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Backlinks: o que são e como usar em na sua estratégia de marketing?

Postado por Mandaê

Atualizado em setembro 12, 2022 por Talitha Adde

Está pensando em criar uma estratégia de marketing digital para o seu site, blog ou loja virtual? Não sabe por onde começar? Saiba que ter uma boa estratégia de backlinks pode te ajudar a alavancar o seu negócio.

Mas o que exatamente é backlink e qual é a melhor forma de adequar essa estratégia em seus negócios digitais? Basta acompanhar esse artigo que iremos tirar todas as suas dúvidas!

Backlink nada mais é que um tipo de hiperlink que sai da página de outras pessoas, mas que redirecionam para o seu site, blog, loja virtual etc.

Trata-se de uma estratégia de grande importância para aqueles que querem ter sucesso em seu negócio, seja ele de qualquer segmento.

No entanto, para que se tenha um bom resultado em SEO, é vital que esses links externos tenham textos-âncoras que fazem sentido com a URL de destino.

Ou seja, deve ser uma estratégia muito bem posicionada, com um conteúdo de qualidade e otimizado. O grande erro de algumas pessoas é não elaborar backlinks que estejam de acordo com parâmetros aceitáveis.

Um bom backlink deve estar em páginas que tenham uma certa relevância em relação ao seu negócio, além de ter um conteúdo otimizado.

É dessa forma que se evita criar backlinks que sejam tóxicos para o seu site, o qual é muito prejudicial e pode fazer com que não se obtenha os resultados que você espera, podendo até ter o efeito contrário.

Uma das melhores formas de conquistar um bom resultado é entender como comprar backlinks de qualidade, uma vez que há uma série de agências que fazem esse trabalho de acordo com os parâmetros corretos.

Dessa forma, ao escolher por essa alternativa, acaba que você tem a garantia de colher bons resultados para o seu negócio digital.

Mas por que a compra de backlinks é uma boa escolha? Porque são profissionais que se dedicam em oferecer o melhor resultado para o seu projeto.

E isso só se torna possível porque essas agências procuram se adequar aos parâmetros aceitáveis pelo Google, que são:

Sites com autoridade

Antes de ganhar links externos, uma agência procura avaliar se o website em questão tem boas métricas, como Domain Authority (DA) e Page Authority (PA).

Essas duas métricas são essenciais para colaborar para que o seu projeto cresça, já que essa é uma forma de você ganhar autoridade de quem já é autoridade para o Google e para outras pessoas.

Materiais de qualidade

Por mais que o site tenha DA e PA alto, de nada vai adiantar se o conteúdo que está o seu link for de baixa qualidade, sem estar otimizado.

O ideal é que o conteúdo seja exclusivo e/ou inédito, a fim de contribuir com o mercado, o que vai agregar ainda mais valor para a sua marca.

Análise de concorrentes

Outra razão para que a compra de backlinks seja uma boa alternativa está no fato de que as agências que fazem esse trabalho se preocupam em analisar os concorrentes. Como assim?

Elas usam a busca orgânica do Google e outras ferramentas para descobrir onde os concorrentes têm relevância, a fim de avaliar as suas estratégias e fazer com que o seu negócio possa superá-los.

Quando uma página está fazendo a linkagem para uma outra, ela está informando para que o Google confie nela também. Ou seja, é uma forma de transferir a autoridade de uma página para outra, e isso se chama “link juice”.

Essa é a razão para que a linkagem interna seja tão importante, fazendo com que a linkagem externa tenha um peso ainda maior no PageRank.

No entanto, ao começar a pensar em suas estratégias de link building, é vital que você saiba que link não é tudo a mesma coisa, há diferenças.

Além da necessidade de ter todos os cuidados citados acima, é importante que o link tenha atributo dofollow, a fim de que a transferência de autoridade seja feita de forma natural e uniforme.

Em relação ao link nofollow, isso quer dizer que não se distribui, de forma igual, à autoridade no site da URL de destino.

Ou seja, isso vai fazer com que apenas algumas das páginas recebam autoridade, enquanto outras não. Por isso que a estratégia de adquirir backlinks é uma boa ideia, porque o profissional que irá fazer esse trabalho é quem deve se preocupar com tudo isso.

Além disso, quanto ao link juice, quanto mais links um site tem, menor será a autoridade que ele transfere.

Sendo assim, há vezes em que é melhor conseguir links dofollow em sites que tenham menos links, mas com boas métricas, como DA e PA.

No início das estratégias de SEO, era bem comum ver artigos artificiais, recheados de blackhats, ocuparem as primeiras páginas do Google.

Inclusive, não era raro ver backlinks que não tinham contexto, apenas para o aumentar o PageRank. No entanto, nos dias atuais, essa estratégia deve ser muito mais refinada.

A fim de oferecer a melhor experiência para o usuário, o Google desenvolveu o algoritmo “Penguin”, que visa analisar a qualidade dos backlinks.

Ou seja, ele consegue avaliar a contextualização dos links, detectar blackhats e spams e, caso note algo errado, penaliza o site.

Em razão disso, cada vez mais vêm sendo necessário prezar por um trabalho de qualidade e que se preocupe em fazer tudo de acordo com as métricas do Google.

Conclusão 

Os backlinks são vitais para que o seu projeto atinja as primeiras posições do Google. Mas, ainda que pareça um trabalho fácil, ele requer alguns cuidados.

Em razão disso, a fim de garantir a máxima qualidade dos seus links externos, uma ótima alternativa é a compra de backlinks.

Afinal, o profissional vai ter todo o cuidado para que o seu negócio suba nas buscas de forma consistente, sem receber punições.

Mesmo porque, caso seu site ganhe muitos links, de forma repentina, num curto espaço de tempo, ele corre risco de ser penalizado.

Ou seja, ganhar backlinks é vital, mas é um trabalho minucioso, que deve ser feito se atentando a todos os detalhes.

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