E-commerce

Guia indispensável para anunciar no Instagram

Postado por Mandaê

Atualizado em julho 20, 2021 por Mandaê

Em junho de 2016, o Instagram registrou a marca de 500 milhões de usuários ativos no mundo. A rede social de fotos também divulgou que mais de 7% dos usuários são brasileiros – ou pouco mais de 35 milhões de contas do aplicativo.

Para quem promove e vende seus produtos online, entender o potencial dessa plataforma é essencial para mostrar presença e converter clientes exatamente nos canais em que eles estão. Anunciar no Instagram pode ser a resposta. A seguir, confira por que fazer anúncios no Instagram, como configurar sua conta, formatos disponíveis e melhores práticas.

Anunciar no Instagram: principais motivos

Um estudo conduzido pela Forrester Research avaliou a maneira como as 50 maiores marcas do mundo anunciam nas redes sociais. A pesquisa contabilizou 11,8 milhões de interações em 2.489 posts feitos por 249 perfis empresariais. Os dados foram coletados foram:

  • Quais das maiores marcas utilizam as redes sociais.
  • Quantidade de fãs e seguidores.
  • Frequência das publicações.
  • Frequência e quantidade de interação dos usuários.

A pesquisa apontou que para as 50 maiores marcas pesquisadas, o número de seguidores do Instagram já ultrapassa 1 milhão de usuários – quase 5 vezes maior do que a edição anterior da pesquisa, feita em 2015.

Usuários do Instagram não estão apenas seguindo seus amigos e celebridades. Eles também seguem e interagem com as suas marcas favoritas. Se a sua marca for uma delas, como você vai marcar presença? Ser visto, literalmente, é o principal motivo e benefício de anunciar no Instagram. Agora, basta saber como fazer.

Como anunciar no Instagram

Para criar e veicular anúncios no Instagram, você vai precisar, em primeiro lugar, ter uma fanpage ativa, uma vez que as duas plataformas pertencem ao Facebook e trabalham em conjunto. É só depois de começar a criar o anúncio que você escolherá se deseja veicular a campanha em apenas uma ou em ambas as plataformas.

Primeiro, faça login no Business Manager com a sua conta ou da sua Fanpage e configure os primeiros passos como nome, endereço e moeda de cobrança. Feito isso, vá em “Gerenciador de Anúncios” no menu principal, localizado no canto superior esquerdo da sua tela:
Na seção “Criar e gerenciar”, clique em “Gerenciador de anúncios”. Você será redirecionado à página de configuração para anunciar no Instagram. Confira os passos a seguir para definir os objetivos, o público-alvo, as opções de lances e demais funcionalidades da ferramenta de criação de anúncios.

💡 Leia também: Como vender mais pela internet dicas infalíveis 

1. Selecione o seu objetivo de marketing

Esse é o quadro que você verá na primeira página da criação de anúncios no Instagram. Em negrito, existem três objetivos primários pensados com base na jornada do cliente. É importante entender o que significa cada um desses estágios e escolher o seu objetivo com sabedoria para ter mais eficácia ao anunciar no Instagram.

  • Reconhecimento – É o estágio em que o cliente ainda não conhece a sua empresa. Utilize esse tipo de anúncio do Instagram para divulgar seu negócio ao seu público de interesse – você pode fazer uma ação de reconhecimento da marca, divulgação nas imediações (para lojas físicas) ou aumentar o alcance das suas publicações para conseguir mais seguidores para a sua página.
  • Consideração – Direcionado especialmente a quem já conhece a sua empresa, mas ainda não fez uma compra. Nesse escopo, enquadram-se objetivos de tráfego, que direcionam visitantes para o seu site, envolvimento com as suas publicações, instalações de aplicativo, visualizações de vídeo e cadastros.
  • Conversão – Conversões (vendas no seu site), vendas a partir do catálogo disponível na sua fan page ou visitas ao estabelecimento (para lojas físicas).

Feita a escolha dos objetivos primários e secundários, você deve definir um nome para a sua campanha e seguir com as demais configurações para anunciar no Instagram.

