Logística

Same day delivery vale a pena para sua loja virtual?

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 15, 2021 por Mandaê

Uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group entrevistou 2.500 consumidores brasileiros para entender quais são as vantagens e desvantagens de comprar online. A maioria dos respondentes avaliou a conveniência como a maior vantagem do comércio eletrônico. Em contrapartida, a sensação de propriedade imediata dos produtos adquiridos foi apontada como um possível contraponto que pode ser resolvido com a adoção de prazos de entrega quase que imediatos, como o same day delivery.

Entregar um pedido em até 24 horas pode render maiores níveis de satisfação e retenção, menos gastos com aquisição de clientes e gerar mais vendas. Mas esse é o “mundo ideal” do same day delivery: adquirir clientes é só a primeira etapa de um longo processo. Conquistá-los e manter a saúde financeira do seu e-commerce depende de cumprir a promessa e entregar os produtos a tempo com baixos custos.

Seu e-commerce está preparado para oferecer same day delivery?

Para um e-commerce, aderir ao same day delivery tem impacto significativo na operação, especialmente nos processos de expedição de encomendas, picking e custos de frete. Mas, como pesar todos esses fatores para avaliar se essa é uma forma de envio interessante não só para os clientes, como também para a saúde financeira e operacional da sua loja virtual?

Descubra se a sua loja está preparada para cumprir as promessas do same day delivery e que desafios irá enfrentar no planejamento da implementação dessa forma de envio.

1. Analise a viabilidade financeira

Se a ideia parece atrativa do ponto de vista dos clientes, a primeira avaliação que a sua loja deve fazer é em relação à viabilidade financeira. Para fazer mais e mais clientes satisfeitos, a empresa deve colocar a sua saúde em primeiro lugar e fazer concessões que não representem riscos para o negócio.

Ao invés de considerar apenas o custo do frete, verifique se a sua loja tem capacidade para lidar com a alta na demanda antes do horário de corte para same day delivery e quais são os impactos financeiros na operação.

2. Trace o perfil dos clientes e dos pedidos

O same day delivery não é um tipo de entrega que se encaixa em qualquer modelo de negócios. Por isso, é preciso saber se os seus clientes demandam esse tipo de entrega.

Uma pesquisa realizada pelo E-Consultancy nos Estados Unidos que pretendia avaliar o que os consumidores esperam do frete contou com 1.000 respondentes. O gráfico abaixo mostra as opções de envio mais interessantes do ponto de vista dos entrevistados:

Repare que 310 consumidores declararam preferir lojas virtuais que forneçam uma data fixa para a entrega, enquanto apenas 80 preferem a opção de same day delivery.

Os pedidos também devem ser analisados: se o maior fluxo ocorre às 20h, após o expediente da sua equipe, é provável que os seus clientes não esperem (nem precisem) que o produto seja entregue no mesmo dia e a modalidade expressa pode resolver seus problemas. Vale aplicar uma pesquisa qualitativa com alguns clientes para entender se essa é a solução ideal.

3. Acompanhe as ações da concorrência

Vamos supor que os seus concorrentes entreguem o mesmo produto em cinco dias úteis. Para esses casos, seria necessário adotar o same day delivery como estratégia competitiva?

Em algumas situações, basta negociar melhores prazos com as transportadoras para oferecer entregas com prazos alternativos e competitivos em relação à concorrência. Porém, em outros casos, o seu preço pode ser maior que o da concorrência e na urgência para adquirir o produto os clientes podem escolher a entrega mais rápida. Para itens sazonais que se esgotam rápido, como barracas de camping e livros didáticos, isso pode ser mais frequente.

4. Garanta a eficiência

Para ganhar eficiência no agrupamento dos itens, é necessário acumular pedidos: quanto menor for a sua fila de pedidos, menores as chances da sua operação conseguir ser mais rápida e assertiva. É por isso que e-commerces como a Amazon, que possuem volume constante de pedidos, lidam bem com essa forma de envio em diferentes cidades do mundo.

Por outro lado, e-commerces menores podem demandar mais tempo até que consigam acumular um volume que justifique estratégias de picking por onda, zona ou lote. Você precisa conhecer o processo de picking da sua loja virtual para entender quais serão os impactos na operação.

5. Modernize e adapte sistemas

A quinta etapa dessa decisão envolve saber mais sobre a preparação dos seus sistemas para essa forma de envio. Para promover as melhorias necessárias, sua loja virtual precisa levantar as seguintes hipóteses:

  • Quais os canais de venda disponíveis? E-commerce, loja física, marketplace ou social selling.
  • Como a disponibilidade do estoque é validada? Manualmente, sistemas de controle de estoque ou sistemas de gerenciamento.
  • Qual é o tempo médio do processo de expedição? Quanto tempo leva desde o processamento do pedido no site até o envio do produto embalado e etiquetado.
  • Quais são as taxas de erro atuais? Avalie a produtividade da sua equipe de operação e a quantidade de pedidos completados com sucesso (sem trocas de etiqueta ou produtos).
  • De que maneira você vai sinalizar os pedidos de entrega no mesmo dia como prioritários? Sistemas que permitem a atribuição dinâmica de picking de pedidos e acompanhamento de ocorrências em tempo real podem ser necessários.

