Logística

Mostre-me o estoque da sua empresa e te direi quem és

Postado por Mandaê

Atualizado em fevereiro 23, 2022 por Talitha Adde

A correria na rotina de uma empresa é normal. Há preocupação com as vendas, em entregar tudo no prazo, mas no meio disso tudo, lá no fundo quase esquecido, está o estoque, solitário e às vezes desorganizado…

Mas fique tranquilo, isso não é motivo para se envergonhar, pois, pode acontecer nas melhores empresas! Mas, chega um momento que é bom dar uma organizada nas coisas, não é? Vem com a gente que juntos daremos um jeito.

Há vários aspectos a serem levados em consideração quando se trata de organização de estoque, separamos aquelas que já irão te ajudar a dar um Up nas coisas:

1- Dinheiro em forma de produtos

Lembre-se que o que está armazenado no estoque é nada mais nada menos que o seu dinheiro em forma de produtos e materiais.

“Manter o estoque parado por muito tempo é como guardar uma fortuna embaixo do colchão e depois, dar-se conta de que a moeda já não vale mais. ” Diz o consultor de empresas e diretor da Spice Logística Simplificada, Pedro Breidht – em matéria da Revista Gestão de negócios da Uol.

Além disso, um ambiente iluminado e limpo é necessário para manter a durabilidade de tudo que há nele. Estoque não precisa ser sinônimo de bagunça.

Dependendo do tamanho e demanda da empresa, é aconselhável designar uma pessoa ou equipe para ficar responsável por essa organização, para que nada saia do conforme.

2- Cada um no seu quadrado

Não adianta manter um estoque em bom estado se você não souber dizer onde fica cada coisa. Não tenha produtos nômades, que vão migrando de prateleira em prateleira. Designe uma separação que melhor funcionar para a rotina da empresa.

Ajuda muito a classificação por letras, tamanho ou tipo.

💡Saiba mais: Quais são os tipos de estoque?

3- Fornecedores parceiros

Tenha com seus fornecedores mais que uma simples relação de compra e venda de produtos. É mais valioso trabalhar com quem tem prazo e está aberto a te atender em qualquer momento de necessidades, do que simplesmente alguém que fez um preço mais em conta.

E não caia na lábia de vendedores que aproveitam para “empurrar” produtos que nem sempre são necessários para o seu negócio. Eles fazem isso somente para atingir metas pessoais e podem prejudicar todo um planejamento. Compras erradas resultam em estoques abarrotados. Cuidado!

4- Um ponto de equilíbrio no estoque

Faça uma análise para garantir a continuidade de estoque do produto que tem maior rotatividade. Certifique-se de que esse item não vai faltar, pois isso prejudicaria suas vendas.organização-estoque

Ao mesmo tempo, faça uma ação para aqueles itens que estão parados há muito tempo, fazendo com que o dinheiro que você investiu não fique congelado. Lembre-se, você precisa ter um retorno do que foi investido nas compras das mercadorias.

Trabalhe com estoque de segurança, isso te ajudará a não ficar sem produtos armazenados para suprir a sua demanda. Sempre que chegar no limite, você saberá que está na hora de fazer as compras.

É preciso manter o estoque abastecido, respeitando um limite para que ele não fique com excessos, mas também não fique escasso. Qualquer desequilíbrio irá dificultar o andamento das vendas, tenha tudo sobre controle, é você quem dita a regra dos negócios, não o estoque.

Com o estoque organizado, e as vendas fluindo bem, agora só falta chamar a Mandaê para fazer os seus envios!

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!