
Postado por Mandaê
Logística
Postado por Mandaê
Atualizado em março 30, 2022 por Talitha Adde
Enviar encomendas é algo simples nos dias de hoje. Mesmo assim, há uma série de fatores a considerar. Tudo pode influenciar num envio: volume, peso, local de entrega, tipo de embalagem, e por aí vai. Então, como enviar uma encomenda?
Se você tem ou pretende criar uma loja online, tem que saber. Seus clientes precisam receber seus produtos e você precisa conhecer todas as alternativas de envio e como proceder.
Neste artigo você confere tudo sobre como enviar uma encomenda:
Vamos começar?
Em primeiro lugar, é preciso de informações. Sempre que há incerteza em determinados dados ou características da encomenda, podem ocorrer problemas. Uma encomenda normal precisa de:
Exceto nos casos em que a entrega é feita por motoboys ou mensageiros, todos esses detalhes precisam ser especificados. Além de garantir a entrega da encomenda, eles têm influência direta no preço do frete.
Imagine a logística como uma enorme caixa – o baú de um caminhão. Cada caixinha ou item ocupa um espaço dentro desse baú. Agora imagine, se o baú do caminhão cheio tem um custo de R$ 10.000,00, uma caixa que ocupe 1% desse espaço irá incorrer num custo de R$ 100,00.
Esse é o conceito básico de cubagem. Mas não termina por aí. As autoridades de transporte também estabelecem o peso máximo que cada caminhão ou meio de transporte pode levar. Por essa razão, alguns caminhões não chegam a preencher os baús completamente, pois o peso da carga excederia o permitido.
💡Saiba mais: O que é carga fracionada e como funciona?
Produtos vendidos, online ou não, precisam de notas fiscais ou documentos que os acompanhem no transporte. E, desde 2018, mesmo itens que não possuam um valor específico ou sejam fruto de uma compra precisam estar acompanhados de uma Declaração de Conteúdo.
A declaração de conteúdo é usada nos casos em que o remetente não possui nota fiscal e é aceita para envios feitos pelo Correios.
Em geral, segue afixada na parte externa da embalagem. A Mandaê também pode te ajudar aqui – temos modelos dessas declarações prontinhos para imprimir.
No caso de envios que necessitem de nota fiscal, geralmente feitos via transportadoras privadas, o remetente deve emitir a NFS-e, ou seja, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços para o transporte.
Essa nota é emitida pelo remetente no site da SEFAZ e irá representar a mercadoria que está sendo transportada.
Na NFS-e o remetente deve especificar em detalhes as características do produto transportado. Ou seja, as dimensões, peso, quantidade, classificação fiscal, entre outros. Além disso, os dados da transportadora contratada também devem constar na NFS-e.
Existe ainda um outro documento que deve seguir junto ao transporte de encomendas, que é o CT-e. Ele também é emitido eletronicamente e, neste caso, deve ser emitido pela transportadora contratada.
Esse documento refere-se somente ao transporte da carga e nele devem constar as informações do remetente, do destinatário, do veículo e do motorista.
A possibilidade de rastrear a encomenda, para o cliente, é algo quase obrigatório. As pessoas querem saber em tempo real onde estão os itens que compraram.
Se sua loja não oferece essa possibilidade, pode ter problemas. Felizmente, quase todos os grandes operadores logísticos hoje oferecem ferramentas para rastreio de encomendas.
E, mesmo transportadoras que ainda não contam com tal tecnologia conseguem oferecer esse serviço, por intermédio de gateways e serviços de automatização como o que a Mandaê oferece.
Ao enviar uma encomenda, você geralmente, como vendedor, receberá um código de rastreamento. Esse código precisa chegar até o seu cliente, para que ele possa localizar seus produtos sozinho.
Para você, além de melhorar a sua imagem perante o consumidor, isso diminui problemas e questões de atendimento. Ao invés de ligar de cara para o seu SAC, o cliente primeiro tentar resolver sua dúvida consultando o rastreio da encomenda.