2. Configure o seu anúncio do Instagram

Na seção tráfego, selecione para onde deseja direcionar o público que clicar no seu post patrocinado: site, Facebook Messenger da sua fanpage ou aplicativo, se você tiver um. Marque a opção desejada e parta para o passo seguinte. Caso deseje criar uma oferta, um pop-up será aberto quando você ativar essa opção:

Ofertas em anúncios - veja como criar cupons nos anúncios do Instagram

As ofertas podem ser salvas pelos interessados (estratégia importante se o seu objetivo for a consideração de compra) e você poderá configurar lembretes para notificar os usuários que a salvaram. Nessa janela, também é possível configurar códigos de cupons de desconto exclusivos ou comuns a todo o público – ou apenas definir um número limite de descontos sem necessidade de cupom.

3. Defina o seu público

Aprenda a definir um público para os seus anúncios do Instagram

A seção “Público” contém as definições de segmentação do seu anúncio. Você poderá selecionar características da audiência como idade, gênero, interesses, comportamentos, localização e até posicionamento político.

Tenha cuidado com essas opções: se você segmentar demais, o seu público poderá ficar escasso. Use as informações que estarão do lado direito da tela para saber o tamanho da sua audiência e se você está restringindo demais o seu público.

Para segmentar seu público, você pode usar dados do tráfego do seu site extraídos do Google Analytics. Nessa ferramenta, verifique a faixa etária da sua audiência e as localizações com maior número de acessos (Estados e cidades), por exemplo. Em relação às preferências, procure selecionar opções que vão ao encontro do que o seu público-alvo procura.

4. Estabeleça as plataformas de veiculação dos seus anúncios no Instagram

Na seção “Posicionamentos”, defina onde a sua campanha será exibida. Caso você não selecione nenhuma opção, o Business Manager possui uma pré-definição para veicular no Instagram e no Facebook.

Para veicular uma campanha apenas no Instagram, selecione “Editar posicionamentos” e remova o Facebook da lista. Em “Tipos de dispositivo”, você também poderá criar campanhas destinadas apenas ao mobile.

5. Configure o período da sua campanha

Como anunciar no Instagram: o passo a passo

É possível selecionar tanto um orçamento diário quanto um orçamento vitalício para a publicidade no Instagram. Faça as contas e escolha com sabedoria:

  • Orçamento diário – O seu anúncio será impresso continuamente ao longo do dia até gastar o seu orçamento. Isso significa que o algoritmo irá automaticamente calcular o seu gasto máximo diário e distribuir um valor igual para cada dia de veiculação da campanha.
  • Orçamento vitalício – A sua campanha será veiculada por um período definido com orçamento específico. Por exemplo, se você investir R$ 350, o valor será distribuído ao longo dos dias – em alguns dias você poderá gastar mais e em outros menos, dependendo da distribuição.

Opções avançadas

Você pode configurar otimizações e lances manualmente ou manter as definições recomendadas pelo Business Manager. Se quiser acessar as opções avançadas, clique em “Otimização de entrega de anúncios” e selecione como deseja que o anúncio seja otimizado:

  • Cliques no link – É a opção recomendada pelo Facebook. A otimização procura equilibrar alcance e impressões para não perder oportunidades.
  • Impressões – Os anúncios podem ser exibidos diversas vezes para a mesma pessoa. Para anunciantes que priorizam essa opção, a desvantagem é atingir diversas vezes um usuário, mesmo que ele não esteja inclinado à compra.
  • Alcance único diário – Os anúncios do Instagram são exibidos ao seu público no máximo uma vez por dia. O contraponto de escolher o alcance único diário é aumentar o número de impressões para usuários diferentes e correr o risco de perder oportunidades que não visualizaram o anúncio em apenas uma impressão.

Valor do lance e tipo de cobrança

Antes de selecionar essa opção, é importante saber que os lances automáticos são mais recomendados porque aprendem padrões conforme as campanhas são veiculadas e otimizam lances para obter mais impressões e envolvimentos.

