Marketing

NPS: como grandes empresas medem a satisfação de seus clientes

Postado por Mandaê

Atualizado em maio 26, 2022 por Nuvemshop Acesso

De forma resumida, a fórmula para calcular o NPS é:  NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente. Em outras palavras, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.


O NPS, também conhecido como Net Promoter Score, é utilizado em grandes empresas por todo o mundo para medir a satisfação e lealdade dos clientes, o que ajuda a identificar problemas no negócio e, ao mesmo tempo, a melhorar o índice de pessoas que voltam a realizar novas compras.

Um exemplo clássico do potencial dessa metodologia vem da American Express. Em 2005, a empresa deu um salto após realizar uma simples mudança na forma como direcionava o atendimento ao cliente. Ao invés dos colaboradores se perguntarem “Como posso resolver essa chamada?”, foram instruídos a pensar “Como posso fazer para que esse cliente deseje recomendar a American Express a seus amigos?”.

Essa mudança funcionou. Segundo Jim Bush, presidente da diretoria corporativa, os clientes mais propensos a recomendar a American Express gastavam cerca de 10 a 15% mais do que os outros e tinham quatro vezes mais probabilidades de continuar com a empresa.

Em solo brasileiro, a varejista online Netshoes deve parte do seu sucesso ao estrondoso nível de satisfação dos seus clientes. É comum ver comentários, inclusive nas páginas de produtos do site, elogiando o atendimento ao cliente e a logística da empresa. Entre os e-commerces do país, a Netshoes tem a primeira colocação no ranking de NPS, com 68 pontos.

Só por esses rápidos cases é possível mensurar o quanto sua empresa pode ser beneficiada com a adoção e análise do NPS – e isso independe do porte do seu e-commerce ou quantidade de funcionários. Confira abaixo mais detalhes.

O que é NPS?

O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia criada em 2003 por Fred Reichheld, diretor da renomada empresa de consultoria e gestão Bain & Company.

Inspirado pelo método utilizado pela equipe da Enterprise Rent-A-Car para medir a satisfação dos clientes, Reichheld se propôs a desenvolver uma pesquisa mais simples e direta, que se tornaria uma métrica para a rentabilidade de qualquer negócio.

Após dois anos de estudos, o pesquisador descobriu que uma única questão pode, de fato, servir para medir e gerenciar a lealdade do cliente sem a complexidade dos modelos tradicionais de pesquisa de satisfação. E o melhor: ser realmente útil para o crescimento e sucesso de uma empresa.

A pergunta é: “O quanto você recomendaria [insira o nome de sua empresa] a um amigo ou colega?”

Como você pode ver, não é exatamente sobre a satisfação do cliente ou sua lealdade, mas simplesmente sobre a disposição do cliente recomendar um produto, serviço ou empresa para outra pessoa.

Afinal, quanto mais clientes satisfeitos, mais promotores da marca a empresa terá e, consequentemente, mais recomendações positivas. Assim, aumenta a taxa de retenção, diminui o churn rate (percentual de clientes que deixaram de consumir seus produtos a cada mês) e ainda conquista mais clientes – se você quiser fazer uma análise mais profunda da sua retenção de clientes e churn rate, baixe grátis o nosso material completo de Análise Cohort.

Todo o processo de criação do NPS foi descrito por Reichheld em um artigo para a Harvard Business Review, The One Number You Need to Grow, que, após seu enorme sucesso, deu origem ao livro A Pergunta Definitiva 2.0.

Como funciona o NPS?

O NPS mensura os promotores e detratores do negócio, produzindo uma medida clara do desempenho da empresa através da ótica dos clientes.

Esse indicador é coletado através de uma pesquisa que faz aos participantes a pergunta desenvolvida por Reichheld: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade que você recomendaria [nome da empresa] para os seus amigos, familiares ou colegas de trabalho?”.

As respostas são divididas em três categorias: os clientes que dão até 6 são os detratores, aqueles que dão 7 ou 8 são chamados passivos ou neutros e os que indicam 9 ou 10 são os promotores.

