E-commerce

Livros para empreendedores

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 29, 2021 por Mandaê

Este post não tem como finalidade apresentar uma lista de livros aleatórios, isso você encontra em uma simples busca na internet. Em vez disso, quero indicar livros essenciais para quem busca sempre aperfeiçoar a sua forma de empreender, mas farei isso de uma forma mais interessante: apresentando mais do que apenas uma lista de livros para empreendedores, e sim um guia para você encontrar o que realmente precisa. Sim, livros custam dinheiro, mas esses certamente pagarão por si mesmos.

Para um empreendedor é importante ter conhecimento sobre as várias facetas do seu ramo de atuação, além de se manter sempre bem informado e conhecer as estratégias e artimanhas do mundo dos negócios. No entanto, em alguns momentos é necessário apenas uma inspiração, uma bela leitura que traga reflexão e sabedoria não apenas intelectual, mas que ajude a enxergar o mundo de forma mais ampla, proporcionando maior poder de percepção.

Este post será dividido em tópicos, de forma que você se identifique com algum e encontre os livros que realmente ofereçam o que precisa. Então, vamos por partes:

Livros para quem está pensando em empreender

1. Criação de novos negócios – Empreendedorismo para o século 21

livros

Se você está no processo de iniciar uma nova empresa, fazê-la crescer ou até mesmo começar de novo, esse livro é ideal para pesquisar sobre o tema. A estrutura da obra, de José Carlos Assis Dornelas, Stephen Spinelli e Jeffry Timmons, está voltada para a criação de conhecimentos, habilidades e percepções mostradas por meio de estudos de casos e exercícios práticos.
Os leitores – sejam eles alunos ou empreendedores em potencial – são levados a descobrir aspectos fundamentais do empreendedorismo e que níveis de competências, conhecimento, experiência, atitudes, recursos e relacionamentos são necessários para buscar diferentes oportunidades empreendedoras. Uma ótima dica de livro sobre empreendedorismo!

2. Empreendedorismo Inovador

livros

O livro reúne relatos e casos reais de empreendedores que obtiveram sucesso e até fracasso em seus negócios, mostrando que é possível aprender muito com isso. Escrito em formato colaborativo, seus 25 autores são empreendedores, consultores em inovação e negócios, acadêmicos e especialistas, desde jovens, executivos, gestores até investidores-anjo.

A obra é voltada a todos que desejam criar negócios relacionados com tecnologia e traz informações necessárias para a fundação de uma startup, como criatividade e inovação, uso de protótipos, networking, busca de recursos financeiros com investidores, apoio de conselheiros e mentores experientes. Além disso, trata-se de um livro feito de brasileiros para brasileiros, revelando o nosso jeito de empreender com sucesso.

Livros para quem já é empreendedor

1. Reinvente sua Empresa

livros

Chega de clichês! Nessa obra você vai encontrar apenas ideias brilhantes e práticas que vão ajudá-lo a ser mais bem-sucedido nas decisões que tomar. Reinvente sua Empresa é ideal para empreendedores que estão cansados de ler sempre as mesmas coisas e buscam dicas para aumentar a eficiência, trabalhar de forma mais inteligente e alcançar o sucesso. Em um mundo onde todos são submetidos a fazer mais com menos, este livro mostra como fazer menos e lucrar mais. Para dar um gostinho, essas são algumas dicas que ele traz:

  • Não diga que vai pensar sobre alguma coisa. Decida. Só se constrói algo sobre o decidido.
  • Se precisar mudar uma decisão, mude. Não é porque ela foi tomada que não se pode voltar atrás.
  • Feito é melhor que perfeito. Deixe o perfeito para depois.

Um dos principais livros para empreendedores terem na cabeceira da cama!

2. Lead With A Story

livros

Neste livro, Paul Smith mostra como criar uma história cativante que você pode usar em propostas para aquisição de investidores, seus materiais de marketing ou qualquer outra ação que seus clientes tenham acesso. Afinal, sem uma história a sua loja é apenas mais um site na web. Mas com uma história, você se transforma em algo que envolve e inspira os consumidores.

