fontes de luz igualmente equilibradas em lados opostos da peça de vestuário. Normalmente isso achata a imagem, mas como estamos lidando com roupas que são itens definitivamente planos, não há problemas. Ter caixas de luz em dimensões que complemente o tamanho da roupa é favorável para fornecer uma cobertura uniforme.

Foco adequado

 

Use uma câmera que tenha uma disttirar fotos de roupas com qualidade e preço baixoância focal curta, mais especificamente com uma lente grande angular. Isso vai permitir que você veja uma área maior da peça de roupa, idealmente, ela completa.

Uma lente grande angular vê uma área maior “mais ampla”, diferente de uma lente macro que estreita a vista para uma seção mais pequena do espaço. Neste caso, a lente grande angular encaixou todo o jeans no enquadramento. Foi usada uma lente 18-55mm para a foto ao lado, e funcionou bem.

Sua câmera deve ser posicionada diretamente acima do vestuário. Como o tripé deixará a câmera alta, use uma pequena escada ou banquinho para que você possa enxergar melhor o visor da câmera.

Espero que este guia ajude você a tirar fotos de roupas para sua loja virtual. Deixe um comentário caso tenha outras dicas para compartilhar!

Leia também:

Pinterest para empresas: saiba como usar essa rede social para melhorar suas vendas
Snapchat para empresas: uma nova maneira de promover seu negócio
Inserir sua marca na embalagem de produtos pode ajudar na fidelização de clientes

  • Pits

    Boa tarde, você sabe o nome daquele acessório que é uma haste que prolonga o tripé para as fotos de chão? Ele aparece suportando a camera na primeira foto da sessão “Como fotografar roupas para seu e-commerce: utilizando superfícies planas”.
    Obrigado!

    • mandae

      Oi Pedro! Essa é uma aste do próprio tripé, é uma coluna central ajustável para fazer as fotos em ângulos mais inclinados, como esse exemplo do post! Obrigada por interagir, qualquer dúvida escreva aqui pra gente!
      Abs :)

    • Oi Pedro! Essa é uma aste do próprio tripé, é uma coluna central ajustável para fazer as fotos em ângulos mais inclinados, como esse exemplo do post!

      Obrigada por interagir, qualquer dúvida escreva aqui pra gente!
      Abs :)

  • Pingback: E-commerce de moda: conheça estratégias para vender mais - Blog da Mandaê()

  • Pingback: Guia indispensável de como tirar fotos de produtos para loja virtual - Blog da Mandaê()

  • Bianca Ramos

    Olá! Gostaria de saber se você sabe onde comprar um manequim desses… que dá pra encaixar os braços, etc… valeeu

    • Oi, Bianca. Isso depende muito da região em que você está, mas uma busca rápida no Google sobre onde comprar manequins para loja mostra diversas opções de locais. ;)

  • Juliana

    Olá, Bianca
    Amei as dicas!!! Gostaria de saber qual câmera vc indica para esse tipo fotografia?

    • Oi, Juliana. Tudo bem?
      O mais indicado é utilizar uma câmera dslr (Digital Single Lens Reflex). Esse modelo não é dos mais baratos, mas está ficando mais acessível a cada ano que passa. Mas se isso não está no seu orçamento, um smartphone ou iPhone que ofereça imagens em boa resolução pode ajudar.
      No Guia Completo de Fotos para Loja Virtual tem mais dicas para você tirar fotos perfeitas e o download é gratuito. Tenho certeza que vai te ajudar: https://www.mandae.com.br/guia-completo-de-como-tirar-fotos-para-loja-virtual-baixe-gratis