Logística

Como calcular o valor do frete

Postado por Mandaê

Atualizado em novembro 23, 2021 por Agencia Chili

Como calcular o valor do frete

Saber como calcular o valor do frete corretamente impacta nos seus gastos e lucros com as vendas. O ponto de partida é avaliar a melhor maneira de fazer esse cálculo com base em seu modelo de negócio para então repassar valores justos ao cliente ao mesmo tempo que contribuí para o caixa do seu e-commerce.

Neste post mostramos diferentes meios de cálculo de frete e os principais aspectos a serem levados em consideração para definir corretamente o custo dos envios de produtos.

Vale enfatizar que em simulações manuais, como consultas em calculadoras de frete, é comum os resultados obtidos saírem um pouco diferentes dos valores reais, já que é preciso certa exatidão em relação ao volume da encomenda. Mesmo assim, é possível ter um valor aproximado.

Como calcular o valor do frete do seu envio

1. Com os Correios:

Para o cálculo do valor de frete, o que conta são as dimensões da encomenda, o peso, a forma de envio e o CEP de destino. São fatores tão específicos que não tem como simplesmente consultar uma tabela de preços para saber, por isso é preciso fazer uma simulação.

Se você fizer seu envio por meio dos Correios, consegue fazer a simulação direto no site deles. Assim:

  • Vá para Preços e Prazos.
  • Insira a data de postagem, os CEPs de origem e destino da encomenda e o tipo de serviço (PAC, SEDEX, entre outros).
  • Selecione “outra embalagem” caso não utilize uma dos Correios.
  • Você precisará inserir as medidas da encomenda já empacotada, ou seja, as dimensões finais (largura, altura X comprimento) e peso. Feito isso, basta ter o CEP de destino e escolher o modo de envio de preferência para fazer a simulação. Selecione os serviços adicionais de sua escolha, se for o caso.


Ao concluir, você terá o valor previsto de frete e o prazo de entrega da sua encomenda.

2. Com transportadora:

Se fizer o envio dos seus produtos por meio de outra transportadora, verifique se no site da empresa existe um campo para fazer a simulação de cálculo de frete. Senão, entre em contato com a empresa fornecendo essas mesmas informações citadas no tópico anterior e solicite um orçamento.

3. Em sua loja virtual:

Você pode inserir no site do seu e-commerce um plug-in dos Correios para que automaticamente, após a venda, seu cliente tenha acesso ao valor do frete que será incluso na cobrança.

Esse tipo de recurso é mais usual, porém carrega a desvantagem de valores ou faixas de CEP estarem desatualizados, além de poder espantar clientes com alguns valores e taxas altas. Diante disso, o mais indicado seria implementar um modelo de consulta remota online no seu e-commerce, assim, a loja tem a garantia de sempre consultar uma base de dados atualizada.

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O que influencia no valor do frete

Uma das maiores dúvidas das empresas que usam serviços de transporte para enviar suas encomendas é como o valor do frete é calculado pelas transportadoras. Embora essa seja uma questão com resposta variável, há alguns fatores que são considerados como principais na hora dessa precificação. Entre eles:

  • Estradas ruins: mais de 70% do transporte de cargas no Brasil é feito por meio das rodovias. Embora essa seja uma solução aceitável considerando a extensão do País, a maior parte dessas rotas sofre com problemas estruturais, que afetam o valor cobrado pelas empresas.
  • Preço do combustível: esse é um dos fatores que mais influenciam no preço das transportadoras. Atualmente o País vem sofrendo com reajustes constantes e cada vez mais altos, que são repassados aos clientes no valor do frete.
  • Rotas ruins: muitas vezes as empresas carecem de tecnologias inteligentes para criar rotas dinâmicas e econômicas que otimizem esse trabalho.
  • Burocracia: algumas cidades têm políticas de licenças complexas e demoradas que aumentam os custos das transportadoras, que repassam às empresas. Um exemplo são as TRTs (Taxa de Restrição ao Trânsito) aplicadas em estados como São Paulo, que determinam horários de circulação ou restringem os tipos de veículos.
  • Taxas extras: muitas transportadoras adotam a cobrança de taxas extras para reparar prejuízos operacionais, por exemplo, TDE (Taxa de Dificuldade de Entrega), GRIS (Gerenciamento de Riscos) e TDA (Taxa de Difícil Acesso).

Do outro lado, ter contrato com apenas uma transportadora faz com que a empresa fique refém dos valores praticados pela parceira, o que torna o serviço engessado e, muitas vezes, mais caro.

Quais critérios compõem o valor do frete?

Como dissemos, são inúmeros os fatores que determinam o valor do frete. Entre os principais critérios estão:

– Dimensões e peso da encomenda.
– Tipo de carga (fechada ou fracionada).
– Prazo de entrega (econômico, rápido, same day delivery).
– Endereço de entrega.
– Característica do destinatário.
– Custos com: combustível, pedágio, manutenção e seguro.
– Possibilidade de perdas, roubos e avarias.
– Modal de transporte.
– Procura pelo serviço de transporte.