O cliente, às vezes, aceita que um produto demore um pouco mais a chegar – dependendo do produto. Mas, ao enviar uma encomenda, você precisa dar algumas informações ao seu cliente, como:
Uma pesquisa da ReadyCloud mostra que 53% dos consumidores simplesmente deixam de comprar quando não há datas de previsão de entrega.
É normal em qualquer mercado que, com a evolução, novos serviços surjam. Hoje, no Brasil, dispomos de, basicamente, duas modalidades de envio para encomendas: o envio econômico e o envio rápido.
É o tipo de envio cujo frete costuma ser mais barato e o tempo de entrega mais demorado. O seu cliente pode optar por pagar menos e esperar por mais tempo que a sua encomenda chegue.
O PAC dos Correios é um exemplo de envio econômico. Assim como o PAC Mini, uma variante do PAC, destinado para o envio de pequenos itens, como livros, camisetas, entre outros.
O envio expresso conta com um tempo de entrega menor, porém maior custo de frete. Nesse caso, o cliente precisa receber a encomenda com urgência e está disposto a pagar mais por isso.
No caso dos Correios, o Sedex é classificado como um envio expresso. Isso inclui suas variantes, como o Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje.
O Sedex 10 e Sedex 12 têm com objetivo garantir a entrega das encomendas até, respectivamente, às 10h e 12h do dia útil seguinte ao da postagem. Já o Sedex Hoje tem como objetivo entregar as encomendas no mesmo dia da postagem.
Geralmente, o envio expresso é usado para produtos perecíveis, como alimentos congelados ou medicamentos, ou produtos de alto valor e alto risco de roubo e furto.
É comum que, nesses casos, sejam utilizados aviões ou empresas de transporte especializadas. Algumas transportadoras possuem habilitações e experiência para lidar com cargas muito específicas:
O e-commerce pode optar por contratar serviços adicionais para enviar uma encomenda:
Portanto, se a sua necessidade é mais específica, é sempre bom ter conhecimento destes serviços adicionais para organizar o seu envio.
Além disso, é fundamental consultar os tipos de produtos que não são transportados pelo parceiro logístico a ser contratado. No caso dos Correios e da Mandaê existem alguns itens específicos que não são enviados.
Como comentamos acima, existem diversos fatores que influenciam no preço do frete. Sabemos que o frete é um dos principais fatores que influenciam a taxa de conversão do carrinho de compras em uma loja virtual. Portanto, oferecer um preço de frete atrativo para o usuário é sempre um dos desafios enfrentados pelo e-commerce.
Mas, se você está em busca de cotações a fim de comparar os preços, explicamos como você pode fazer simulações sem precisar entrar em contato com o prestador logístico.
É simples. Basta acessar o campo Preços e Prazos localizado na página inicial do site dos Correios e selecionar se é um envio nacional ou internacional.
No caso de envios nacionais você deverá inserir algumas informações, como:
🔹 Atenção: o limite máximo de encomendas para envio nos Correios é de 200cm (sendo a soma da largura, da altura e do comprimento) e o peso máximo de 30kg. Caso você precise enviar encomendas que ultrapassem esses limites, é necessário fazer um contrato com a estatal.
No caso das transportadoras privadas, o cálculo de frete não é tão simples assim. Cada empresa opera com uma tabela de preços própria. Portanto, o ideal é selecionar as transportadoras que sejam do seu interesse e fazer a busca no site de cada uma.
Algumas transportadoras, como a Jadlog, disponibilizam em seu site uma calculadora de frete que ajuda a fazer as simulações de envios.
É importante ressaltar que essas simulações servem apenas como referência de preço. Pois, caso você opte por contratar uma transportadora, deve-se adicionar ao custo do frete eventuais serviços extras que podem ser contratados. Como, por exemplo, o serviço de coleta, seguro de encomendas, entre outros.
Mas, estamos aqui para facilitar a sua vida. Existem plataformas de logística que fazem o intermédio entre o e-commerce e diversas transportadoras, tudo em um único contrato, como é o caso da Mandaê. Vamos explicar como podemos oferecer o melhor serviço logístico para o seu e-commerce ao final deste post!