Detratores (de 0 a 6): são clientes insatisfeitos que podem falar mal das empresas para outras pessoas e não realizar novas compras.

  • O que o cliente pensa ao dar essa nota: “minha experiência com essa empresa foi frustrante e não tenho o menor interesse em ter contato com ela de novo”.
  • O que a empresa faz para ganhar essa nota: oferece um serviço ruim, como uma entrega atrasada ou mal rastreada, e um atendimento que não responde às dúvidas/problemas do cliente.
  • Como a empresa muda essa nota: reconhece seu erro e se desculpa por ele. Tenta resolver imediatamente a situação e, se não for possível, procura reverter a imagem de outra maneira. É importante agir rapidamente aos seus comentários para mantê-los como clientes e não prejudicar a imagem do seu negócio.

Neutros ou passivos (7 ou 8): são clientes satisfeitos com uma empresa ou produtos, mas que não chegam a amá-la. Se o produto de outra loja chamar atenção, eles podem comprar em seu concorrente facilmente.

  • O que o cliente pensa ao dar essa nota: “gostei muito do serviço, mas tive um problema que impediu que eu tivesse uma experiência ótima”.
  • O que a empresa faz para ganhar essa nota: não se preocupa com todos os detalhes do processo de compra. Isso pode estar em pontos como atendimento, experiência de navegação e entrega.
  • Como a empresa muda essa nota: cruzando e analisando todos os processos de compra e descobrindo em qual deles há problemas. Depois, buscando soluções para resolvê-los. Ao receber a nota desses clientes, responda-os buscando informações que o ajudem a entender os prós e os contras que o deixaram na neutralidade.

Promotores (9 ou 10): são fãs da  empresa, muito mais propensos a recomendar seus produtos para os outros, permanecer como clientes e gastar mais dinheiro com novas compras.

  • O que o cliente pensa ao dar essa nota: “recomendo essa empresa, pois tive uma experiência muito positiva com os seus serviços”.
  • O que a empresa faz para ganhar essa nota: valoriza as necessidades do seu cliente e pensa em estratégias para mantê-lo encantado.
  • Como a empresa mantém essa nota: com atendimento de qualidade, que se antecipe a possíveis problemas. Assume erros e cria soluções para eles e pensa em formas de agradar seu promotor. Lembre-se de agradecer àqueles que atribuíram essa nota à sua empresa.

Quando nem todos os clientes respondem à pesquisa, as empresas costumam desconsiderar esse grupo e reduzir o número total de respondentes. Outra alternativa é colocá-los no grupo de neutros, já que devem ser trabalhados para não se tornarem detratores e, no futuro, possam promover a marca.

+ Principais indicadores de desempenho para o sucesso do seu negócio

Usar o NPS ajuda na estratégia

O Net Promoter Score tem sido amplamente usado pelas empresas que querem medir a satisfação dos clientes de maneira rápida.

Entre as vantagens de usar o NPS como ferramenta para avaliar a imagem da empresa diante dos clientes estão:

  • Praticidade e simplicidade: o sistema é extremamente fácil de ser implementado e analisado e sua divulgação pode ser feita nas plataformas que a empresa já utiliza. Do ponto de vista do cliente, responder a apenas uma pergunta também é sinônimo de praticidade.
  • Avaliar a concorrência: quanto maior o número de empresas usando NPS, mais fácil fica para acompanhar o posicionamento do mercado de maneira igual.
  • Aceitação do cliente: por ser uma única pergunta, a chance de resposta é maior. Isso sem falar que ela se torna mais assertiva ao evitar que o cliente fique em dúvida sobre qual resposta dar.

