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Etapas de investimento em startups

Postado por Nuvemshop Acesso

Atualizado em agosto 9, 2022 por Nuvemshop Acesso

Conheça os três estágios principais e como conseguir investimento neles

Ao iniciar uma startup, a melhor forma de fazer ela crescer e progredir no mercado é recebendo rodadas de investimentos. A partir deles, os empreendedores podem apresentar o seu projeto aos investidores e, assim, obter capital para aplicar no negócio.

Mas, no universo das startups, existem diversos tipos de investimentos que você recebe das empresas. Um deles é o investimento em venture capital, onde investidores de risco aplicam seu dinheiro em empresas novas visando expandir e alcançar o potencial máximo do negócio.

Esse investimento pode ser aplicado em diferentes etapas de investimento que acontecem no mercado de venture capital. No texto abaixo, você conhecerá mais sobre elas.

Etapas de investimento no mercado de startups

Basicamente, existem três etapas de investimento diferentes que acontecem no mercado. São elas o Seed, o Early Stage e a etapa de Growth. Cada uma delas possui diferentes valores que normalmente são investidos e estão aliados a diferentes etapas de crescimento do negócio.

A seguir, você conhece melhor sobre essas etapas a partir do ponto de vista da equipe da G2D Investments, uma das maiores investidoras de venture capital do Brasil, com atuação nacional e internacional, que concedeu uma entrevista exclusiva para a produção deste artigo.

Seed

As startups que estão na etapa Seed de investimentos são aquelas que estão no momento de pré-receita. Ou seja, elas estão ainda validando a sua ideia para levantar fundos e, assim, desenvolver melhor o produto ou conceito em relação a ela.

Geralmente, são focadas na criação de um Produto Mínimo Viável, também conhecido pela sigla MVP (Minimum Viable Product), que basicamente é uma versão simples de um produto ou serviço com as funcionalidades mais básicas para verificar a aceitação do mercado sobre ele.

Por estarem em fase de desenvolvimento do negócio ainda, quando estão sendo feitos testes para entender se o produto ou serviço será um sucesso, elas acabam sendo um investimento mais arriscado, pois as chances de fracasso são maiores.

Early Stage

Já as empresas na etapa de Early Stage costumam já possuir um bom protótipo ou um modelo do produto ou serviço já testado. Isso significa que elas possuem um material que encantou seu público e que por isso tem grandes chances de ser bem-sucedidas.

Nessa etapa, a empresa está iniciando a comercialização dos produtos e aplicando suas estratégias de marketing e vendas. No entanto, ela pode ainda não ser lucrativa por estar em um dos primeiros estágios de crescimento.

Sendo assim, para que o negócio Early consiga levantar investimentos, a equipe da G2D Investments indica que ela “tenha bons fundamentos, como receita, base de clientes e crescimento saudável […]. Além disso, é provável conseguir esse financiamento junto a fundos que já conhecem o mercado ou tipo de negócio da empresa.”

A partir da entrevista, também foi possível conhecer um passo a passo para conseguir ter investimentos. Segundo a equipe “[…] o primeiro passo é colocar a própria casa em ordem, avaliar a situação real do negócio e as suas perspectivas. Depois, é necessário buscar investidores alinhados com a visão da empresa e que possam acrescentar expertise à operação.”

Growth

Por fim, a etapa de Growth é quando a startup está realmente crescendo e recebendo lucros do seu serviço ou produto. Aqui a startup está se consolidando e possui processos padronizados e estratégias eficientes que realmente funcionam para ela e atraem os resultados esperados.

Esse estágio é considerado como o de maturidade, pois a empresa conseguiu validar seu modelo de negócio e agora está com um crescimento sólido e uma boa cartela de clientes.

Além disso, seus times de vendas e marketing conseguem atrair bastante clientes para promover o crescimento do negócio.

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