Estratégias de preços e logística: planeje etapas cruciais da sua operação

Formar tanto o preço dos produtos quanto do frete são desafios constantes da operação de uma loja virtual. Ambos têm responsabilidade direta na conversão de consumidores. Apesar da importância, em muitos casos acabam sendo deixados de lado, impactando diretamente na rentabilidade do negócio.

Além dos fatores citados acima, as estratégias de compra de produtos, assim como todas as etapas da entrega de mercadorias, também são elementos-chave da operação e devem ser analisados com cautela.

Sem que haja um planejamento efetivo para todos os itens citados acima, que utilize indicadores e as melhores práticas do mercado, pode acontecer de um produto se tornar muito caro ou barato, resultando em prejuízos; o mesmo vale se você oferecer isenção de frete sem ter estabelecido uma política correta.

Já na gestão de compras, se não fizer de maneira efetiva, pode ocorrer de ficar sem produtos quando mais precisa deles. Enquanto na expedição, se não definir um processo, as entregas ficarão mais demoradas, comprometendo a reputação da sua empresa.

Com o objetivo de ajudar você a sair bem nas etapas cruciais do seu e-commerce, a Mandaê e a E-Millennium se juntaram para criar o e-book Estratégia de preços e logística. Nele você encontrará as melhores técnicas para colocar a gestão de seu e-commerce nos eixos. Abaixo, reunimos os principais tópicos do material.

Formação de preços no e-commerce

 
Trata-se de uma etapa importantíssima que impacta diretamente nos lucros do negócio e na conversão dos clientes. Afinal, se os preços da sua loja estiverem baixos, vão impactar a rentabilidade da empresa; se estiverem muito altos, os clientes vão correndo buscar uma opção mais em conta na concorrência.

Para formar preços, o empreendedor deve identificar os custos fixos e variáveis e as despesas, além de conhecer itens que influenciam diretamente nos resultados da empresa, como comissões e impostos. Muitas vezes, esses aspectos são deixados de lado e, para simplificar, o lojista baseia-se em algum índice padrão e acaba comprometendo o lucro da empresa.

Cada etapa da formação de preço deve ser tomada com cuidado, pois sem compreendê-los é impossível partir para a efetiva decisão.

Planejamento e gestão de compras

 
Ter o produto no estoque após o cliente fazer uma compra é o mínimo que se espera de um e-commerce. Mas, se a empresa não tiver um bom planejamento, o que pode acontecer é ver mercadorias chegando no momento errado, outras que venderam rápido demais e outras que não tiveram relevância alguma.

Sem um processo formal, indicadores e padrões, as empresas “chutam” uma quantidade de aquisições esperando que ela supra as necessidades. Para evitar compras inadequadas, é necessário fazer o planejamento de aquisições. Agindo assim, a loja passa a comprar de acordo com as estratégias do negócio e sempre se baseando em metas.

Impacto do preço de frete

 
Um dos maiores entraves na conversão de clientes é o preço do frete.  Se ele não for aplicado corretamente, contribuirá com o aumento da taxa de abandono de carrinho. Para precificar corretamente e garantir a satisfação do cliente, o ideal é:

Avaliar o perfil de encomendas

 
Identificar o perfil de carga por região e distribuir as encomendas entre diferentes transportadoras que atendam melhor aonde está sua demanda.

Analise a concorrência

 
Saiba o que seus concorrentes oferecem em quesito preço e prazo, assim você consegue estabelecer suas metas e negociar melhores condições com as transportadoras.

Atualize a tabela de frete

 
Valores incorretos podem afetar o custo do frete podem impactar o valor que seu consumidor visualiza quando está finalizando a compra.

A cubagem também tem influência na precificação. Ela existe justamente para evitar que todo espaço de armazenagem do caminhão seja ocupado. Para que não tenha impacto no seu transporte, priorize sempre o uso de caixas adequadas ao tamanho da encomenda, também procure saber o fator de cubagem do seu parceiro e se para seis envios serão considerados a precificação por peso real ou cubado.

O processo de entrega em um e-commerce

 
Diversas etapas compõe o que se segue após uma venda: separação, embalagem e transporte. Para cada uma dessas etapas há macetes e estratégias que colaboram para que tudo seja feito de maneira eficiente.

Picking

 
Etapa de coleta e separação das encomendas, o picking pode ser feito por pedido, zona ou área, lote e onda. Há indicadores, como o order cycle time, que medem a eficiência da etapa e indicam como melhorar.

Embalagem

 
Aqui, a preocupação deve ser em nível interno e externo, protegendo a mercadoria e encantando o cliente quando ele for abrir o produto.

Logística

 
Contar com o parceiro logístico certo é essencial para promover entregas dentro do prazo e em segurança. Para isso, no momento que for contratar um parceiro, verifique referência, valores de frete, abrangência e tecnologia.

Estratégias de preços e logística

 
Além dos tópicos acima, no e-book Estratégias de Preços e Logística, você também vai ter acesso a:

  • Ambientes da formação do preço
  • Processo de compras nos e-commerces
  • Metodologia de compras
  • Como precificar o frete
  • Como calcular o peso cubado
  • Calcular o custo-frete e o valor-frete
  • Frete grátis
  • Fórmulas e indicadores para fazer o controle de estoque
  • Indicadores de desempenho do picking
  • Logística reversa
  • Direito do arrependimento
  • Como reduzir casos de devolução

 

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