Logística

O que é logística reversa dos Correios e como contratar?

Postado por Marcela Couto

Atualizado em março 28, 2022 por Talitha Adde

Garantir uma troca e devolução ágil de produtos vendidos pela internet é um dos grandes desafios do e-commerce. Felizmente, existe a logística reversa dos Correios para facilitar esse processo.

Esse serviço permite que mercadorias e correspondências sejam devolvidas ao remetente sem custo para o destinatário. Dessa forma, você consegue realizar trocas e devoluções por desistência ou reparos com eficiência — e garantindo a satisfação do cliente.

Quer entender o que é logística reversa dos Correios, quais são os tipos oferecidos e como contratar? Então, siga a leitura e aproveite o conteúdo! 👀

💡Saiba mais: O que é logística e como funciona?

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    O que é logística reversa dos Correios?

    Logística reversa dos Correios é um serviço de devolução ou troca de mercadorias e documentos oferecido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Ele é utilizado, principalmente, por lojas virtuais que enviam seus produtos aos consumidores por meio da estatal.

    No contexto do e-commerce, chamamos de logística reversa (ou logística pós-venda) o processo que permite que os produtos enviados ao consumidor retornem facilmente até a empresa. Isso ocorre quando o cliente solicita a devolução ou a troca da mercadoria, por diversos motivos.

    De acordo com os Correios, o serviço de logística reversa é prestado em casos de desistência, reparo ou descarte de produtos comprados de fabricantes, comerciantes ou assistências técnicas.

    📹 Veja também: Logística reversa: quem pode fazer e como?

    Como funciona a logística reversa dos Correios?

    A logística reversa dos Correios funciona de forma bastante simples:

    • O lojista envia o produto ao endereço do cliente;
    • O cliente recebe o produto e decide devolvê-lo ou trocá-lo por alguma razão;
    • O consumidor entra em contato com o vendedor e solicita a devolução ou troca por motivo de desistência, reparo ou descarte;
    • O vendedor escolhe uma das modalidades de logística reversa oferecidas pelos Correios (domiciliar ou em agência, simultânea ou não);
    • O lojista gera uma autorização de postagem ou solicita a coleta domiciliar para a devolução do pacote.

    Reforçando que apenas empresas que têm contrato com os Correios podem utilizar esse serviço. No próximo tópico, vamos entender quais são os tipos de logística reversa discriminados acima.

    4 tipos de logística reversa dos Correios

    Na hora de contratar o serviço de logística reversa, o lojista pode escolher entre quatro modalidades diferentes. Confira cada uma delas:

    1. Logística Reversa em Agência (LRA)

    A LRA é o tipo mais comum de logística reversa dos Correios. Nessa modalidade, o cliente deve levar o pacote até uma agência dos Correios para fazer a devolução.

    No guichê, o consumidor deve informar o Código de Autorização de Postagem (E-ticket) enviado pelo vendedor. Dessa forma, o atendente da agência consegue retornar o pacote ao remetente e o cliente não precisa pagar nada por isso.

    A LRA pode ser feita para as encomendas do tipo PAC, Sedex, Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12. O serviço está disponível em qualquer agência dos Correios em dias úteis, de segunda a sábado. 

    2. Logística Reversa Simultânea em Agência (LRSA)

    A LRSA é um serviço que ainda está em implementação nos Correios, que permitirá a devolução e retirada simultânea de produtos pelo cliente em qualquer agência. Nessa modalidade, o vendedor receberá a solicitação de troca e poderá enviar o novo produto antes de receber o anterior.

    Assim que o novo item chegar à agência, o consumidor receberá um aviso para comparecer ao local e fazer a troca das mercadorias no próprio guichê. Então, o pacote devolvido retornará à empresa e o consumidor terá o novo produto na hora, tornando o processo de troca muito mais eficiente.

    A LRSA estará disponível para as encomendas do tipo Sedex, Sedex 10 e PAC.