Uma possível resolução para essas questões é a integração dos seus canais de venda com um sistema de ERP para centralizar a contagem de estoque entre diferentes canais e eliminar erros.

+ Tudo o que você precisa saber sobre sistemas de ERP para lojas virtuais

6. Elabore um plano de contingência

Períodos de picos de vendas podem ser um desafio às empresas que oferecem o same day delivery. As decisões a respeito das maneiras de lidar melhor com essas variações podem ter impacto na operação e nos níveis de investimento em materiais e equipamentos para automatizar ou acelerar o manuseio dos pedidos.

Se a empresa deseja continuar oferecendo essa forma de envio mesmo em períodos de picos de vendas sem alterar os processos de fulfillment, é necessário incluir um fluxo alternativo de picking para pedidos de um item só e o processamento offline a fim de atingir a demanda durante os períodos sazonais.

7. Desenvolva parcerias logísticas

É crítico selecionar um parceiro logístico capaz de cumprir os prazos, uma vez que essa modalidade de entrega está estritamente ligada ao tempo e à eficiência. Como consequência, a expectativa dos seus clientes também está depositada no cumprimento do prazo estipulado.

Mesmo que a sua loja trabalhe para processar os pedidos no menor tempo possível, sua estratégia pode vir abaixo se o transporte deixar a desejar. Escolha criteriosamente esses fornecedores e estipule o que espera do cumprimento de metas antes de fechar ou renovar um contrato.

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8. Defina um horário de corte

O horário de corte para conclusão dos pedidos dos clientes deve se antecipar ao horário de coleta dos produtos pelas transportadoras. Do contrário, a operação não funcionaria e a promessa de entregar todos os produtos no mesmo dia seria inviável.

Se a coleta da transportadora estiver programada para as 15h, você precisaria definir o horário de corte dos pedidos às 13h, por exemplo. Assim, seria possível expedir todos os pedidos antes da coleta. Como mencionado, é importante entender o perfil de pedidos dos seus clientes: caso o seu pico de pedidos ocorra após o horário de corte, o same day delivery pode não ser a melhor opção.

 9. Monitore o desempenho

Vale a pena adotar o same day delivery na sua loja? Se sim, o passo seguinte é colocar o plano em prática e monitorar o desempenho sem alterar as métricas que você já acompanhava antes. Dessa forma, você consegue comparar os períodos e observar se o desempenho teve alta ou queda.

As métricas mais importantes para avaliar o sucesso de uma estratégia de same day delivery são:

  • NPS (Net Promoter Score): nível de satisfação dos clientes.
  • Taxa de eficiência do picking e da expedição: velocidade e eficiência na separação de pedidos.
  • SLA: taxa de entregas efetuadas com sucesso pela transportadora parceira.

A chave para adotar ou não essa modalidade de envio é fazer um balanço para que o same day delivery atinja não apenas as expectativas dos clientes, como também as expectativas da sua loja.

Bem, mas se o same day delivery não se mostrou vantajoso para sua loja, sempre há alternativas.

10. Pesquise alternativas

Se já avaliou todos os pontos acima e chegou à conclusão de que o same day delivery não é uma opção vantajosa, avalie outros cenários. Conheça algumas alternativas à entrega no mesmo dia que podem surtir efeitos positivos na satisfação dos clientes:

– Habilite a opção de retirada na loja: essa forma de entrega é econômica e pode compensar em compras de urgência, além de ser uma vantagem se você possui loja física. Lojas como a Fnac trabalham com essa modalidade no site:

– Defina políticas de frete grátis: enquanto o same day delivery estimula pedidos com um item só, as políticas de frete grátis podem ajudá-lo a ganhar volume ao estabelecer um ticket médio que isente a cobrança do frete. Um relatório da Retention Science mostrou que os consumidores gastam 30% a mais quando o frete não é cobrado.

– Ofereça entrega expressa: modalidades de entrega expressas podem suprir a falta do same day delivery sem atrapalhar os processos de picking e expedição de mercadorias. Basta definir um horário de corte e garantir que cheguem ao destino em até 1 dia útil após a compra.

A chave para adotar ou não essa modalidade de envio é fazer um balanço para que a entrega no mesmo dia atinja não apenas as expectativas dos clientes, como também as expectativas da sua loja.

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