Use metas SMART para garantir o crescimento do seu e-commerce
O principal desafio dos mais diversos tipos de e-commerce é garantir o crescimento do negócio e a satisfação do cliente. Em busca desses objetivos, muitas questões passam pela mente do gestor: como melhorar a experiência do usuário? Como ter um site melhor? E como definir estratégias que aumentem o número de vendas e, consequentemente, a receita da loja virtual?
Para garantir a expansão do negócio só há uma maneira: investir em pesquisa e planejamento, e isso inclui a análise de diversos dados para ter insights relevantes e assertivos. Felizmente há uma maneira de alcançar isso mais facilmente por meio das metas SMART.
Metas SMART: o que são e para que servem
O primeiro passo é entender o que são as metas SMART.
SMART é a sigla de Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time based (temporal). As metas SMART, também conhecidas como metas inteligentes, servem para definir os objetivos do negócio concentrando-se na obtenção de resultados, ou seja, ajudam a tornar as metas alcançáveis e realistas.
Pode parecer algo óbvio se pensarmos que todo objetivo visa um resultado, mas, na gestão de uma loja virtual, a definição de uma métrica ou objetivo errado pode causar sérios prejuízos na análise dos resultados e, consequentemente, na conversão de clientes. Por isso é tão importante definir as metas certas, que ajudem a alcançar o sucesso do negócio.
Como aplicar as metas SMART no planejamento estratégico do seu e-commerce
Conheça detalhadamente cada etapa das metas SMART e saiba como inclui-las no planejamento estratégico do seu e-commerce.
Metas SMART – Específico (“S” specific)
Defina um objetivo quantificável para o seu site, como: aumentar o número de leads qualificados em 15%, melhorar a taxa de conversão em 5% e melhorar a satisfação do cliente em 10%.
A análise da taxa de conversão costuma ser uma das mais importantes, pois mede o verdadeiro desempenho do site. Andrew Kucheriavy, CEO e cofundador da Intechnic, empresa especializada em soluções web para e-commerce, afirma que prefere a definição de objetivos relativos (10% mais leads) ao invés de números absolutos (como 1000 leads), pois isso também mede o desempenho do site, independentemente de flutuações no tráfego.
Depois de definir uma meta mensurável, responda as seguintes questões:
- O que exatamente eu quero conquistar com essa meta?
- Preciso da ajuda de outras pessoas? Quais?
- Quais são as minhas limitações para conquistar essa meta?
- O que é indispensável para que eu consiga conquistar essa meta?
Ao raciocinar levando em consideração esses aspectos, você terá mais clareza e direcionamento ao traçar suas estratégias.
Metas SMART – Mensurável (“M” measurable)
Estabeleça critérios concretos para medir o progresso de cada objetivo. Os principais métodos de medição são o acompanhamento de leads por meio da sua plataforma de envio de e-mails, acompanhamento da taxa de conversão (o Google Analytics pode ajudar nisso) e pesquisas com clientes antes e depois de mudanças no design do seu site. Não há como fugir dessa análise: se você não acompanhar o desempenho de cada métrica, não saberá como está o desempenho do seu e-commerce. É como trabalhar no escuro.
Independentemente da meta que queira atingir, o ideal é fazer o acompanhamento dos números baseando-se na meta versus o período de tempo em que quer que ela se concretize.
Metas SMART – Atingível (“A” attainable)
Não adianta definir objetivos muito baixos ou impossíveis de serem alcançados. Para que o seu e-commerce cresça de maneira contínua e progressiva é preciso estabelecer metas reais, que sejam possíveis de atingir.
Aumentar o número de leads de 0 para 100.000, por exemplo, é uma meta real? E quais ações vai desenvolver para que esses leads sejam qualificados?
Para definir metas tangíveis, compare o desempenho atual do seu site, analise se os seus objetivos realmente podem ser atingidos e, o mais importante, reflita sobre como você pode agir para alcançar isso.
Segundo Kucheriavy, as médias do mercado sugerem que é possível aumentar a taxa de conversão em 5% apenas apresentando fotos de melhor qualidade dos produtos, vídeos e depoimentos de clientes. Um adicional de 10% pode ser conquistado por meio de publicidade paga e SEO para aumentar o tráfego. Além disso, testes de usabilidade sugerem que o uso de user experience design (UX) para melhorias no site pode resultar no aumento da satisfação do cliente em 10% ou mais.
Metas SMART – Relevante (“R” relevante)
Pare e pense: por que determinada meta é importante para o seu negócio? Em que vai ajudar a alcançar a visão e missão da empresa? Ela está de acordo com as necessidades da empresa e dos clientes?
Para obter essas respostas, é importante analisar se cada meta é consistente com os outros objetivos que você estabeleceu a curto e longo prazo. Por exemplo, o aumento de 5% nas vendas da sua loja virtual está alinhado com a meta da empresa de aumentar a receita em 10% no próximo ano?
Como você viu, o ponto-chave aqui é analisar a relevância dos seus objetivos de acordo com o todo. Por isso é tão importante definir metas reais, que sejam fundamentais para o crescimento do seu e-commerce, e acompanhá-las constantemente.
Metas SMART – Temporal (“T” time based)
Defina prazos para as suas metas, assim você terá um alvo claro para trabalhar. Mas, lembre-se: o prazo também precisa ser realista, ou seja, deve ser determinado por um período em que seja possível alcançá-las.
“O aumento de 20% em leads provenientes do seu site vai começar com o percentual inicial de 10%, resultante de melhorias que você pode realizar no design do site em 6 meses, contando a partir de agora. Os outros 10% serão resultado do tráfego adicional para o site através de publicidade paga e SEO, que vai demorar pelo menos mais seis meses para produzir resultados desejáveis”, explica Kucheriavy.
Como você pode ver, a elaboração de um calendário é fundamental para atingir seus objetivos, mas é essencial que os prazos sejam condizentes com a realidade. No exemplo dado por Kucheriavy, é preciso levar em conta não só o tempo que vai demorar para redesenhar o site, mas também levar em consideração que o resultado de algumas ações, como SEO, pode não ser imediato.
Objetivo das metas SMART: definir metas assertivas é o que realmente importa
Todos os tópicos que garantem a eficiência das metas SMART envolvem a definição das principais tarefas do dia a dia para acompanhar o progresso da empresa e chegar ao objetivo final.
Na gestão de um e-commerce, muitas vezes é preciso lidar com recursos escassos, tanto de mão de obra quanto de investimento, tornando o desafio do crescimento ainda maior. No entanto, vale lembrar que nenhum império se ergueu sozinho, todo grande negócio teve um começo muitas vezes modesto, que exigiu inovação, criatividade e um olhar perspicaz para alçar o crescimento. Para implementar as metas SMART em seu negócio:
- Defina as suas principais metas.
- Determine as tarefas que precisará realizar para alcançar essas metas.
- Alcance seu objetivo.
Coloque esses passos em prática e siga confiante rumo aos seus objetivos.
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