
Postado por Talitha Adde
Padrão
Postado por Talitha Adde
Ordem de serviço é um documento que formaliza o trabalho a ser prestado para um cliente. Em outras palavras, ela descreve e direciona uma empresa terceirizada a desempenhar uma tarefa.
Entre os diversos fatores que contribuem para o sucesso de um negócio, a organização está entre os principais. Então, para quem tem o interesse em manter todos os processos da empresa alinhados, é necessário adotar práticas de controle, como a emissão de ordem de serviço.
O documento é fundamental para organizar demandas e solicitações entre as atividades internas e as empresas que prestam serviços terceirizados para o negócio, como fornecedores, parceiros logísticos etc.
Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre a emissão da ordem de serviço: o que é, para que serve e como fazê-la. Está pronto para começar? Então, vamos lá!
Ordem de serviço é um documento que formaliza o trabalho a ser prestado para um cliente. Em outras palavras, ela descreve e direciona uma empresa terceirizada a desempenhar uma tarefa.
Nesse sentido, o registro permite a oficialização de atividades, como transporte de mercadorias, limpeza, compra de produtos de fornecedores, criação de campanhas publicitárias, instalação de softwares, entre outros.
Fora isso, deve ser emitida após a negociação do serviço a ser prestado ser concluída, isto é, quando o pagamento é efetuado.
De forma resumida, a ordem de serviço serve para que as prestadoras de serviço consigam se planejar e atender a solicitação, mantendo o fluxo de trabalho da empresa contratante sob controle.
O documento serve para profissionalizar a gestão de uma empresa, ao permitir a documentação de todo o processo que compõe a entrega de um serviço terceirizado.
Nesse sentido, o documento informa qual serviço será prestado, para quem e quando, quais materiais e mão de obra serão necessários, qual será o valor e outros detalhes para dar início na atividade de forma objetiva e organizada.
Por fim, a ordem de serviço funciona como um guia para orientar cada etapa do trabalho e marcar o início da prestação de serviço.
Além disso, com o documento, fica mais fácil de gerir os processos referentes aos trabalhos prestados para uma empresa.
De forma geral, os tipos de ordem de serviço variam conforme o negócio e a sua necessidade. A seguir, explicamos sobre cada uma:
Esse tipo de ordem envolve todo o trabalho de manutenção do espaço de trabalho ou em maquinários. Refere-se a substituição de um computador, por exemplo, reparos nas instalações, revisões de softwares etc.
Já a ordem de serviço de evento tem relação com a organização de uma celebração na empresa. Ou seja, descreve tudo o que é necessário para que o fornecedor possa organizar uma comemoração de fim de ano na companhia, por exemplo.
Esse tipo de documento está relacionado com a criação de uma solução nova para um negócio. Por exemplo, a integração de uma nova forma de pagamento no site de uma empresa ou a contratação de uma agência de publicidade para fazer as redes sociais do negócio.
Ao ter as ordens de serviços registradas, é possível fazer o acompanhamento do status de todos os pedidos que estão sendo executados. Além disso, é importante para:
Por esses motivos, é importante utilizar a ordem de serviço como uma ferramenta de gestão de um negócio.
De forma geral, a ordem de serviço deve reunir as seguintes informações:
Além disso, o documento deve oferecer alguma contextualização sobre o trabalho a ser realizado.
Por exemplo, deve explicar o problema ou a razão do serviço, principalmente no caso de ordens de manutenção.
Hoje, a maioria das empresas já aderiu ao modelo do documento no formato digital. Para isso, plataformas de gestão de negócios já disponibilizam gratuitamente os documentos, como a Conta Azul e a Produttivo.
Mas se você preferir fazer o seu próprio controle de ordem de serviços, a dica é criar uma tabela no Excel ou um documento no Word. Aqui, lembre-se de incluir:
Ao longo deste artigo, vimos como a ordem de serviço é possível organizar a capacidade de produção da equipe, garantir a entrega no prazo, calcular precisamente os materiais necessários para o serviço e também a precificação das atividades contratadas.
E, se você pretende vender pela internet, a dica é criar sa loja virtual na Nuvemshop, uma plataforma de e-commerce completa que oferece todos os recursos para montar seu negócio do zero, sem precisar de conhecimentos técnicos.