E-commerce

Boleto no e-commerce: como fazer seus clientes pagarem no prazo

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 10, 2022 por Nuvemshop Acesso

 

Diversificar os meios de pagamento oferecidos pela sua loja virtual é requisito importante para não perder uma venda. Há todo tipo de cliente, com diferentes preferências, exigências e condições, portanto oferecer uma gama variada de métodos democratiza o acesso a compras online.

Uma das formas bastante escolhida pelos consumidores é o boleto online. Porém, para os lojistas virtuais, o boleto no e-commerce pode se tornar uma dor de cabeça, já que esse método gera baixa conversão de vendas. Isso porque muitos consumidores emitem o documento, mas não efetuam o pagamento.

Só para se ter uma ideia, segundo a pesquisa “O perfil do e-commerce brasileiro” realizada em 2018 pela BigDataCorp para o PayPal, revela que cerca de 50% dos consumidores escolhem o boleto bancário como meio de pagamento para as compras online. Porém, 60% destes consumidores acabam por não efetuar o pagamento do boleto. Ou seja, a venda não é finalizada.

Se seu e-commerce possui baixa conversão por boleto, não se sinta sozinho nem desamparado! Abaixo, explicamos detalhadamente como você pode reverter essa situação.

Boleto bancário: tão brasileiro quanto tapioca

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que são emitidos por volta de 3,6 bilhões de boletos todos os anos no Brasil. Regulado pelo Banco Central, o boleto bancário deu as caras em nosso país no início da década de 1990 e, desde então, nunca mais saiu da rotina dos brasileiros. Inclusive, o massivo uso de boleto bancário se tornou uma característica nacional, pois há países, como Estados Unidos, que o método não existe, ou não é tão popularizado quanto aqui.

Por que o boleto no e-commerce é um método tão importante

Em terras tupiniquins, o negócio se tornou tão presente que foi replicado inclusive no ambiente virtual. O boleto no e-commerce é considerado o método mais escolhido para pagamentos, atrás apenas de cartão de crédito.

Afinal, após finalizar a compra, o consumidor tem a opção de imprimi-lo e efetuar o pagamento em caixas eletrônicos, lotéricas, farmácias, supermercados, ou então copiar o código de barras e pagar via computador ou aplicativos de smartphone.

Além disso, muitos consumidores consideram essa forma mais segura por não exigir informações bancárias que possam ser usadas em fraudes, como no caso do cartão de crédito, que fica à mercê de clonagens.

Outro ponto é que, no Brasil, muita gente não possui conta bancária ou cartão de débito e crédito. Segundo informações Instituto Locomotiva, 16 milhões de brasileiros adultos não têm conta em banco. Por isso, o boleto online facilita para que todos os consumidores efetuem compras online.

Já para os lojistas, além do acesso a uma ampla quantidade de consumidores, com o pagamento por boleto não há necessidade de aguardar o demorado repasse típico das operadoras de cartão de crédito.

Os principais motivos que levam à baixa taxa de conversão por boleto no e-commerce

Um bom fluxo de vendas é quando o cliente acessa sua loja virtual, analisa os produtos, enche o carrinho de compras e, por fim, emite o boleto. Mas tudo que é bom pode durar bem pouco e o que é um cenário perfeito pode virar um pesadelo em poucos dias.

Isso porque a emissão de boleto não significa que virará pagamento. Vence o boleto, o cliente não pagou nem você faturou! Assim, quando pegar seu relatório mensal de vendas, perceberá que faturou R$ 50 mil quando, na verdade, poderia ter faturado R$ 80 mil.

Ter uma baixa conversão por boleto é algo comum para quem trabalha no meio de e-commerce. Se você ainda não teve essa experiência na sua loja virtual, pode ser que venha a ter em algum momento. Abaixo, listamos uma série de motivos que fazem o cliente não pagar os boletos da sua loja virtual.

Não confia na sua empresa

Mesmo que o cliente já tenha emitido o boleto, isso não significa que ele está totalmente certo de que você irá enviar o produto no prazo acordado, que o seu produto tem qualidade ou até que sua empresa existe de verdade. Pode ser que ele ainda esteja pesquisando informações sobre você para entender se a compra valerá a pena ou não.