Quando as empresas usam o NPS

Estabelecer um critério para o disparo da pesquisa é importante para garantir que todas as respostas estejam alinhadas com a jornada do cliente – e cada empresa é responsável por determinar qual etapa deseja avaliar. Entre as mais comuns estão:

  • Serviço: para que o cliente avalie o serviço que a empresa presta. O objetivo é descobrir qual é a percepção deles sobre o negócio. As empresas costumam solicitar essa avaliação depois que os clientes finalizam uma compra ou recebem um produto.
  • Produto: nesse caso, a pesquisa NPS mostra a opinião e percepção dos clientes sobre produtos específicos e o momento em que ela é enviada é determinada pelo produto que foi comprado: se for um eletrodoméstico, por exemplo, é preciso tempo para que o consumidor possa avaliá-lo. Já se se trata de comida, a avaliação é enviada instantaneamente.
  • Atendimento: muito usado por empresas que querem avaliar um dos maiores pontos de queixa dos clientes. Aqui as respostas são indicadores para que o time saiba das forças e fraquezas da área e busque melhorias.

Como calcular o NPS?

De forma resumida, a fórmula para calcular o NPS é: 

NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente

Por exemplo, em uma pesquisa com 50 pessoas respostas, 25 deram notas 9 e 10 (promotores), 20 deram notas 7 ou 8 (neutros) e 5 deram notas de 0 a 6 (detratores). Nesse sentido, o cálculo de NPS deve ser: 25 (promotores) – 5 (detratores) ÷ 50 (número total de pessoas que responderam) = 40%.

Além disso, hoje já existem empresas que disponibilizam softwares que fazem o cálculo do NPS automaticamente. Eles permitem a coleta de opiniões a partir de uma base de clientes e disponibilizam as respostas em um painel de controle com relatórios que ajudam a entender a situação do negócio na visão de seus consumidores.

Essa é a maneira mais usada atualmente pelas empresas para calcular seus NPS. Além de prática, é assertiva e segura.

O que é considerado um bom NPS

A média de um bom NPS pode variar de acordo com o ramo de atuação e o segmento da empresa, mas, de forma geral, existe a seguinte escala de classificação:

NPS entre 75 e 100 – Excelente: extremamente difícil de ser alcançado, estar neste nível faz das empresas referências em seus mercados. Além de ser para poucos, se manter aqui é um grande desafio
NPS entre 50 e 74 – Muito bom: extremamente difícil de ser alcançado, estar neste nível faz das empresas referências em seus mercados. Além de ser para poucos, se manter aqui é um grande desafio.
NPS entre 0 e 49 – Razoável: o nível razoável exige grandes cuidados da empresa. Aqui o trabalho de imagem deve ser prioridade, já que as chances de modificar o NPS são maiores.
NPS entre -100 e -1 – Ruim: ter um NPS entre -1 e -100 é um grande problema para a empresa, pois a insatisfação do cliente se dissemina entre amigos e familiares. Tomar uma ação emergencial é extremamente importante para reverter esse quadro.

É importante lembrar que, embora haja a escala de referência, cada empresa deve avaliar sua nota comparada ao mercado em que atua. Aqui a dica é sempre ficar de olho no número dos concorrentes.

A Opinion Box, plataforma dedicada à realização de pesquisas de opinião, e a Tracksale, ferramenta para gestão de pesquisas de satisfação de clientes, realizaram uma análise do NPS dos principais e-commerces brasileiros. Veja o ranking das empresas posicionadas da 1ª a 12ª posição:

1- Netshoes
2- Submarino
3- Americanas.com
4- Amazon Brasil
5- Walmart
6- Saraiva
7- Pontofrio.com.br
8- Extra.com.br
9- Magazine Luiza
10- Dafiti
11- Casasbahia.com.br
12- FNAC

Vantagens das empresas com promotores de marca

Obviamente nenhuma empresa quer ter detratores como clientes, mas o oposto não representa só um alívio, como também uma grande oportunidade. Conheça algumas vantagens das empresas que têm a maior parte de seus clientes com nota entre 9 e 10:

Recomendações: um grande benefício da marca com promotores é a “publicidade gratuita” que esse grupo faz. Por isso a felicidade dos seus clientes está diretamente ligada à felicidade dos seus negócios.

Trocas: um cliente extremamente satisfeito é fiel à marca e, por isso, dificilmente procura pela concorrência.

