
Postado por Mandaê
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Postado por Mandaê
Atualizado em julho 22, 2021 por Mandaê
Um planejamento logístico bem alinhado é uma tarefa praticamente obrigatória para todas as empresas que querem se manter competitivas e saudáveis em seus mercados. Hoje, oferecer um produto com custo abaixo do praticado pelo concorrente não basta para satisfazer as necessidades do consumidor. Na era da internet e da urgência, as cobranças por qualidade e eficiência ficaram cada vez maiores e se destaca quem oferece soluções para otimizar e elevar o nível de seus processos, entre eles, um dos mais complexos: o logístico.
Imagine que um potencial cliente usou o Google para buscar por um produto que quer comprar. Entre os primeiros resultados está o da sua loja que, além de ter o modelo desejado, oferece um custo menor que o esperado, com boas condições de pagamento. Venda garantida, não é? Não exatamente. Para a surpresa do comprador, ao clicar em seu link e ser direcionado para a página, descobre que o produto está em falta.
A situação pode parecer pontual, mas é extremamente comum entre e-commerces que não dedicam a atenção que as suas áreas logísticas merecem – nesse caso, especificamente à gestão de seus estoques. E embora esse seja reconhecido pelos empresários como um dos processos mais dolorosos do comércio, pouco se faz para reverter o problema que é capaz de levar por água abaixo todos os outros esforços dedicados ao negócio.
A abrangência da logística vai muito além de garantir que um produto seja entregue ao cliente no tempo certo. Independente da categoria, ações logísticas sempre acontecem nas empresas, seja na aquisição de matérias-primas, peças ou produtos, ou no armazenamento, gerenciamento e transporte de mercadorias. É por isso que seu planejamento deve ser considerado estratégia fundamental.
São muitas as vantagens em priorizar o plano de logística em uma empresa, todas elas importantes para mantê-la competitiva no mercado e evitar impactos negativos à sua imagem e serviços. Confira alguns benefícios de um bom planejamento logístico e quais os problemas causados pela falta dele.
Vantagens: conhecendo o perfil do cliente é possível que a empresa preveja tendências de compras e se antecipe a esses eventos. Isso garante que todas as etapas do negócio estejam alinhadas e prontas para atender a qualquer tipo demanda.
Impactos: não prever esses comportamentos pode resultar não só na escassez de produtos do estoque como também na perda de vendas. Isso sem falar na frustração dos clientes, que dedicaram tempo e disposição para comprar da sua loja e não tiveram as expectativas atendidas.
Vantagens: mais que preço baixo, hoje os consumidores estão em busca de entrega rápida e qualidade. Ter a visão de todos os processos é fundamental para oferecer isso ao cliente de maneira natural.
Impactos: situações como a de não ter o produto em estoque ou problemas na entrega geram insatisfação nos consumidores, que procuram alternativas na concorrência e, muitas vezes, criam distanciamento com o seu serviço.
Vantagens: a clareza de processos existentes e de suas necessidades faz com que a empresa ganhe forças e possa competir em igualdade com seus maiores concorrentes.
Impactos: em contrapartida, uma empresa que não tem domínio de seus processos e necessidades fica em desvantagem no mercado, sendo vista como fraca e pouco atraente.
Vantagens: além de garantir que o consumidor possa comprar o produto desejado, ter controle sobre o estoque evita a ocupação desnecessária do espaço e permite sua otimização.
Impactos: a menos que o negócio esteja prevendo demandas, ter um estoque cheio é prejudicial ao layout e otimização, sem falar na possibilidade de avarias e vencimentos.
Ter atenção ao planejamento logístico permite enxergar o cenário acima com clareza. Isso gera processos bem definidos, com objetivos bem estruturados, que impactam no aumento da qualidade de serviços e na geração de economia através da redução de custos e investimentos. Economia, inclusive, que pode ser direcionada a novos projetos e demandas que visam o crescimento do negócio.
Conhecer o mercado e ter domínio de todos os processos e necessidades do negócio é fundamental, pois é através da autoridade que um bom planejamento logístico é alimentado. E para que ele esteja sempre coerente e nivelado, é fundamental relembrar constantemente os planejamentos estratégicos, táticos e operacionais que guiam os objetivos e metas da empresa. Isso traz maior clareza na identificação de melhorias e na busca por resultados.
Ao se planejar a partir desses três níveis é possível enxergar com mais clareza não só quais os meios necessários para atingir os objetivos da empresa, como também de que maneira o planejamento logístico poderá levar eficiência e qualidade aos seus processos.
Antes de criar as estratégias de planejamento é preciso lembrar que existem duas etapas logísticas completamente diferentes entre si – inbound e a outbound -, que devem estar separadas por suas metas e monitorias.
Na logística inbound, que corresponde ao fluxo de materiais que abastecem a cadeia de suprimentos entre o fornecedor e a fábrica, é importante estar atento aos fornecedores contratados, os materiais entregues, a capacidade e distribuição do estoque e o desempenho da produção.
Já na logística outbound, em que o processo vai da empresa ao consumidor final, a atenção deve estar voltada para a distribuição das encomendas aos clientes e pontos como transportadoras e rotas que devem ser monitorados.