O frete grátis vem se tornando uma tendência no e-commerce. Contudo, ele exige boas contas por parte do lojista.
Não há como enviar uma encomenda com um frete que custa mais que o produto que o cliente comprou. Ao mesmo tempo, a concorrência pressiona.
Muitas lojas estabelecem um “carrinho mínimo” para o envio grátis. Isso resolve parte do problema, mas ao mesmo tempo, não necessariamente significa lucro.
Digamos que o seu cliente escolha apenas produtos nos quais sua margem é muito pequena. Nesse caso, mesmo com uma compra de alto valor, o frete acabará sumindo com seus lucros.
Então, para não perder dinheiro, antes de enviar uma encomenda de forma gratuita para o cliente, considere algumas possibilidades:
Quem vende pela internet sabe que algumas regras do Código de Defesa do Consumidor são diferentes para as lojas online. No caso da devolução, por exemplo, o consumidor tem o direito de desistir da compra e devolver o produto em um prazo de, até, sete dias após o recebimento.
Segundo recente pesquisa divulgada pelo site UOL, a taxa de devolução do e-commerce no Brasil é de 10%. Ou seja, a cada 100 consumidores online, 10 costumam devolver ou trocar o seu produto. É claro que essa taxa pode variar para mais ou para menos dependendo do segmento de atuação do e-commerce.
Portanto, contar com um serviço de logística reversa eficiente é importante para garantir a boa experiência de compra do seu cliente e evitar reclamações em sites de atendimento ao consumidor, como é o caso do Reclame AQUI.
Existem alguns padrões de embalagens que devem ser considerados ao enviar uma encomenda. Ao contratar um serviço logístico, é importante verificar a necessidade de pagar por taxas extras para o envio de encomendas com embalagens fora do padrão de mercado.
No caso dos Correios, por exemplo, uma caixa deve possuir, no máximo, 200cm ao somar a largura, o comprimento e a altura. Além disso, a estatal oferece sete tipos de embalagens e o valor é adicionado ao custo do frete.
Mas, caso você opte por enviar uma encomenda com a embalagem de sua escolha, atente-se à alguns pontos:
Fazer o envio internacional de uma encomenda sempre gera dúvidas nos lojistas. Alguns operadores logísticos oferecem essa modalidade e outros não. Portanto, pesquise as empresas que oferecem essa modalidade.
No caso dos Correios, a estatal oferece o envio para mais de 200 países em algumas modalidades de frete, que vai do econômico até o rápido, para produtos de até 2kg.
Além disso, se você precisa enviar itens mais pesados e em maior quantidade, a empresa oferece outros serviços internacionais.
Por fim, essa pode ser a principal dúvida de um e-commerce. Ao contratar uma transportadora para e-commerce, é importante que a loja online avalie uma série de fatores, entre eles a região atendida, condições contratuais, tabela de preços, políticas de frete, frequência de envio, entre outros.
Já foi o tempo em que o Correios era uma das únicas opções do mercado para serviços de entrega de encomendas. Devido às constantes greves da estatal, que acontecem todos os anos, muitos e-commerces buscam por transportadoras privadas como alternativa para o envio das encomendas.
Mas, optar pela estatal ou por uma empresa privada vai depender das necessidades do seu negócio.
A Mandaê é uma plataforma logística que conecta o seu e-commerce com as melhores transportadoras do Brasil. Com a Mandaê você tem acesso à diversos serviços, como um rastreio eficiente, serviços de coleta, integração com plataformas de e-commerce e ERPs, entre outros benefícios.
Com a Mandaê a sua única preocupação é em vender – o resto é com a gente. Buscamos a sua encomenda, processamos e transportamos para todas as regiões do Brasil.
🚛 Se você precisa enviar sua encomenda e está em busca de um parceiro logístico de confiança, então fale conosco e tire todas as suas dúvidas!
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