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O que é SEO Off Page e como usar em sua loja virtual?

Postado por Amanda Gobel

Atualizado em setembro 12, 2022 por Talitha Adde

Ao falar de otimização de site para os mecanismos de busca, é bem provável que a grande maioria das pessoas pensem em estratégias para as suas próprias páginas.

Não há como negar a importância dessa ação, mas você sabia que existem outras estratégias que podem lhe ajudar ainda mais? O SEO off page é um deles, e é sobre isso que iremos falar neste artigo.

O que é o SEO off page?

SEO off page nada mais é do que um conjunto de técnicas que se preocupa em desenvolver uma estratégia fora do ambiente do site.

Ou seja, o intuito é gerar backlinks para o seu site, a fim de colocá-lo em uma posição de destaque dentro dos mecanismos de buscas, como o Bing, Google etc.

Trata-se de uma técnica de grande importância dentro do processo de otimização de sites, o qual é capaz de gerar ótimos resultados.

Além disso, esse trabalho deve ser composto por uma série de técnicas e estratégias, cuja aplicação deve ser feita em diversos elementos do seu site ou loja virtual.

Em relação ao SEO off page, as suas estratégias visam a criação de links que sejam de qualidade, dentro de uma rotina.

Como fazer o trabalho de SEO Off Page em sua loja virtual?

Certo, você já entendeu o que é SEO off page, mas como aplicar o seu conceito na prática, na sua loja virtual?

O fato é que há uma maneira correta de fazer esse trabalho e reforçar o seu marketing digital e garantir o sucesso da sua estratégia.

Como já mencionado, o SEO off page se baseia na criação de links, mas isso não quer dizer que você deve começar a fazer isso de maneira deliberada.

Na verdade, uma das melhores formas de fazer o trabalho de SEO off page é pesquisar onde comprar backlinks de forma correta para não ser penalizado pelo Google. 

Dizemos isso porque, ainda que muitos acreditem se tratar de um trabalho simples, a verdade é que requer bastante atenção.

Mesmo porque esse é um assunto que requer a atenção em algumas minúcias, a fim de garantir um bom resultado.

É preciso ficar atento à origem do site, relevância, contexto e uma série de outros fatores. Ou seja, acaba fazendo com que a opção de um profissional ou uma agência seja a melhor escolha.

Abaixo, iremos falar sobre como fazer SEO off page em sua loja virtual, bem como as principais questões técnicas que envolvem essa estratégia.

1. Crie uma estratégia de SEO Off Page

Antes de começar qualquer coisa, você precisa saber quais são os objetivos, a fim de saber como chegar até lá.

Por isso, assim como qualquer outra etapa de SEO, é vital que você realize um planejamento do seu processo de link building.

É interessante definir quais são as suas prioridades, por exemplo, e quais são os resultados que pretende alcançar.

Não vai fazer sentido criar uma série de links de forma abrupta. Afinal, o Google tem inteligências artificiais que avaliam uma série de fatores.

Ele quer que os links sejam naturais. Isso quer dizer que estratégias muito extravagantes com certeza não terão o resultado que se espera.

2. Contextualização

Outro fator vital para criar uma boa estratégia de SEO off page é prezar pela contextualização dos seus links.

Ao buscar por sites para gerar links, é essencial que eles tenham contextos com o projeto em questão. Eles precisam fazer parte do campo semântico e temático do site de destino.

Então, se você está fazendo a otimização de uma loja virtual sobre automobilismo, o mais indicado é que consiga links que sites do mesmo nicho.

Afinal, qual é a autoridade que um site de receita vai passar para uma loja cujo nicho é sobre carros? Seria a mesma coisa que você perguntar a um jardineiro como consertar um carro, por exemplo.

O Google tem ferramentas e inteligência artificial o suficiente para saber se o link tem alguma relação. Então, preze por links em contextos.

3. Sites relevantes

Além da contextualização, é preciso se preocupar em encontrar sites que já sejam relevantes em sua área. Nesse caso, é importante levar em conta o DA e PA.

Se um médico de renome recomenda que você use um determinado produto para tratar o seu problema, quais são as chances de você usar? A possibilidade é grande, certo? Mas por que isso acontece?

Porque não é uma simples opinião, e sim uma recomendação de alguém que já é referência no assunto, o que passa maior credibilidade. Com o Google é a mesma coisa.

Ou seja, quando você recebe links de sites que já são autoridades, acaba se tornando uma forma de informar ao Google para ele também considerar o seu.

Então, buscar links externos em sites que tenham referência é uma maneira de reforçar a sua autoridade, o que vai tornar a sua loja virtual mais relevante.

Tenha em mente também que não é a quantidade de links que o seu site recebe que o torna uma referência, mas sim a qualidade.

Em vista disso, é preciso se preocupar em relação aos backlinks tóxicos, ou seja, os que provém de sites de baixa qualidade.

4. Diversidade de domínios

Não adianta você ter vários links, mas que provenham todos do mesmo site. Para o Google, isso não vai ter muito impacto em termos de relevância.

Voltando ao exemplo acima, se mais de um médico recomenda um produto para tratar o problema, as chances de você comprá-lo será quase de 100%.

Afinal, mais de um profissional, que é referência no assunto, recomenda a mesma coisa. Com o Google não é diferente.

Quando mais de um site, que tem relevância, recomenda a sua loja virtual, acaba que ele se torna de maior autoridade.

Saiba que o Google vai medir a popularidade de um site em função da quantidade de links de qualidade que tem apontado para ele.

5. Texto âncora

Texto âncora nada mais é que o texto sobre o qual o link vai estar. O ideal é que esse texto seja composto pela palavra-chave em foco da página.

No entanto, é preciso ter cuidado para não usar sempre o texto em todos os links, pois o Google enxerga isso como uma forma de tentar manipular o algoritmo.

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