Logística

O que é redespacho e como funciona?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em março 29, 2022 por Talitha Adde

Quem vende pela internet sabe que enviar um produto com rapidez ao destino final é o que pode garantir que o cliente volte a fazer compras de um mesmo negócio. Por isso, para garantir entregas mais competitivas, muitas lojas virtuais fazem redespacho de mercadorias

Isso significa que o transporte de mercadorias é realizado por, pelo menos, duas empresas de logística diferentes.

Então, pensando em como tornar o envio de produtos de seu e-commerce mais veloz, ao longo deste conteúdo você descobre o que é redespacho e como funciona, além de suas vantagens e desvantagens. Vamos lá? 

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    O que é o redespacho?

    Redespacho de encomendas acontece quando uma transportadora aciona outras empresas de logística para a distribuição de mercadorias.

    O objetivo é reduzir o tempo de envio, atender áreas mais distantes e cumprir com todos os prazos de entregas de um e-commerce. Nesse sentido, o redespacho pode ser contratado para início, a metade ou o final do transporte de uma carga. 

    Por fim, é importante lembrar que todo esse processo deve ser registrado por meio de documentos específicos. Ao longo deste artigo, vamos explicar quais são os necessários para o redespacho.

    Como funciona o redespacho?

    Existem dois tipos de empresas que operam com esse tipo de envio: a redespachante e a redespachada. Vamos entender o papel de cada uma delas a seguir: 

    Redespachante 

    É a empresa logística que tem como responsabilidade se comprometer com a entrega da mercadoria para o cliente final

    Nesse sentido, é a redespachante que contrata outros parceiros logísticos para dar continuidade no envio dos itens. 

    Redespachada

    É o parceiro logístico contratado pela redespachante para finalizar uma entrega. Nesse caso, a empresa fica responsável pela coleta e distribuição de mercadorias.

    Para ilustrar melhor esse fluxo, vamos supor que um cliente compre uma camisa social em sua loja virtual de roupas. No entanto, a cidade em que ele mora não é coberta pela transportadora responsável pela entrega

    Então, a operadora responsável pelo envio (ou seja, a redespachante), coleta os dados do pedido e contrata uma empresa redespachada que atenda a região. Dessa forma, fica garantido a entrega da camisa ao consumidor final. 

    💡Saiba mais: Transportadora para e-commerce: tudo que você precisa saber

    Quais são os tipos de redespacho existentes?

    Além do redespacho tradicional, que acabamos de explicar, existem mais dois tipos de entrega de produtos nesse modelo. Confira a seguir:

    Redespacho intermediário 

    Nesse caso, uma terceira empresa redespachada entra no processo de entrega. Geralmente, essa modalidade é utilizada para entregas em distâncias mais longas

    Subcontratação

    A subcontratação acontece quando uma operadora logística redespachante contrata um parceiro para realizar toda a prestação de serviço, da origem até o destino final. 

    Essa opção é muito utilizada em circunstâncias quando a transportadora responsável pela entrega está com a frota ou equipe reduzida. 

    Quais são as vantagens do redespacho?

    O redespacho pode diminuir o cancelamento de pedidos em uma loja virtual, já que permite a realização de entregas de produtos em todo o território nacional.

    Além disso, esse modelo de envios pode ser uma opção para a sua empresa por outros benefícios. Veja a seguir: 

    Entregas mais rápidas 

    Uma das vantagens do redespacho é a possibilidade de agilizar as entregas. Ao contratar uma outra transportadora para realizar um trecho, é possível otimizar prazos e a operação logística como um todo.

    Redução de custos

    O redespacho de mercadorias pode contribuir para a redução de custos de uma empresa, como a manutenção de frotas e preço de combustível. 

    Isso porque, nesse modelo de entrega, o percurso é dividido com uma ou mais operadoras logísticas.

    Maior competitividade

    Ao realizar entregas em diferentes regiões, o e-commerce consegue aumentar as oportunidades de negócio e, assim, ampliar a carteira de clientes.

    Isso consequentemente gera um crescimento maior na receita e destaca um negócio frente aos concorrentes.

    Pontos de atenção do redespacho 

    Como todo tipo de modelo de envio, é preciso ter pontos de atenção com o redespacho. Por isso, para te ajudar a entender se essa é a melhor opção para o seu negócio, trouxemos os principais. Confira quais são: 

    Prazo de envio 

    Como o redespacho depende de mais de uma transportadora para entregas de mercadorias, é preciso acompanhar se os prazos de envio estão sendo cumpridos

    Pensando nisso, pode ser interessante contar com alguma ferramenta que permita fazer o controle de entregas, como o WMS, software que automatiza e contribui com as operações diárias nos armazéns.

    Integridade da carga

    Além de garantir o prazo de entrega, é preciso entender com a empresa redespachada se ela tem a estrutura necessária para realizar o transporte de determinadas mercadorias.

    Por exemplo, no caso de alimentos que precisam de refrigeração, a transportadora precisa oferecer um caminhão frigorífico.

    💡Saiba mais:  

    Qual a documentação necessária para realizar o redespacho? 

    Cada transportadora envolvida em um processo de entrega por redespacho deve emitir o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

    Para isso, a operadora logística deve se cadastrar na Secretaria da Fazenda do seu estado. Em seguida, a empresa deve adquirir um certificado digital credenciado pela ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). 

    Essa é uma ferramenta obrigatória que vai garantir segurança, confidencialidade e autenticidade às informações do CT-e. 

    Por fim, é preciso que os comprovantes DACTEs (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônicos), gerado sempre que um CT-e é autorizado, seja impresso e anexado junto às mercadorias a serem transportadas.

    Conclusão

    Como vimos, o redespacho é um modelo de entrega de mercadorias efetivo para uma empresa abranger uma maior territorialidade. Cumprindo com os prazos de entrega, essa forma de envio pode aumentar a satisfação dos clientes com um negócio.  

    E, se você procura uma solução logística robusta para o seu negócio, a Mandaê é uma plataforma que atende mais de três mil cidades, sem a necessidade de redespacho. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o serviço. 

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