E-commerce

O que é unboxing e como fazê-lo?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em janeiro 18, 2022 por Talitha Adde

Você sabia que conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que manter um atual? Pelo menos é o que afirma o norte-americano Philip Kotler, considerado o “pai do marketing moderno”. Por isso, investir em estratégias para fidelizar consumidores, como o unboxing, pode ser uma excelente oportunidade para aumentar vendas.

Resumidamente, a ação, que faz parte da etapa final de uma compra, tem o objetivo de transformar o momento de tirar um produto da embalagem em uma experiência marcante e positiva para o comprador. 

Então, quer saber como transformar esse momento em uma ocasião especial e por que investir em unboxing? Continue com a leitura deste conteúdo e confira todas as dicas! Vamos lá?  

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    O que é unboxing? 

    Unboxing, em tradução livre para o português, significa “tirar da caixa”. A estratégia corresponde à abertura de uma embalagem de um produto

    Na maioria das vezes, essa ação é filmada pelo consumidor ou por um influencer digital para ser publicada em redes sociais. O objetivo é divulgar impressões e opiniões sobre a mercadoria adquirida. 

    Por isso, empresas de diversos segmentos começaram a investir em uma experiência diferenciada de unboxing para aumentar a satisfação dos consumidores com suas marcas. Dentre as estratégias, podemos destacar: 

    • Embalagens personalizadas; 
    • Recados escritos à mão; 
    • Distribuição de brinde;
    • Entre outros. 

    Como já mencionado, o unboxing é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes

    Quais são as vantagens do unboxing? 

    Agora que você já sabe o que é unboxing, vamos entender quais são as principais vantagens dessa estratégia para o seu negócio. Confira a seguir: 

    Aperfeiçoar a imagem da marca 

    Investir em uma embalagem de entrega personalizada ou com um diferencial de mercado agrega valor à compra

    Isso porque mostra ao cliente que investiu em uma experiência única, justificando preços mais altos. 

    Por exemplo, se você vende produtos de higiene pela internet, uma dica é investir em uma embalagem que facilite a usabilidade do usuário com o item, como a linha Sou, da Natura: 

    Neste caso, a empresa criou um design com material flexível para o consumidor utilizar até a última gota do produto. 

    💡 Saiba mais: Embalagens sustentáveis: por que elas são o “must-have” do e-commerce?

    Melhorar a primeira impressão 

    Imagine, no exemplo de loja de produtos de higiene acima, anexar dicas de cuidados pessoais impressos na embalagem. Ou, se você vende comida pela internet, oferecer uma sobremesa como brinde para os seus clientes. 

    Iniciativas como essas surpreendem os seus clientes de forma positiva quando fazem o unboxing de produtos. Além disso, o consumidor pode se sentir valorizado e criar uma relação afetiva com a marca

    Incentiva o marketing boca a boca 

    Marketing boca a boca, ou buzz marketing, é a propaganda que uma empresa recebe de forma espontânea, fruto da satisfação dos clientes. 

    Uma boa experiência com unboxing incentiva esse tipo de divulgação, já que muitas pessoas compartilham as suas experiências em redes sociais. 

    Como oferecer uma boa experiência de unboxing? 

    Antes de criar uma experiência de unboxing, você deve conhecer o seu público-alvo. Para isso, determine idade, entenda qual é a melhor forma de comunicação, suas preferências etc. 

    A partir daí, você pode criar estratégias para melhorar a ação de unboxing. Confira as dicas a seguir: 

    Aposte em uma embalagem personalizada 

    Ter uma embalagem personalizada pode ser a primeira etapa para criar uma boa impressão. 

    Aqui, considere que além de um design inovador, o pacote deve proteger a encomenda. Utilize plástico bolha e certifique-se que o produto não quebre durante o trajeto de logística. Caso o contrário, o cliente pode não voltar a fazer compras com você. 

    💡 Saiba mais

    Escreva recados à mão 

    Escrever recados à mão estreita o relacionamento do seu negócio com o cliente, além de deixar a compra mais pessoal. O Nubank, por exemplo, é conhecido por essa prática: 

    Essa dica, além de valiosa, tem um custo praticamente nulo.

    Distribua brindes 

    Quem diz que não gosta de ser surpreendido por um brinde que atire a primeira pedra. Então, utilize essa vantagem ao seu favor!

    Aqui, não precisa ser um item de valor agregado. A função desta ação está em demonstrar o cuidado do seu negócio com o cliente no pós-venda

    Se você vende produtos de jardinagem pela internet, por exemplo, que tal enviar um cartão-semente para plantar em casa? Ações como essa aumentam a satisfação do cliente com a sua marca. 

    Ofereça cupons de desconto 

    Na mesma ideia do brinde, você pode oferecer um cupom de desconto para uma próxima compra impresso na embalagem. 

    Essa é uma forma de incentivar o consumidor a fazer outra compra em sua empresa, aumentando as chances de fidelização.

    Por que investir em unboxing? 

    Durante uma compra online, o relacionamento entre a marca e um consumidor é totalmente virtual. Por isso, ter uma experiência memorável de unboxing é essencial para criar uma conexão pessoal com o seu público. 

    Além disso, uma estratégia bem elaborada pode incentivar o compartilhamento da sua marca e novas compras. Por isso, crie uma ação que surpreenda o seu comprador. 

    Por fim, caso queira mais dicas de como melhorar o pós-venda da sua loja virtual, recomendamos a leitura do artigo Experiência do cliente: dicas de como encantar na hora da entrega

    Gostou? Compartilhe!