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Práticas de SEO: Dicas do Google

Postado por Mandaê

Atualizado em março 8, 2022 por Nuvemshop Acesso

 

Você sempre ouviu falar que quando as práticas de SEO são bem aplicadas,  fazem seu site ganhar um incrível aumento nos números de acessos, não é mesmo? Infelizmente não é com um passe de mágica ou um milagre vindo dos céus que seu site atingirá o ponto alto que espera. Seria bom se fosse assim, mas é preciso um certo gingado para que essa façanha venha a acontecer, e eu vou te contar um pouco sobre isso! Primeiro você precisa aprender a dançar conforme a música dos mecanismos de busca, entendendo o que é preciso estruturar para que seu site se encaixe perfeitamente nesse campo mágico do rastreamento e indexação do seu conteúdo pela web.

Boas práticas de SEO: um guia resumido e robusto

Esse é um resumo simplificado do artigo do Google Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO), produzido inicialmente para ser utilizado por equipes dentro da própria Google e depois disponibilizado na web para que todos possam usufruir do material. Tomei o cuidado de separar as melhores estratégias e transcrever de maneira prática e objetiva.

O conceito é mostrar que basicamente muitos dos mecanismos de buscas se resumem em modificações simples em partes dos seus sites, mas que quando combinados esses mecanismos podem ter um grande impacto. A ideia não é trazer novos tópicos, mas sim mostrar como obter o máximo de proveito dos que você talvez já esteja familiarizado.

As práticas de SEO que serão apresentadas podem ser aplicáveis a todos os sites, de qualquer tamanho e qualquer segmento. Nós aqui sempre fazemos a lição de casa e podemos afirmar que tudo isso funciona, então aproveite! Mas, independentemente das dicas desse artigo, é preciso que você dê importância principalmente ao seu público alvo, já que nenhum mecanismo faz efeito se não estiver atrelado a algo que as pessoas buscam. Otimizar para mecanismos de busca significa dar relevância para o que há de melhor em seu site! #ficadica

Criando o título do seu site

Primeiro, é importante que você crie um título que informe tanto os usuários quanto os algoritmos do Google qual o tema que defina seu site. Cada uma das páginas deve conter uma tag única de título, isso ajuda o Google a identificar o que significa esse parâmetro e decidir quanto uma página é distinta das outras.

práticas de seo - códigos html

Utilize títulos descritivos e curtos. Se o título for longo, o Google vai mostrar só uma parte dele no resultado de pesquisa. Então, evite contextos que não sejam úteis para os usuários e principalmente, não tente preenche-lo com palavras-chave desnecessárias. A regra é: seja claro e objetivo, combinado?

Fazendo uma URL organizada

O ideal é criar categorias e nomes descritivos para documento ou posts em seu site.  Isso pode ajudar tanto na organização, como também pode torná-lo mais ‘rastreável’ pelos mecanismos de busca.

a importância da URL nas práticas de SEO

URLs como a da imagem acima podem ser confusas, tornando difícil a memorização. Além disso, o usuário pode pensar que uma parte da URL é desnecessária e quando quiser compartilhar o link, pode acabar deixando de fora uma parte dela, tornando o link indisponível. E mais: contendo muitos parâmetros, digamos “estranhos”, o link pode ficar com uma cara nada confiável.

Recomendações de práticas de SEO para conteúdo

práticas de seo para otmizar sites

Os usuários precisam compreender o conteúdo do seu site. Por isso, é ideal que os textos contenham uma mensagem clara para um bom entendimento. Se já revisou a escrita, revise de novo para não cometer erros ortográficos e evite incorporar textos em imagens, os mecanismos de pesquisa não conseguem lê-los.

Mantenha organização sobre o tema central

É sempre proveitoso um conteúdo organizado para que seus visitantes entendam onde um tópico começa e outro termina. Dividir o conteúdo em blocos lógicos ajuda os usuários a encontrarem facilmente o conteúdo que eles querem.

“Evite colocar grandes quantidades de texto sobre temas variados em uma página sem parágrafo subtítulo ou nenhuma separação isso torna o conteúdo massivo e da essa impressão ruim como agora”. Vale ressaltar que o algoritmo do Google prioriza conteúdos que contenham artifícios como esses, de separação e organização, deixando o conteúdo bem estruturado e de fácil leitura.

Utilize a linguagem certa

Pense nas palavras que um usuário possa pesquisar para encontrar o seu conteúdo. Antecipar variantes de comportamento, comoa linguagem, ao escrever o seu conteúdo, (usando uma boa variação de palavras-chave) pode produzir resultados positivos nas práticas de SEO do seu site.

O Google AdWords oferece uma ferramenta para descobrir palavras-chave, que é muito útil mostrando o volume aproximado de pesquisas para cada termo. Além disso, a ferramenta do Google para Webmasters lhe fornece as palavras-chaves mais pesquisadas que resultam em seu site e quais delas fizeram com que o usuário o visite.

Busque oferecer algo exclusivo

Pense em criar algo que nenhum outro site ofereça, pois além de atrair o usuário com a exclusividade, as chances de o seu conteúdo aparecer nas primeiras buscas aumentam. Você pode  escrever um artigo ou publicar uma pesquisa, fazer uma entrevista ou tirar proveito das particularidades de sua base de usuários. Não são todos os sites que dispõem de recursos ou conhecimentos técnicos para fazer essas coisas. Saia na frente.

Não pense somente nos mecanismos de busca

Desenvolva seu site essencialmente tendo em vista as necessidades de seus visitantes, depois pense em como ele possa ser facilmente acessível aos mecanismos de pesquisa. O conjunto desses dois pontos, normalmente mostram resultados positivos.

Evite inserir palavras-chave repetidas que visam e que sejam desnecessárias, sem sentido ou acabem tornando a leitura incômoda para os usuários. Faça um equilíbrio das duas vertentes: mecanismos de busca e usuário, mas sempre deixando seu conteúdo humanista.

Essas são algumas práticas de SEO que não bastam ser reconhecidas, precisam ser postas em prática para a magia acontecer. Se quiser fazer uma análise mais profunda nesse material (o nome está lá no começo do texto), ‘dê um Google’!

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