Logística

O que é TMS e para que serve?

Postado por Marcela Couto

Atualizado em fevereiro 17, 2022 por Marcela Couto

Ter fretes mais baratos, mais rápidos e com rastreamento em tempo real é o desejo de todo e-commerce. E é justamente isso que o sistema TMS, uma solução completa para a gestão de transportes, proporciona.

Com esse software, você tem uma visão completa dos operadores logísticos do negócio e consegue calcular fretes, traçar rotas, rastrear cargas, emitir documentos fiscais de forma automática e muito mais. Tudo para otimizar sua logística e garantir as entregas mais rápidas para seus clientes.

Neste artigo, você vai entender o que é TMS, para que serve e quais são as vantagens de adotar esse sistema no seu negócio. Então, vamos lá? 🚚

O que é TMS e para que serve?

TMS é o Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em português. Como o próprio nome sugere, é um software que permite gerenciar operações logísticas de transporte em empresas.

Ele é usado, principalmente, por organizações que não terceirizam seus fretes e transportadoras. Com o uso do sistema, as empresas conseguem organizar as coletas e entregas, monitorar cargas, planejar rotas, automatizar a emissão de notas fiscais, entre outras possibilidades.

Assim, toda a parte de transporte é otimizada, deixando para trás outros métodos de gestão menos eficientes como as planilhas. O resultado é maior eficiência logística, custos menores e entregas mais rápidas.

Da mesma forma que outros softwares empresariais, como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management), o TMS é estruturado em módulos. Cada módulo tem uma função específica, que conheceremos melhor a seguir.

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Quais são as funcionalidades do sistema TMS?

    O sistema TMS oferece diversas funcionalidades para gerenciar o transporte, tais como:

    • Controle de cargas e relatórios de entregas;
    • Agendamento de coletas e entregas;
    • Padronização de preços e tarifas;
    • Integração com transportadoras, Correios e outros operadores logísticos;
    • Gestão de contratos logísticos;
    • Mapeamento e planejamento de rotas;
    • Cálculo de prazos;
    • Emissão de conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) e nota fiscal eletrônica (NF-e);
    • Rastreamento de cargas;
    • Controle de performance de veículos e motoristas.

    Dessa forma, o TMS atravessa as áreas de finanças, contabilidade, vendas e logística, garantindo uma integração eficiente entre os departamentos no que diz respeito ao transporte.

    Quais as vantagens do TMS na logística?

    O sistema TMS proporciona uma série de benefícios para as empresas que o adotam. Conheça alguns deles:

    Redução de custos

    Uma das principais razões para adotar um TMS na logística é a redução de custos com transporte. Isso porque, ao otimizar as entregas, as empresas conseguem economizar com os fretes.

    Por exemplo, o software permite programar rotas para realizar entregas em diversos clientes com base no custo, eficiência e distância. Dessa forma, o transporte fica mais barato sem perder em qualidade.

    💡 Saiba mais: O que é carga fracionada e como funciona?

    Automação de processos

    Os processos logísticos têm várias etapas que podem ser automatizadas para eliminar o trabalho manual e repetitivo. É o caso, por exemplo, da emissão de notas fiscais e conhecimentos de transporte, que é feita automaticamente a cada coleta e faturamento no sistema TMS.

    Com isso, a empresa ganha agilidade e os colaboradores param de perder tempo com burocracia.

    Melhora na experiência do cliente

    A experiência do cliente só melhora com a adoção do TMS nas empresas. Isso porque, como há uma troca de informações em tempo real entre transportadoras, distribuidores, depósitos e consumidores, as entregas são totalmente rastreáveis.

    Dessa forma, os clientes tendem a receber seus pedidos mais rapidamente e podem acompanhar cada etapa do envio.

    Aumento da performance logística

    O sistema TMS é pensado para agilizar toda a operação logística da empresa com base em dados. Com uma simples consulta aos relatórios gerados pela ferramenta, um gestor pode identificar a performance das entregas e traçar estratégias para otimizar os custos e a composição dos fretes.

    💡 Saiba mais: Estratégias de preços e logística: planeje sua operação

    Qual a diferença entre TMS e WMS?

    Enquanto o TMS é focado nas operações de transporte, o WMS é um software voltado à gestão do estoque e expedição da empresa. A sigla significa Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém.

    Com um WMS, a empresa consegue agilizar seus processos de picking (separação de pedidos para envio) e cross docking (modalidade de estoque zero), otimizar a armazenagem, reduzir custos com o estoque, entre outras funcionalidades. Além disso, ele auxilia no gerenciamento de entrada e saída de veículos do armazém.

    Dessa forma, para ter um processo logístico ágil, é interessante combinar os softwares WMS e TMS. De preferência, esses sistemas devem ser integrados, criando uma central tecnológica para a otimização logística da empresa.

    Vale a pena ter um sistema TMS?

    Se você pensa em implementar um sistema TMS na sua empresa, é importante avaliar se essa tecnologia realmente vai contribuir com o desempenho da sua logística. Como vimos, é um software que trata especificamente dos fretes da empresa, devendo ser integrado a outras soluções para cuidar da cadeia de suprimentos como um todo.

    Por essa razão, o TMS vale mais a pena para empresas que já tenham uma estrutura logística própria, para transportadoras e para organizações que trabalham com um alto volume de pedidos. Nesse caso, compensa investir em recursos tecnológicos para ter uma operação mais eficiente, reduzir custos e aumentar a qualidade.

    No entanto, se você tem um e-commerce e só precisa solucionar a questão das entregas, é melhor optar por uma solução completa e descomplicada como a Mandaê.

    Nossa plataforma logística reúne tudo o que você precisa em um único sistema: coletas programadas, indicação automática de transportadoras e fretes rápidos com o melhor custo-benefício para você e seus clientes.

    Melhor ainda se você tiver uma loja da Nuvemshop integrada à Mandaê, combinando a melhor plataforma de e-commerce com o melhor serviço de logística. 😉 

    banner de conversão para Nuvemshop

    E então, ficou claro o que é TMS e quando compensa usar esse sistema?

    Aproveite e baixe nosso guia completo de logística para e-commerce!

    Gostou? Compartilhe!