Dividir a logística de uma empresa em inbound e outbound dá mais assertividade na visualização de processos, prazos, perdas e ganhos de cada um. Isso permite desenvolver estratégias mais adequadas e pertinentes a cada momento.
Embora elas sejam complementares, é preciso considerar que essas logísticas não compartilham dos mesmos indicadores e, por isso, devem ser administradas em paralelo e com métodos diferenciados. É o caso da gestão dos prazos, que no formato inbound está relacionada ao tempo de entrega das matérias-primas na fábrica, em endereço único. Já no outbound é a entrega para os clientes, em endereços variados. Outro ponto diferente é que enquanto na logística inbound as crises podem ser gerenciadas internamente (como problemas no estoque e com fornecedores), na inbound o relacionamento é direto com o consumidor final e seus problemas são expostos ao mercado.
Se você já tem os objetivos da empresa claros e quais são os pontos a serem melhorados com base nos níveis de planejamento gerais, é o momento de se debruçar sobre seu planejamento logístico.
Ver se o seu planejamento identifica com clareza tudo que está interferindo (ou que pode interferir) no bom funcionamento dos processos é o primeiro passo para saber se ele precisa ser refeito ou reestruturado. Acompanhe com cuidado cada um dos tópicos que compõem sua rotina logística e verifique como cada processo pode ser melhorado. É importante se fazer perguntas do tipo:
Sua empresa sempre vai depender de fornecedores, então preze para que eles sejam bons e de confiança. Liste quem são e como é a sua relação com cada um, pense em trabalhos anteriores e se elas foram bem-sucedidas ou se tiveram algum tipo de problema. Depois, avalie como é possível corrigir falhas e construir uma boa relação. Você deve exigir produtos de qualidade, com bons preços e entregas rápidas, mas lembre-se que, em troca, é importante ser flexível com as necessidades deles (como prazos e pagamentos). Lembre-se que o fornecedor é um ponto que afeta diretamente os resultados do seu negócio e, quando visto e tratado como um aliado, irá se esforçar para atender suas expectativas.
Um dos pontos que merecem ser acompanhados de perto durante o planejamento logístico é o seu estoque. Afinal, de nada adianta ter um parceiro com entregas dentro do prazo e produtos de qualidade quando o próprio estoque está mal gerido.
Você tem acompanhado como anda o seu ou não tem tempo para repensar pontos como seu layout e mecânica? Esse momento, por mais que tome tempo, é fundamental para manter o negócio eficiente.
Pode parecer uma pergunta estranha, mas se você vende produtos variados sabe que cada um exige uma atenção diferente e que é preciso se lembrar disso constantemente.
Tão importante quanto conhecer seu produto e se preocupar com as necessidades dele é ter uma equipe que compartilhe dessa visão. Seu planejamento inclui a contratação e treinamento de um time logístico de alta performance, capaz não só de desempenhar o serviço com rapidez, mas também de identificar pontos de melhoria e elevar os níveis de serviço da área?
Essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo logístico. De nada adianta planejar todos os outros tópicos se você não encontrar o equilíbrio com a transportadora que leva seu produto às mãos do cliente. A cada planejamento logístico é preciso se debruçar para encontrar melhorias e otimizações que preencham as lacunas prazo, qualidade e preço.
Repensar o planejamento logístico exige repensar também as tecnologias usadas nesse processo. Constantemente novos programas e softwares são lançados ou os já conhecidos passam por atualizações e melhorias. Ter a tecnologia como aliada garante uma marca mais competitiva e preparada para o crescimento. Para isso, é preciso verificar regularmente os programas usados na sua empresa e como o mercado tem reagido a eles.
Na Netshoes, por exemplo, o processo de logística reversa não precisa mais do atendimento humano. Para que um cliente solicite a troca/devolução do produto comprado, basta acessar sua conta e selecionar esse serviço. Além de otimizar a troca e e torná-la mais simples para o cliente, esse processo reduz o número de interações entre consumidor e empresa.
Além de todos esses pontos, é fundamental que sua empresa esteja cumprindo com os prazos acordados. Uma boa relação com os clientes é pautada pelo comprometimento com o que foi prometido. Para que isso aconteça, é preciso lembrar de tomar os seguintes cuidados:
A internet despertou o senso de urgência nos consumidores. Ser atendido com qualidade e em um intervalo pequeno de tempo é a exigência da maior parte dos clientes. Você tem pensado em como garantir a satisfação dessas pessoas?
Quem trabalha com logística sabe que nem sempre as coisas saem como o planejado. Ter um plano de contingência para colocar em prática nesses momentos irá ajudar a apagar pequenos incêndios do seu negócio.
Se mesmo com todas essas dicas seu planejamento logístico sofrer algum erro, aprenda com eles! É importante se reunir constantemente com sua equipe para discutir abertamente todos os pontos que não deram certo e que merecem atenção em um novo planejamento. Isso tornará seu negócio mais maduro, sólido e competitivo.
Todas as empresas são como uma grande máquina e precisam que todas as suas engrenagens estejam funcionando. Ser eficiente, ter bom desempenho e ser confiável é cada vez mais importante para atender às necessidades dos clientes e se manter visível no mercado.
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