Logística

Saiba o significado dos símbolos nas caixas de papelão

Postado por Mandaê

Atualizado em dezembro 1, 2021 por Agencia Chili

Os símbolos nas caixas de papelão são de extrema importância para o manuseio seguro do produto armazenado.

Diariamente, diversas empresas usam caixas de papelão em grande escala para acomodar os mais variados produtos.

Com isso, muitas vezes, não é possível saber o que tem dentro da caixa. Por conta disso, a embalagem precisa indicar os cuidados que aquele item precisa ter. É aí que entra a importância dos símbolos.

Esses símbolos identificam o tipo de cuidado necessário com a mercadoria. Além disso, o ideal é que sejam impressos na caixa ou em etiquetas adesivas de alta qualidade. O objetivo é evitar que se soltem ao longo do percurso.

Então, descubra a seguir o significado dos símbolos mais comuns.

Significados dos símbolos mais utilizados nas caixas de papelão

Exposição ao sol: esse símbolo significa que a mercadoria não pode ser exposta à luz do Sol.

Este lado para cima: o símbolo com as duas setas indicadoras mostra o sentido que a mercadoria deve ser posicionada ao ser armazenada ou transportada.

Umidade: este indica que o produto precisa ser mantido seco. Ou seja, a caixa deve ser protegida de qualquer umidade.

Frágil: esse símbolo é um aviso de que a encomenda é um item frágil. Portanto, é preciso manusear a caixa com muito cuidado.

Limite: esse informa a quantidade máxima de caixas que podem ser colocadas umas sobre as outras. Por exemplo, aqui é permitido, no máximo, 5 caixas empilhadas.

Reciclagem: esse indica que a caixa pode ser direcionada para reciclagem. A caixa pode ser reaproveitada pela indústria, minimizando os impactos ambientais.

Produto inflamável: este símbolo indica que o produto dentro da caixa pode queimar facilmente caso entre em contato com altas temperaturas.  

Temperatura máxima e mínima: este símbolo mostra os produtos que são sensíveis e podem sofrer danos de acordo com as variações de temperatura. 

Importância do significado dos símbolos nas caixas de papelão

Os símbolos nas caixas de papelão não existem por acaso. Eles orientam quais cuidados as mercadorias devem ter.

Devido às condições de infraestrutura no Brasil, transportar encomendas não é uma missão fácil. Além disso, fazer com que a encomenda chegue em boas condições é um desafio ainda maior.

Por isso, não economize nos recursos que agregam segurança ao seu produto. Muitas vezes os danos custam mais do que as devidas prevenções.

Aproveite para inserir a identidade da marca na embalagem

A qualidade do produto e a segurança no transporte são essenciais. Porém, é importante lembrar que a identidade de marca na embalagem também agrega valor ao consumidor.

Além do produto propriamente dito, a embalagem é um dos pontos mais fortes de contato direto com o consumidor. Ela é responsável por mexer com os sentidos e gerar determinadas emoções como satisfação, felicidade e bem-estar ao consumir aquela marca.

Por isso, ao pagar pela impressão dos símbolos na embalagem, aproveite para inserir também o logotipo da sua empresa. Assim você economiza nos custos e ainda fortalece o branding da marca.

Leia também:

+ Embalagem para e-commerce: casos de sucesso, preços e como economizar

+ 5 tendências do e-commerce para ficar de olho em 2022

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!