Basicamente, os algoritmos “sabem” quais são os usuários mais propensos a clicar no seu anúncio e veiculam a campanha para perfis semelhantes ao menor lance possível. Porém, se preferir configurar lances manuais, você deve saber:

  • Lances altos – ao utilizar a opção de lances manuais e selecionar valores altos de lances, o algoritmo irá encontrar os usuários mais inclinados a interagir com a sua marca – porque você está disposto a pagar mais por uma interação. Porém, isso não significa que o seu objetivo de conversão será concretizado, o que pode aumentar o seu custo por clique e restringir o seu alcance.
  • Lances baixos – com lances baixos, por outro lado, você corre o risco de ter impressões demais e pouco envolvimento com o seu objetivo de marketing.

Assim como os anúncios do Facebook, os ads do Instagram permitem pagamento por impressão ou por clique (CPC). Porém, para fazer pagamentos utilizando o custo por clique, você precisará investir mais de R$ 10 em anúncios no seu usuário.

Feita a configuração inicial, tudo dependerá da sua criatividade nos passos seguintes. A partir daqui, você irá selecionar um formato de anúncio e caprichar na criação para fazer com que sua campanha seja um sucesso.

Formatos de anúncios no Instagram

Tipos de anúncios do Instagram

Essa é uma das principais dúvidas de quem quer saber como anunciar no Instagram: escolher o tipo de anúncio. O segredo é adaptar a mídia à sua criatividade. Confira a seguir os diferentes formatos disponíveis:

  • Carrossel – O Carrossel é uma sequência de fotos. Em anúncios, pode ser usado para contar uma história, mostrar uma linha de produtos ou para mostrar diferentes utilidades para o mesmo objeto. Ao utilizar esse recurso para anunciar no Instagram, é importante prender a atenção do usuário desde a primeira foto para despertar o seu interesse na sequência completa.
  • Imagem única – O anúncio de imagem única é como uma foto convencional no Instagram. A vantagem de utilizá-lo é a discrição, já que o conteúdo se mistura a outros posts e o fato de o anunciante poder criar até 6 peças diferentes para serem veiculadas de forma aleatória na mesma campanha, sem pagar mais por isso.
  • Vídeo único – Em anúncios no Instagram, os vídeos podem ter até 60 segundos. No entanto, é importante lembrar que os 5 primeiros segundos serão responsáveis por captar a atenção dos usuários. Anúncios de vídeo permitem que você mostre os benefícios do seu produto com mais detalhes e podem ser veiculados no feed dos usuários ou entre Stories de outros usuários.
  • Apresentação multimídia – Esse formato de anúncio permite que você faça uma sequência de até 10 imagens que serão reproduzidas de acordo com as suas definições, como uma apresentação de slides. É diferente do anúncio Carrossel porque quem define o tempo da sequência é o anunciante.
  • Canvas – O anúncio do tipo Canvas combina fotos e vídeos para criar animações com botões e interações dentro do próprio aplicativo do Instagram. É uma alternativa interessante para storytelling, mas anúncios Canvas devem ser bem elaborados. Essa opção pode ser viável para quem tem um orçamento maior e deseja investir em novos formatos.

Recomendações para publicidade no Instagram

Depois de configurar seus anúncios e selecionar o formato das peças, na tela seguinte você fará upload dos seus arquivos de foto e/ou vídeo usados para a campanha, além de redigir as legendas e descrições dos anúncios. Para essa tarefa, aqui vão algumas recomendações que podem fazer toda a diferença ao anunciar no Instagram:

  • Redação – Verifique ortografia, gramática e eventuais erros de digitação antes de colocar a sua campanha no ar. É extremamente importante garantir uma boa redação – isso também inclui a sua criatividade para criar a legenda. Tente não ser hard seller, mas não deixe de lado a persuasão.
  • Tamanhos de imagens – Respeite os tamanhos de imagens permitidos para os diferentes formatos de anúncios no Instagram para evitar que a sua campanha seja barrada ou que não haja envolvimento do público. Consulte os tamanhos disponíveis para cada formato no site do Instagram Business (e aproveite para se inspirar com os casos de sucesso disponíveis no site).
  • Apelo visual – Essa é a razão de ser do Instagram. Jamais veicule um anúncio com fotos ou vídeos em baixa resolução ou em um ambiente desfavorável. Para saber mais sobre esse assunto, baixe o nosso guia de fotos para loja virtual gratuito e aprenda a fotografar seus produtos com alta qualidade e poucos recursos.

Leia também: 7 dicas para tornar seu Instagram mais atrativo

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!