Negócios

5 dicas para começar seu negócio com pouco dinheiro

Postado por Mandaê

Atualizado em abril 18, 2021 por Mandaê

1413842204-no-money-start-business-no-problemQuando começou a Leloo Bonecaria, a paulistana Janine Gabriele, 36 anos, tinha pouco dinheiro para investir na sua ideia. Desempregada já há algum tempo, ela se dedicou a se especializar na produção de bonecas artesanais. Seu investimento? 0! Ela usou materiais que tinha dando bobeira na sua casa e com eles fez sua primeira peça, que foi vendida por R$ 100.

Agora, depois que o sucesso da Leloo começou a aparecer e dar frutos, Janine reflete e dá dicas para outros empreendedores de como começar com pouco. Confiram:

1. Na falta, use aquilo que você tem
Aproveite recursos que você tem em mãos na falta de dinheiro para investir. Esses recursos podem ser físicos, aqueles necessários para criar seus produtos, ou contatos que possam te ajudar a tornar seu negócio realidade.

2. Invista na sua capacitação
Uma coisa que irá diferenciar sua empresa independentemente do capital que você tem disponível é o conhecimento que você tem para criá-lo. Dedique-se aos estudos, seja em administração ou cursos específicos para sua futura área de atuação. Isso irá compensar no resultado final.

3. Faça um planejamento financeiro
Com muita dedicação, o dinheiro irá começar a entrar. Mas para quem começou com nada, há uma grande chance de você se empolgar e gastar indevidamente o que você fatura. Portanto um planejamento financeiro é essencial para saber em que investir, em que esperar e quanto guardar.

4. Comece pelas redes sociais
Não tem dinheiro para investir em divulgação, comece pelo Facebook. Ele é uma excelente ferramenta de negócios e marketing. Na falta de uma loja virtual própria, coloque seus produtos a venda em marketplaces. Se ele for específico para área da sua atuação, melhor ainda!

5. Conquiste clientes com gentileza
Atendimento gentil, rápido e atencioso aumentam suas chances de conquistar e fidelizar clientes. O retorno virá em vendas e com marketing boca a boca.

Gostou? Compartilhe!