Marketing

Marketing visual: conheça a importância para as empresas

Postado por Mandaê

Atualizado em setembro 16, 2022 por Talitha Adde

Marketing visual é toda e qualquer comunicação que acontece por meio de imagens, vídeos, entre outros elementos visuais. A identidade visual do negócio é um dos caminhos usados para trabalhar esse tipo de marketing.

Assim como as pessoas, as empresas também possuem características que as diferenciam umas das outras, e isso envolve diversas características como: seu nome, príncipios, personalidade e aparência.

As cores e outros elementos também são importantes para que as pessoas possam reconhecer a marca no mercado em que atua. Justamente por isso, a identidade visual precisa ser vista como prioridade.

Uma vez que essa estratégia é bem trabalhada, ela ajuda a encantar e converter os clientes. Por outro lado, se for escassa ou estiver mal resolvida não vai colaborar com a empresa, podendo até mesmo afastar potenciais clientes.

Pode ser que os consumidores nem mesmo deem a devida importância ao negócio, por isso, é fundamental pensar com cuidado na identidade visual da marca para que as estratégias de marketing visual tragam resultados.

Para esclarecer melhor o assunto, neste artigo, entenda a importância do marketing visual, como criá-las do jeito certo e como atrair clientes por meio dessa estratégia.

Importância do marketing visual

O marketing visual é importante porque facilita a compreensão de uma mensagem, por meio do uso de recursos visuais, sendo uma estratégia extremamente importante para se destacar entre os concorrentes e crescer no mercado.

Mas algumas pessoas acreditam que basta escolher uma cor para o título, tratar uma fotografia ou encontrar a melhor posição para um botão em um site, mas a verdade é que tudo isso é muito supérfluo quando se trata de marketing visual.

Um fabricante de máquinas de bordar industrial vai usar essas práticas para criar conexão com sua persona, transmitir uma mensagem que considere relevante e alcançar os resultados planejados.

O conteúdo textual também é muito importante, mas quando a mensagem visual é bem elaborada, ajuda a identificar uma ideia rapidamente de maneira objetiva e direta, além de ser recordada por muito mais tempo.

Para entender melhor, pode-se levar como exemplo sua experiência navegando na internet. Ao encontrar um anúncio simples e que tenha uma estrutura desregular é bem provável que nem preste atenção no conteúdo. 

Mas ao visualizar uma peça com a mesma temática, mas com visual impactante, vai dar mais atenção a ela. Sendo possível gerar um interesse em adquirir um produto por conta dessa estratégia.

Com as outras pessoas é a mesma coisa, ou seja, os usuários se interessam por aquilo que se destaca pela apresentação. É justamente por isso que o marketing visual e o texto precisam estar alinhados.

Enquanto a imagem atrai o público, o conteúdo vai manter as pessoas informadas e confiantes em sua marca. Mas não existe um único tipo de marketing que serve para todas as empresas.

Por exemplo, aquilo que funciona bem para um supermercado, pode não ser o mais adequado para um estúdio de ensaio fotográfico família divertido.

Trata-se de uma questão individual e que precisa estar adequada ao ramo de atuação, persona e posicionamento da empresa.

Se o propósito do negócio é atingir um público mais jovem e tecnológico, deve usar cores fortes e elementos que transmitem mensagem com movimento, de maneira rápida e clara.

Agora, se o propósito é falar com o público mais velho, a questão visual será totalmente diferente do negócio que fala com clientes mais jovens.

Mas é importante lembrar que não é porque a marca consegue captar a atenção por meio de uma imagem que vai conseguir manter o leitor engajado.

Tenha em mente que existe uma grande quantidade de estímulos visuais transitando, principalmente no ambiente digital, por isso, antes de mais nada, é necessário saber criar a identidade visual de seu negócio.

Como criar sua identidade visual

Para criar a identidade visual da empresa, é necessário seguir um passo a passo importante com as seguintes práticas:

Definir o público

Definir o público é um passo importante para criar uma identidade visual de sucesso, pois se você não souber com quem vai falar não saberá como se aproximar e nem como abordar sua persona. Dentre as características mais importantes para essa pesquisa estão:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Renda;
  • Profissão.

Outra dica importante é fazer uma pesquisa de mercado, por exemplo, se uma gráfica especializada em banner para doceria for definir sua persona é interessante observar as características do público de seus concorrentes nas redes sociais e em outras plataformas. 

