E-commerce

10 recursos para vender mais no Facebook

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 24, 2021 por Mandaê

A 3° Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Sebrae Nacional, revela que 72% das vendas online são concretizadas a partir das redes sociais e somente o Facebook é utilizado por 79% dos entrevistados como um dos principais canais de atendimento pré e pós-venda.

Para ter dimensão do potencial desse canal online, em dezembro de 2016 o Facebook registrou em média 1,23 bilhões de usuários ativos diariamente. Por essas e outras, a empresa de Mark Zuckerberg é excelente para estreitar relações com os consumidores, estabelecer a presença da sua marca e até conquistar novos clientes.

No entanto, com tantos perfis empresariais compartilhando uma infinidade de conteúdo ao mesmo tempo, é preciso desenvolver estratégias eficazes para ganhar uma vantagem competitiva e se destacar da multidão.

Saiba como conseguir isso por meio de diversas dicas de Facebook extraídas e adaptadas originalmente do post Facebook Hacks: 14 Tricks and Features You Probably Didn’t Know About, do Hootsuite.

Dicas de Facebook para melhorar o perfil da sua empresa

Não sei se o consumidor julgaria um livro pela capa, mas certamente pode julgar a sua marca. As imagens do perfil são umas das primeiras coisas que um potencial cliente vai reparar. Se estiverem desfocadas, achatadas ou impróprias de alguma forma, dificilmente o usuário se sentirá atraído pela sua loja. Saiba o que fazer para evitar isso:

1. Aperfeiçoe a página de perfil da sua empresa

Assim como se vestir pela manhã para participar de uma reunião importante, criar um grande perfil no Facebook requer senso de estilo. Fotos bem tiradas para a capa e para o perfil da sua página podem captar a atenção do público de maneira positiva, além de demonstrar profissionalismo.

Foto de perfil: para deixar sua marca registrada no Facebook, o ideal é inserir o logo da sua loja virtual na foto de perfil. Lembre-se que essa imagem será vista no feed de notícias do usuário a cada novo anúncio e publicação que você fizer.

Foto de capa: a partir do momento que o usuário visita sua página, a foto de capa é o que vai chamar mais a sua atenção, por isso, garanta que a imagem usada tenha uma ótima resolução.

Você pode aproveitar esse espaço para divulgar alguma campanha ou novidade da marca, mas sempre certifique-se de ser fiel à proposta de valor e identidade da empresa.

Informações sobre a empresa: não se esqueça de preencher corretamente a etapa “Sobre” do perfil. Lembra da proposta de valor que citamos logo acima? Pois bem, agora você vai inserir isso de forma escrita.

Não deixe de preencher nenhum campo, siga o checklist. Pode parecer que não, mas o consumidor que está nas redes sociais vai procurar essas informações para saber mais sobre determinado negócio e por fim decidir qual a melhor escolha: seu e-commerce ou o do concorrente. Então, cause uma boa primeira impressão.

2. Consiga mais tráfego, leads e vendas com botões de CTA

Use botões com chamadas para a ação (CTA) e direcione os usuários a qualquer página de destino do seu site de acordo com os objetivos do seu negócio.

Talvez o potencial cliente, encantado com suas fotos e vídeos, aceite fazer uma compra ou queira tirar algumas dúvidas de maneira simples e rápida. Com botões de CTA você pode dar a ele uma opção fácil com qualquer uma das chamadas abaixo:

  • Entre em contato
  • Ligue agora
  • Comprar agora
  • Cadastre-se
  • Entre outras opções

Veja como adicionar um botão de CTA no perfil da sua empresa para direcionar o tráfego ao seu site:

1. Vá para a foto de capa da sua página e clique em “+ Adicionar um botão”.

2. Escolha uma chama para a ação e insira a URL do seu site.

3. Clique em “Adicionar botão”.

Depois de criar o CTA, você pode acompanhar o número de pessoas que clicaram nele e saber se o recurso está surtindo o efeito desejado.

3. Aumente a qualidade das imagens com o carregamento HD

Digamos que o ambiente da sua empresa é descontraído e divertido e você quer compartilhar fotos para compartilhar a rotina da marca com o público, mas quando você faz o upload das imagens do seu celular para o Facebook se depara com uma qualidade ruim. Calma, isso pode ser corrigido!

Ajustando algumas configurações na sua conta do Facebook você pode ativar a opção de carregamento em HD e compartilhar imagens e vídeos com alta resolução.

Como fazer isso:

1. Abra o aplicativo do Facebook no seu celular e selecione o símbolo de menu no canto superior direito.

2. No menu, role até o tópico “Ajuda e Configurações” e selecione “Configurações de aplicativo”.

3. Depois role para baixo e ative a opção “Carregar fotos em HD”. Em seguida faça o mesmo para “Carregar vídeos em HD”.
Compartilhar imagens de qualidade é um diferencial positivo que pode ajudar a sua marca a dar um passo à frente da concorrência.

4. Configure respostas automáticas

Se a sua empresa recebe um volume elevado de mensagens diariamente, os recursos Facebook Messenger ou Facebook Marketing Partners são boas opções para interagir com o cliente de forma rápida e eficaz.

