E-commerce

6 motivos para investir no digital para as vendas de Natal

Postado por Amanda Gobel

Atualizado em julho 6, 2022 por

A época de Natal é o período mais importante do ano para o comércio. Datas comemorativas, em geral, sempre foram importantes para as vendas, mas nada supera as vendas de Natal.

Com a entrada e o crescimento do e-commerce, o Natal ganhou um caráter “online”. Ainda que os shoppings continuem a registrar recordes de público nessa época, a verdade é que hoje em dia grande parte dos presentes são comprados online.

A depender do segmento de varejo, os últimos dois meses do ano podem chegar a representar 30% ou 40% das vendas anuais totais. Quando falamos do comércio online, a expectativa para este ano é alta. De acordo com um recente levantamento realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, o e-commerce deve receber um total de 37,5 milhões de pedidos. Essa previsão representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2020.

Então, esse já é um excelente motivo para investir na sua loja online para aproveitar a época de vendas de Natal. Mas a verdade é que há vários outros motivos que podem trazer benefícios para o seu negócio mesmo nos meses seguintes e no médio prazo.

1. Conhecer o seu público

O maior fluxo de buscas e gente acessando o seu site no período de Natal gera mais vendas. Claro que isso é positivo e você deve investir para converter mais e melhor. Entretanto, o simples fato de ter mais gente circulando no site exige alguns investimentos.

Informação e dados são o ouro dos negócios online. Com a explosão de visitantes nas lojas online no fim de ano, você ganha uma oportunidade única de conhecer melhor o seu público.

Sim, é bom investir em marketing e publicidade – mas esse é o momento ideal para melhorar suas métricas. Investir pesado na produção de relatórios, análise de dados e criação de perfis e personas de clientes e leads.

Além dessa informação ajudar você a entender o seu cliente durante todo o ano seguinte, certamente fará com que em 2022 você tenha resultados ainda melhores no Natal.

2. Atração de novos clientes

No Natal, ainda mais em tempos de pandemia, muita gente que não costuma comprar online com tanta frequência recorre ao e-commerce.

O Natal é uma época em que as pessoas criam novos hábitos de consumo online. Como estão procurando presentes, muitas vezes compram em lojas que nunca compraram, ou adquirem produtos que costumavam comprar presencialmente.

Nesse sentido, um bom investimento no Natal pode garantir a você a aquisição e fidelização de alguns clientes que sequer existiam na sua base.

3. Criar um atendimento de excelência

Natal é pressão para o comércio. Shoppings e lojas de departamento contratam extras exatamente por isso. Mas não se engane: o mesmo ocorre no e-commerce.

Dependendo do seu mercado de atuação, você também precisará de extras durante as vendas de Natal – especialmente no atendimento ao consumidor.

Em geral, essa é uma época boa para avaliar seu pessoal de atendimento e mesmo criar novas práticas. Respostas mais rápidas, redução de devoluções, resolução de problemas e aumento da satisfação dos clientes atendidos.

Portanto, se você sobrevive bem durante as vendas de Natal, em termos de atendimento, o restante do ano parecerá um passeio no parque.

4. Comparações com a concorrência durante as vendas de Natal

O Natal também é um excelente período para avaliarmos estrategicamente o nosso posicionamento em relação à concorrência. Todo mundo nessa altura do ano investe, mais ou menos, em publicidade online e marketing digital.

No planejamento para 2022, você pode observar a concorrência e ter uma ideia do quanto cada concorrente deverá investir em datas comemorativas. Fique de olho em como sua loja e produtos aparecem na disputa pelo topo das buscas, e quanto você tem que gastar para superar lances da concorrência (às vezes não vale a pena).

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5. Reforço de branding

Marcas que ganham o consumidor em datas comemorativas são lembradas mais facilmente. Portanto, um bom investimento e certa dedicação no Natal facilitará para a sua loja a criação de laços com o público.

E, claro, embora ainda esteja longe, há marcas mais associadas às compras de Natal. Pode parecer distantes, mas acredite: investindo no Natal de 2021, você também estará investindo no Natal de 2022, 2023 e assim por diante.

Boas campanhas online geralmente possuem um efeito prolongado. Elas somam no futuro.

6. Colocar à prova sua rotina de entregas nas vendas de Natal

Finalmente, e disso a Mandaê entende: entrega de encomendas. As festas de fim de ano sempre colocaram à prova a logística. O volume de entregas e transportes sobe de forma exponencial e somente as melhores estratégias conseguem atender bem o consumidor.

O período de vendas de Natal é a hora certa para investir em processos de melhoria na entrega, apoio a clientes, rastreamento e manuseio de encomendas. Novamente, a ideia é simples: se a sua estratégia dá conta do Natal, funcionará bem em qualquer outra época do ano.

A Mandaê também está se preparando para o período de maior volume do varejo desde o meio do ano, pois sabemos que o Natal é o ponto alto das vendas para os nossos clientes. E, também para nós, é o momento ideal para investir e criar um serviço ainda mais eficiente em 2022.

💡 Se você ficou curioso e quer conhecer mais sobre como a Mandaê pode oferecer o melhor serviço de logística para o seu negócio, então entre em contato conosco!

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