Negócios

Talent Review: conheça o programa de avaliação de desempenho da Mandaê!

Postado por Mandaê

Atualizado em agosto 18, 2021 por Mandaê

A princípio, o Talent Review é um programa de avaliação de desempenho com o objetivo de analisar a performance de cada colaborador. Entretanto, também é uma forma de valorizar e reter os talentos dentro da companhia.

O time de Gente & Cultura da Mandaê gerencia o programa de avaliação de desempenho. E, embora as análises de talentos incluam a discussão sobre a performance de um colaborador, o Talent Review é um processo de avaliação mais formal, através de um programa estruturado guiado por métricas.

Conheça mais sobre o Talent Review, o programa de avaliação de desempenho da Mandaê, e quais as métricas e metodologias utilizadas.

Como é feita a avaliação de desempenho na Mandaê

Em primeiro lugar, garantir a permanência do colaborador na companhia exige um bom planejamento com avaliações periódicas e ações pontuais que vão muito além de um bom conjunto de benefícios.

Aqui, na Mandaê, o programa de avaliação de desempenho é feito com base nos resultados das avaliações 360° e de acordo com os OKRs (Objectives and Key Results). Além disso, levamos em conta o desempenho frente aos resultados, o alinhamento cultural e comportamental.

Através do programa de avaliação de desempenho é possível identificar pontos fortes e outros que podem ser desenvolvidos pelo colaborador.

Avaliação 360°

A avaliação 360º é um método usado para obter a maior quantidade de informações sobre o desempenho do colaborador, unindo a avaliação do líder, dos colegas, dos subordinados e do avaliado. Utilizamos a plataforma Paycor Talent Development para esse processo.

Entre os pontos analisados na avaliação 360º estão:
  • Capacitação;
  • Atitudes;
  • Habilidades Técnicas;
  • Pontos Fortes;
  • Pontos de Melhoria;
  • Perfil Comportamental.

Além de tudo, as avaliações são feitas de acordo com os nossos princípios de liderança, que refletem o comportamento desejado para cada colaborador em seus objetivos e resultados, juntamente com a Mandaê. Dessa forma, cada pergunta da avaliação mede um princípio de liderança diferente.

Os 6 princípios de liderança da Mandaê são:
  • Busca incansável por evolução – o colaborador procura ser e trazer soluções mais inteligentes, rápidas, eficientes e melhores constantemente.
  • Accountability acima da média – é dono do problema, independente de quem é a culpa e foca na solução.
  • Ganha confiança – fala com clareza, verdade e franqueza.
  • Discordar, mas se comprometer – tem convicção da sua visão e consegue explicá-la com clareza.
  • Flexibilidade, adaptabilidade e resiliência – adapta-se rapidamente às mudanças de prioridades e condições.
  • Trabalho em equipe – cria um ambiente de trabalho colaborativo com liderados, pares e superiores.

OKRs – Objectives and Key Results

Antes de mais nada, o OKRs, traduzindo para o português, é a combinação de Objetivos (O) e Resultados Chave (KR).

Objetivos representam o que deve ser alcançado. São significativos, concretos, orientados por ações e inspiradores. 

Já os Resultados Chave monitoram como chegamos aos Objetivos. São específicos e limitados no tempo, agressivos, porém realistas, mensuráveis e verificáveis. Por isso, aqui, na Mandaê, trabalhamos com cerca de 3 a 5 resultados chaves para cada colaborador.

O OKR é desenhado com base na técnica SMART. Sendo assim, cada letra representa uma característica que a meta deve ter ao ser planejada:

  • Specific = Específico. A meta precisa ser quantificável.
  • Measurable = Mensurável. A meta precisa ser medida.
  • Achievable = Atingível. A meta precisa ser realista.
  • Relevant = Relevante. A meta deve ser relevante para os objetivos da empresa.
  • Time-based = Temporal. A meta deve ser concluída dentro de um prazo determinado.
OKR-avaliacao-de-desempenho

Em resumo, os OKRs dão uma direção clara para a conquista dos números ideais.

A Mandaê utiliza o framework OKR, porque acredita ser uma abordagem simples para alinhar e engajar os colaboradores com metas mensuráveis e alinhadas com os objetivos de crescimento da empresa.

A importância da avaliação de desempenho

É de suma importância para a Mandaê ter um programa de avaliação de desempenho que seja transparente com seus colaboradores.

Feedback é, acima de tudo, o retorno dado pelos líderes para melhorar o desempenho dos colaboradores diante dos resultados da empresa. Acreditamos que proporcionar feedbacks construtivos pode trazer melhores resultados para todos, além de manter o colaborador informado sobre o que funcionou ou não no passado. Dessa forma, ele consegue se preparar para o próximo Talent Review e desenvolver suas competências.

O programa de avaliação de desempenho da Mandaê acontece a cada trimestre ou semestre, de acordo com os alinhamentos estratégicos da empresa. Contudo, apenas colaboradores que possuem mais de seis meses de empresa podem participar.

“Nós de Gente & Cultura vemos no Talent Review uma excelente oportunidade para entendermos enquanto gestores e geridos, sobre nossos pontos de desenvolvimento como empresa, e individual. Quem são nossos talentos internos e o que cada um de nós está buscando. É como um “GPS”. Nos mostra o ponto de partida e o destino de cada um e do conjunto.”, relata Sinara Pintarelli, HR Business Partner da Mandaê.

Junte-se à Mandaê!

A Mandaê está sempre de braços abertos para todos os tipos de talentos. Dessa forma, acreditamos que a pluralidade impulsiona a sermos uma empresa ainda mais forte e culturalmente rica.

Então, que tal conectar sua história à Mandaê e transformar o futuro? Estamos sempre em busca de novos talentos.

Por isso, siga o nosso LinkedIn ou a página de carreiras para saber mais sobre as oportunidades na Mandaê!

Leia também:

+Coworking space: tudo sobre escritórios compartilhados

+MEI: contratar um funcionário exige atenção à lei

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!