Valores: o promotor não escolhe a marca pelo preço, mas sim pela experiência que ela proporciona a ele. É por isso que os reajustes ou preços altos em lançamentos de produtos não os incomoda tanto.

Como implementar o NPS?

Para implementar o Net Promoter Score, primeiro é preciso determinar o público – se a pesquisa é feita com toda a base de clientes ou se é segmentada – dependendo do ramo do negócio, ela pode ser dividida entre regiões ou perfis, que devem estar relacionados às estratégias de negócio. Depois, é preciso determinar com qual frequência a pesquisa e o cálculo de NPS serão realizados. Mais importante que adotar esse modelo de avalição é fazer um acompanhamento constante do desempenho e traçar estratégias que possam melhorar os números obtidos, além de ter uma  amostra exata e representativa dos seus clientes. O Kissmetrics, por exemplo, envia um questionário de NPS 45 dias após o cliente se tornar um usuário pago e, depois, novamente a cada 6 meses.

Já o SurveyMonkey auxilia no disparo automático da pesquisa. Ele disponibiliza um plano gratuito, com perguntas e respostas limitadas, para a criação de questionários de NPS online. No entanto, também existem as ferramentas Promoter.ioAskNice.ly e Wootric que oferecem testes gratuitos.

Com as respostas e o cálculo do NPS em mãos, é preciso ter em mente que o importante não é o número em si, mas como a empresa acompanha seus feedbacks, busca resolver os problemas dos clientes insatisfeitos e efetivamente reduz seu churn. 

É importante sempre lembrar que o NPS é apenas um ponto de partida para melhorar a experiência dos clientes e estabelecer um relacionamento profundo, que busque atender às suas necessidades da melhor maneira possível.

Como melhorar o NPS?

De acordo com Jennifer Rowe, Gerente de Documentação Sênior do Zendesk, por mais assustador que seja, ter o feedback honesto do cliente é o primeiro passo para a melhoria. A executiva indica algumas práticas para melhorar o NPS:

  • Busque compreender melhor o motivo pelo qual os detratores correm o risco de não voltarem mais à sua empresa, o que impede os neutros de a recomendarem e porque os promotores amam o seu negócio.
  • Desenvolva um plano de ação para resolver os problemas atuais do cliente. Tente converter os passivos em promotores. Em relação aos detratores, concentre-se nos mais altos (scores de 4 a 6) e trabalhe para movê-los, no mínimo, para o grupo dos passivos.
  • Faça manutenções preventivas: ao invés de perder a esperança com um cliente que classificou sua empresa com nota 0, entenda o que o motivou a isso e evite desde o início que outros clientes se tornem zeros.
  • A mensuração e melhoria do NPS é um investimento a longo prazo. Continue trabalhando para oferecer uma boa experiência aos seus clientes e, assim, aumentar suas taxas de retenção e fidelização.

+ Invista no pós-venda como estratégia de fidelização de clientes

Conte com a Mandaê para melhorar o NPS do seu negócio?

A Mandaê é uma plataforma logística que oferece uma solução completa aos e-commerces, com coleta sob medida e um painel exclusivo para monitorar os envios, prevenir e solucionar ocorrências. O painel da Mandaê possibilita várias tratativas em uma única ferramenta, como a situação dos envios, a situação dos tickets abertos e as solicitações de logística reversa.

Neste painel, o e-commerce tem visibilidade sobre o que está ocorrendo com suas encomendas para prevenir ocorrências e, em caso de imprevistos, solucioná-las de maneira fácil e eficiente. Essa facilidade contribui para o aumento do NPS, pois os imprevistos podem ser resolvidos rapidamente, sem afetar a experiência de compra do cliente final. 

Se está em busca de um parceiro logístico que oferece melhor qualidade de envio, entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços!  

Leia também:

+ A Mandaê é confiável? Confira como funciona dos bastidores à entrega ao destinatário

Mandaê passa a atender o estado de Minas Gerais

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!