Os desafios no cálculo de frete

Um estudo conduzido em 2015 pela ComScore revelou que os consumidores abandonam o carrinho após se deparem com um valor de frete mais alto do que o esperado. E isso ocorre em 58% dos casos.

Com isso, os lojistas tentam os mais diversos meios para precificarem o frete de maneira competitiva. Porém, a falta de volume para conseguir melhores negociações de frete faz com que vários e-commerces façam seus envios com os Correios, o que nem sempre é a melhor opção.

Atualmente, existem algumas ferramentas para ajudar o lojista nesta tarefa, desde a organização de tabelas de frete e rastreamento de cargas até a oferta de serviços de entrega especializados.

+Vídeo: conheça o serviço de entrega da Mandaê

Influência da cubagem no cálculo do frete

Por conta das dificuldades na precificação de frete no mercado, empresas de logística definiram um cálculo que chamamos de cubagem (peso cubado ou peso cúbico das encomendas), que leva em conta as duas principais variáveis para o cálculo de frete: peso e espaço.

O cálculo de cubagem é simples e envolve apenas contas de multiplicação e divisão. Para fazer esse cálculo você precisa:

  • Ter o seu produto devidamente embalado.
  • Saber o peso da sua encomenda.
  • Medir as dimensões da sua encomenda.
  • Saber qual é o coeficiente divisor da sua transportadora.

Esses aspectos resultarão na seguinte fórmula:

Peso cubado = (Comprimento x Largura x Altura) ÷ 6000

Por padrão, as transportadoras sempre comparam o peso físico e o peso cubado e incidem a precificação sobre o maior resultado encontrado. Para minimizar as impressões ao cliente final e reduzir o peso cubado nas suas encomendas, você pode adotar medidas como as listadas a seguir:

  • Não acomode produtos pequenos em caixas grandes demais.
  • Se você envia produtos montáveis, estude a possibilidade de enviá-los desmontados para o cliente.
  • Procure saber o fator de cubagem da sua transportadora e faça o cálculo sempre que possível.
  • Verifique se as tabelas enviadas pela sua transportadora consideram a precificação por peso real ou por peso cubado.

Frete grátis: vale a pena oferecer?

Na hora de realizar o cálculo de frete, muitos lojistas pensam em adotar políticas de frete grátis para se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes. No entanto, adotar ou não uma política de frete grátis em um e-commerce implica, na maioria dos casos, em abrir mão de uma parte da margem de lucro sobre os produtos.

Por isso, uma correta determinação de custo e cálculo de frete para os itens vendidos, informação de prazos e regras de entrega, além de monitoramento permanente dos indicadores relacionados, são essenciais na rotina da gestão de uma loja virtual.

Apesar de exigir cuidado, o frete grátis pode ser utilizado como uma estratégia pontual para e-commerces conquistarem novos consumidores.

+ Conheça as melhores práticas de frete grátis para seu e-commerce

Como a Mandaê ajuda empresas a economizar com frete

A Mandaê é uma das principais plataformas digitais especializadas em logística do mundo e nasceu com o objetivo de fazer dessa área uma vantagem competitiva dentro das empresas.

Para isso, usa a tecnologia no desenvolvimento de soluções que aumentem a qualidade e reduzam os custos do processo. O resultado é uma plataforma logística que conecta os e-commerces às melhores transportadoras do País, oferecendo preços de frete mais baratos, prazos de entrega reduzidos e melhor qualidade de envio.

São inúmeras as soluções desenvolvidas na Mandaê para elevar os níveis da logística no País. As principais delas que ajudam a reduzir o valor do frete são:

Coleta altamente eficiente

A tecnologia da Mandaê é capaz de otimizar as rotas de coleta e, ainda no caminho para o centro de distribuição, identificar se há alguma encomenda com problemas de endereço. Isso acelera as correções necessárias antes do transportador iniciar o envio e previne devoluções.

Melhor SLA de entrega e preço de frete

Ficar preso a contrato com transportadoras muitas vezes gera dor de cabeça e custos excessivos. Já na Mandaê, a mercadoria é conectada a dezenas de parceiras por meio de algoritmos inteligentes, que identificam a melhor opção de transportadora baseada em SLA, prazo, modalidade de envio e região do destinatário. Isso garante que uma variedade maior de transportadoras esteja reunida em um mesmo contrato.

Painel de ocorrências e rastreamento de encomendas

Ao usar tecnologia inteligente para o rastreamento das encomendas, a Mandaê permite que as empresas se antecipem a problemas como atrasos e gerenciem o problema com seus clientes. Dessa forma, garante uma boa experiência aos consumidores e reduz custos com logística reversa, muitas vezes solicitados após a insatisfação com a entrega.

Com a Mandaê as empresas têm uma alternativa para oferecer o cálculo de frete a seus clientes: ela disponibiliza uma API pública, que além de envolver todo o processo de gestão de encomenda, também oferece cotação em tempo real, gerando preços mais competitivos para o consumidor e ajudando a inibir o abandono de carrinho.

+ Mandaê passa a atender o estado de Minas Gerais

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