Possui dificuldade para acessar o boleto

Algumas lojas fornecem o boleto apenas no momento de checkout. Muitas vezes, se não tiver sido encaminhado por e-mail, o comprador perde o link e desiste de pagar por causa da dificuldade em encontrar o documento. Há casos em que o link para o boleto é enviado por e-mail, mas pode acontecer de cair na caixa de SPAM e por lá permanecer.

O boleto não é responsivo para dispositivos móveis

A cada ano, aumenta a gama de consumidores que utilizam smartphones ou tablets para fazer compras online. De acordo com a edição 43 da pesquisa Webshoppers, 55% das compras virtuais realizadas em 2020 foram feitas por meio de dispositivos móveis. Não otimizar boletos online, ou seja, permitir que os compradores possam copiar informações para colar no internet banking torna o processo ineficiente, levando a casos de desistência.

Tinha uma necessidade que foi superada

Quando acessou uma loja virtual e comprou, o consumidor estava com uma necessidade em mente que, passado um ou mais dias, pode não ser mais uma prioridade. O tempo de pagamento entre a emissão e o vencimento faz com que o consumidor analise melhor a compra e veja que, às vezes, não precisa mais efetuá-la.

Esquece de pagar o boleto

Mesmo que exista um prazo e ele esteja evidente no boleto, muitos compradores irão esquecer de efetuar o pagamento antes da data de vencimento por inúmeros motivos que ultrapassam sua loja virtual. Outro ponto é que a data não pode ser ampliada facilmente sem que o consumidor tenha de gerar outro boleto para completar o pagamento.

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Como aumentar a conversão do boleto no e-commerce

Há diversas ações que podem ser empregadas para melhorar a conversão via boleto. O ideal é que você teste para analisar aquelas que melhor se encaixam à realidade do seu e-commerce.

Saber equilibrar o prazo de vencimento já é um requisito inicial. Não dá para oferecer um período de tempo curto, pois o cliente não terá tempo suficiente para pagar o boleto, nem colocar um prazo longo, que resultará em taxas de conversão mais baixas. O segundo ponto é encaminhar o boleto via e-mail para que o cliente possa imprimir.

Além das ações imprescindíveis citadas acima, há outras importantes que listamos a seguir.

1. Dê descontos para pagamento via boleto

Oferecer uma bonificação ao cliente que optar pelo método de boleto online é uma alternativa para motivá-lo a pagar o documento no prazo. Definir qual será o desconto está muito atrelado à estratégia de preços do seu e-commerce, mas é comum que as lojas optem por oferecer entre 5% e 10% de desconto. Sendo assim, basta fazer uma regra de três para chegar ao valor a ser cobrado.

2. Otimize a página do boleto

Informações simples, porém colocadas de forma estratégica podem ajudar na conversão de pagamentos por boleto. Inserir call to action focado no pagamento do documento, como “Imprima o boleto” ou “Clique aqui para pagar o boleto”, motivam o comprador a pagar ali no momento. Também, colocar links que encaminhem a pessoa direto ao internet banking agiliza o procedimento. Permitir que o consumidor possa copiar os dados do código de barras para colar no internet banking também facilita.

3. Faça remarketing nos dias próximos ao vencimento do boleto

O objetivo do remarketing é aumentar a conversão. Aqui, o remarketing vai servir para motivar a pessoa a liquidar o boleto. A ideia é enviar email automatizado para relembrar a data de vencimento mais o link para impressão do boleto.

4. Evidencie as informações sobre a sua empresa e facilite o contato

Para transmitir segurança ao consumidor, deixe todas as informações sobre sua empresa de forma fácil e clara. Além disso, invista em selos de verificação, como Ebit ou Reclame Aqui. Manter um chat online ou disponibilizar um telefone de contato também ajuda caso o consumidor precise de mais informações.

5. Entre em contato com o consumidor

Ligar para o cliente é trabalhoso, mas pode ajudar muito. Entre em contato, confirme o interesse no pedido e pergunte se o consumidor tem dúvidas. Também é possível enviar SMS ou mensagens pelo Whatsapp relembrando o cliente de pagar ou fornecendo o código de pagamento.

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