    3. Logística Reversa Domiciliar (LRD)

    Na LRD, é feita a coleta domiciliar do produto a ser trocado ou devolvido. Ou seja: o carteiro vai até o endereço do consumidor para pegar o produto, sem que o cliente precise se deslocar até uma agência dos Correios.

    Caso o profissional não consiga acessar o endereço, o pedido de coleta é transformado em um E-ticket, que deverá ser levado até a agência para concluir a devolução.

    A LRD permite o agendamento da coleta e está disponível somente para a área de cobertura determinada pelos Correios. As retiradas são feitas de segunda a sexta durante o horário comercial e são aceitas apenas encomendas Sedex e PAC.

    4. Logística Reversa Simultânea Domiciliar (LRSD)

    Por fim, a LRSD também envolve a coleta domiciliar, mas com a troca simultânea do produto devolvido pelo novo item solicitado. O serviço é novo e também está em implementação, assim como a LRSA.

    É o serviço mais cômodo de todos, pois o cliente não precisa sair de casa e recebe o item substituto em seu endereço, ao mesmo tempo em que devolve o outro produto. Nesse caso, o carteiro só entrega o novo pacote se o consumidor devolver o antigo.

    A LRSD vai funcionar em áreas de cobertura específicas e, da mesma forma que a LRD, aceita somente Sedex e PAC.

    Para saber qual dos tipos de logística reversa dos Correios escolher, baixe este material exclusivo da Nuvemshop com um comparativo entre os serviços:

    📘 Confira o e-book: Logística reversa dos Correios: Passo a passo para trocas ou devoluções

    O frete da logística reversa pode ser cobrado do cliente?

    Não, o frete da logística reversa sempre deve ser pago pela empresa remetente. A única hipótese em que o consumidor deve arcar com o custo da devolução é se o produto estiver fora do prazo de garantia ou se o termo de garantia incluir essa condição em suas cláusulas.

    Do contrário, temos duas situações previstas em lei:

    • A devolução em até 7 dias corridos a partir do recebimento do produto garantida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que não exige que o cliente dê qualquer motivo para a desistência (direito de arrependimento);
    • A troca do produto dentro do prazo de garantia sobre defeitos e vícios, que é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis, segundo o CDC.

    Por isso, os custos da logística reversa dos Correios são pagos integralmente pela empresa contratante do serviço.

    Como contratar a troca e devolução dos Correios

    Para contratar um dos serviços de logística reversa dos Correios, sua empresa precisa ter um contrato ativo com os Correios. Para isso, basta fazer seu cadastro no Meu Correios, aceitar os termos e condições, e assinar o contrato com seu certificado digital.

    Depois, você receberá um cartão “Correios Fácil” e poderá usar os serviços com seu CNPJ. Para saber mais sobre o processo de contratação, acesse a página para empresas dos Correios.

    A solicitação do serviço de logística reversa pode ser feita em qualquer dia e horário via Web Service com seu login e senha.

    💡 Saiba mais: Contrato com os Correios e transportadoras: tudo que você precisa saber

    Facilite a troca e devolução no seu e-commerce

    O serviço de logística reversa dos Correios é uma das opções que você tem para garantir trocas e devoluções mais ágeis no seu e-commerce. Para ter uma solução ainda mais completa, você pode optar pela plataforma logística da Mandaê.

    Nosso sistema permite responder com rapidez à solicitação de retorno das mercadorias. Para isso, basta fazer a abertura do pedido no portal da Mandaê por meio da opção “Encomendas”, na aba “Reversas”.

    Depois de buscar pelos dados do destinatário, é só gerar uma autorização de postagem. As modalidades disponíveis são: Reversa Rápida e Reversa Econômica. Feito isso, a plataforma da Mandaê mantém o consumidor final informado sobre os passos seguintes para retornar a mercadoria ao lojista.

    Além disso, você ainda consegue rastrear o pacote durante todo o caminho de volta para a sua empresa.

    Viu como é importante ter uma solução de logística reversa para o seu e-commerce? Então, fale com a gente para contratar o serviço mais eficiente do mercado e evitar dor de cabeça com trocas e devoluções.

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