Com o Messenger você pode criar experiencias automatizadas para se comunicar com um grande número de pessoas. Já o Facebook Marketing Partners é um pouco mais sofisticado. Ele se resume em encontrar bons parceiros que possam ajudar a melhorar a performance do seu canal não só em relação ao fluxo na comunicação, mas também na imagem da sua empresa como um todo.

+ Saiba o que um chatbot pode fazer para automatizar seu atendimento

5. Visualizar o histórico de interação da sua empresa com o usuário

Ao contrário do anonimato de um telefonema, quando alguém interage com a sua empresa através do Facebook Messenger você pode ver o perfil da pessoa para saber mais sobre quem ela é e, com isso, moldar a comunicação para interagir e criar uma aproximação positiva.

Você pode, por exemplo, identificar se está lidando com um cliente regular, um potencial novo cliente ou um visitante que está curioso para saber mais sobre sua loja. Para ter acesso a essa informação basta tocar no nome da pessoa.

Dica de Facebook para editar fotos e vídeos

Imagine poder tirar fotos ou fazer vídeos envolventes com o efeito 360º.

Talvez você queira mostrar o estoque de produtos para instigar os clientes sobre as tantas novidades que a sua loja oferece. Para isso, existem esses recursos que talvez você não conheça até agora.

6. Compartilhe fotos e vídeos em 360 graus

Facebook 360 Photos

Uma foto em 360° permite que o seu público visualize uma cena em todos os ângulos: de cima, de baixo, atrás e ao lado. Você pode obter imagens nesse formato usando uma câmera com lente panorâmica ou um aplicativo de fotos no celular. Quando você compartilhar essas imagens no Facebook, elas serão automaticamente convertidas em uma visão de 360°.

Facebook 360 Video

Com os vídeos 360° isso não é diferente. É possível filmar um momento e permitir que as pessoas se sintam dentro do cenário com o movimento panorâmico. Caso se interesse, o Facebook ainda dispõe de diversas ferramentas para medir a interação do público por meio desse recurso.

Dica para Lives do Facebook

O Facebook Live é uma funcionalidade para transmitir vídeo ao vivo e está disponível para todos os usuários em iOS, Android e o aplicativo Facebook Mentions.

7. Ative reações em tempo real no Facebook Live

De acordo com dados do Facebook, as pessoas comentam 10 vezes mais em transmissões ao vivo do que em vídeos regulares. A sua empresa pode utilizar esse recurso para criar conteúdos voltados ao seu público-alvo e conseguir muito mais interações.

Em uma transmissão ao vivo, seus espectadores podem ver as reações animadas no topo do vídeo e também podem interagir. Essas reações aparecem em tempo real e desaparecem rapidamente. Além disso, as transmissões podem ser feitas em grupos também.

Dica para o Messenger do Facebook

O Messenger do Facebook pode parecer um recurso voltado apenas para o uso pessoal, mas aos poucos as empresas estão descobrindo que essa também é uma ótima ferramenta para construir relacionamentos com os seus clientes.

8. Venda mais através do Messenger

Um dos mais recentes recursos que o Facebook adicionou em sua plataforma foi a compra através do Messenger. Sua empresa agora pode vender produtos diretamente através desse aplicativo de bate-papo.

O botão de compra abre uma janela de saída, permitindo que a pessoa possa escolher a forma de pagamento (PayPal e Stripe), adicionar o endereço de entrega e outros detalhes. Isso permite que toda a experiência de compra aconteça diretamente na interface do Messenger.

Confira os detalhes para implementação através das instruções no Facebook For Developers.

Dicas de publicidade no Facebook

Onde quer que os seus clientes estejam – em casa, na rua com os amigos, no trabalho – você pode propor uma oferta irrecusável usando o recurso de anúncios no Facebook.

9. Atraia o consumidor através de anúncios

Oferecer um desconto ou divulgar uma promoção é uma estratégia muito eficaz para atrair a atenção do público para aumentar as vendas, ainda mais se atingir as pessoas certas.

Com o Facebook você consegue criar uma segmentação de acordo com o seu público e escolher o tipo de anúncio que quer divulgar, entre eles:

Anúncio Carrossel: o formato carrossel permite apresentar até dez imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link. Com mais espaço você pode destacar produtos diversos, demonstrar detalhes específicos sobre cada um ou mostrar ofertas que se desenrolam em cada cartão do carrossel.

Anúncio de fotos: esse é um formato simples, mas com uma boa imagem e um texto cativante, voltados para o público certo, pode resultar em muitos engajamentos e consequentemente conversões.

Anúncio de link: esse tipo de anúncio possui maior espaço clicável, uma vez que todos os componentes podem ter link, incluindo a imagem, o título, o botão de chamada para ação e a descrição. É uma ótima forma de aumentar o tráfego para o seu site.

10. Acompanhe os resultados

O Facebook disponibiliza diversas ferramentas para medir e monitorar a eficácia dos seus anúncios. Você pode ficar de olho em quantas pessoas visitaram o seu site através de uma campanha e com isso confirmar se o esforço investido está funcionando como esperado, além de ter insights do que pode ser melhorado para obter cada vez mais resultados positivos para o seu negócio.

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