A obra está repleta de situações que abrangem os desafios enfrentados diariamente nos negócios, como ajudar as pessoas a imaginar o sucesso, a criação de um ambiente vencedor e a capacitação da sua equipe. Ainda oferece dicas para adaptar uma história entendendo a sua específica situação e dando orientações passo a passo.

Se você realmente quer aprender e inspirar as pessoas a interagirem com sua marca – sejam funcionários, fornecedores, clientes ou seus filhos – este livro é para você!

3. A Cauda Longa

livrosEsse livro é indicado por nosso parceiro, Adriano Caetano, CEO da plataforma Loja Integrada. Em A Cauda Longa (The Long Tail), o jornalista Chris Anderson chamou a atenção do mundo dos negócios com uma ideia simples, mas aparentemente grandiosa: ele previu que a internet mudaria a lógica de consumo, pois acabava com a tradicional limitação de espaço das lojas físicas de qualquer segmento, sejam roupas, discos, perfumes ou eletrônicos. Ele explorou esse conceito pela primeira vez em um artigo que se tornou um dos mais importantes para os negócios nos dias de hoje. Chris mostra que a internet abriu um mundo de oportunidades, no qual a receita total de diversos produtos de diferentes nichos, com baixo volume de vendas, é igual a receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo Long Tail. Esse livro mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam a partir disso. Entre os diversos livros para empreendedores, este tem que estar na sua estante!

Livros para empreendedores trabalharem a mente

livros

1. Previsivelmente irracional

O livro Previsivelmente irracional, de Dan Ariely, apresenta um estudo divertido e prático sobre a psicologia do consumo, útil não apenas para compreender melhor as suas próprias reações ou das pessoas que o cercam, mas também para criar estratégias diferenciadas de conversão e engajamento.

2. Influência: A Psicologia da Persuasão

Na obra, Robert Cialdini fala dos persuasivos e dos persuadidos, evidenciando comportamentos e estratégias para trocar essas posições. Apesar de não ser um livro sobre vendas, a leitura é essencial para empreendedores de todos os ramos que buscam vender e influenciar.

Livros para empreendedores buscarem inspiração

Mesmo que todos esses livros tragam conteúdos valiosos para empreendedores, alguns podem ser um pouco cansativos. Quando as coisas ficam difíceis, às vezes só é preciso dar uma desacelerada e buscar inspiração em outras fontes, que não necessariamente sejam sobre negócios. Veja algumas dicas:

 1.  Sam Walton: Made In America

livros

Um clássico na lista de livros para empreendedores. Nele você vai descobrir como Sam, que começou com uma lojinha de baixo custo, se tornou o fundador do gigante de varejo Walmart. Além de contar histórias e motivações por trás da sua trajetória, a autobiografia mostra como ele enveredou em uma busca incessante por ideias: lia tudo o que tinha acesso, aprendeu com seus concorrentes passando um tempo em suas lojas, fazia perguntas intermináveis ​​a varejistas experientes, ouvia funcionários e até inventou formas criativas para promover uma cultura baseada em boas ideias.

2. Motivação 3.0

livros

Calma, não trata-se de uma espécie de autoajuda entre a vasta lista de livros para empreendedores. Nele, Daniel H. Pink aborda questões envoltas no campo da Motivação Humana, mostrando que ainda existe uma distância muito grande entre o que a ciência já sabe e o que de fato se faz na prática. O autor narra uma série de argumentos que provam o quanto as práticas motivacionais utilizadas atualmente mais atrapalham do que ajudam, além de ressaltar que a motivação vem de várias fontes.

No mais alto nível de desempenho, a motivação vem do seu sentido mais profundo, daquilo que você quer ser. “Para os artistas, cientistas, inventores, estudantes e o resto de nós, a motivação intrínseca é a unidade para realizar as coisas, porque é interessante, desafiador e essencial para os altos níveis da criatividade”, cita a obra.

 

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!