Definir a personalidade da marca

É necessário saber como apresentar a personalidade do negócio visualmente, lembrando que nos canais digitais as empresas não têm a mesma facilidade que teriam com o diálogo boca a boca para transmitir suas ideias.

É por meio de uma identidade visual bem estabelecida que a empresa vai alcançar muito mais do que textos e falas, adicionando tom às palavras.

Criar o logotipo

Grandes marcas possuem um logotipo, mas ele não possui significado por si próprio e depende da relação com outros elementos para criar a identidade visual.

Conforme você vai desenvolvendo a identidade, o público vai associar a empresa ao logo. Entenda que se trata de um processo gradual e que vai muito além de desenhar um símbolo ou escolher a grafia de um nome.

Prefira algo simplificado, seguindo a tendência de que menos é mais vai ficar fácil usar o logotipo em todas as suas campanhas e estratégias, como em uma caneca personalizada para empresa.

Escolher uma boa tipografia

A escolha da tipografia pode ser difícil no processo de identidade visual, principalmente porque as empresas seguem tendências que estão em alta no momento, mas que rapidamente podem se tornar obsoletas.

Fica mais fácil escolher se você limitar as famílias tipográficas em no máximo 3 opções, considerando os propósitos, como título, subtítulo, corpo, entre outros.

Saber combinar as cores

As cores são fundamentais no processo de construção da identidade visual, e existe toda uma psicologia por trás que influencia diretamente na construção da paleta.

A melhor combinação possível é limpa e flexível, além de fornecer opções suficientes para soltar a criatividade, sem sobrecarregar a imagem.

Na hora de definir suas cores, escolha uma cor principal, duas cores primárias, entre 3 e 5 cores complementares e duas cores de destaque, um processo simples mas que pode ajudar uma escola de curso de comunicação pessoal a se destacar no mercado.

Como atrair clientes pelo marketing visual?

Agora que você já sabe como construir a identidade visual da sua empresa, chegou o momento de uni-la com as estratégias de marketing visual para atrair clientes. Algumas formas de fazer isso são:

Investir em design simples

Não é necessário usar estratégias complexas para que o design gráfico seja eficiente. Na verdade, é melhor usar maneiras que possibilitam uma comunicação direta na hora de conversar com o usuário.

Se estiver criando o site do negócio, prefira design de navegação fácil, pois isso permite que o visitante navegue pela página sem maiores dificuldades e de maneira intuitiva.

Otimizar as imagens

As imagens devem ser utilizadas, seguindo as estratégias de SEO para que os conteúdos obtenham bons posicionamentos nos mecanismos de busca e tragam bons resultados para um fabricante de acessórios churrasqueira de tijolo, por exemplo.

Plataformas como o Google possuem um recurso de busca por imagens que ajuda a atrair mais usuários para o site, potencializando as chances de vendas.

Nesse sentido, escolha uma boa palavra-chave para nomear o material e inclua o nome no arquivo da imagem e no atributo alt.

Atualizar-se sobre o mercado

Procure conhecer o seu mercado para identificar tendências de marketing e se inspirar em outras empresas, pois isso ajuda a melhorar e muito as vendas. Práticas como essas ajudam qualquer negócio, como uma gráfica rápida perto de mim.

Ao analisar os concorrentes você poderá ter boas ideias para criar promoções que vão atrair e fidelizar os consumidores.

A internet é uma imensa fonte de cursos sobre empreendedorismo e marketing digital, portanto, aproveite esses materiais para descobrir novas maneiras de criar oportunidades de vendas e aprimorar seus conhecimentos.

Fazer promoções cruzadas

Outra maneira de ganhar visibilidade e atrair clientes é fazer parcerias com empresas de setores diferentes, mas que ofereçam produtos e serviços complementares aos seus.

Por exemplo, uma papelaria especializada em cartuchos de tintas coloridas pode fazer uma parceria com uma marca de impressoras Uv.

Outro exemplo é uma academia que pode produzir materiais em conjunto com um nutricionista ou com uma confecção de roupas de ginástica.

Além de produzir materiais promocionais juntos, podem fazer promoções que vão aumentar as vendas de ambos os negócios consideravelmente.

Considerações finais

Tanto as estratégias de marketing visual quanto a construção da identidade visual do seu negócio são práticas muito importantes para que elas possam se destacar e atrair novos consumidores.

Dentro de um mercado cada vez mais concorrido, ser criativo e saber chamar a atenção das pessoas é imprescindível, e com as dicas ao longo deste conteúdo, vai ficar mais fácil para o seu negócio se consolidar no mercado e faturar com boas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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