E-commerce

O que é uma API e para que serve?

Postado por Amanda Gobel

Atualizado em janeiro 13, 2022 por Nuvemshop Acesso

Hoje em dia, qualquer um que lide com e-commerce já ouviu esse termo: API. Mas, afinal, para quem não é desenvolvedor: o que é? E para que ela serve?

O que é uma API?

Bom, para começar, como tudo mais em inglês, API é uma sigla. É a abreviatura de Application Programming Interface, ou seja, uma “interface” para programação de aplicativos.

Vamos nos livrar dos termos técnicos e facilitar a sua vida. Imagine, por exemplo, que você utiliza um programa ou software onde faz, mesmo que manualmente, cadastros de clientes.

Com o tempo, e os vários clientes que você cadastrar, você acabará tendo um enorme banco de dados. Nele, além do nome dos clientes, você poderá guardar muitas informações:

  • Dados pessoais e de contato
  • Referências das últimas compras ou contratos assinados
  • Documentos diversos
  • Informações sobre o perfil do cliente
  • Dados sobre quem atendeu esse cliente e como
  • Pedidos feitos e orçamentos solicitados
  • Quanto tempo o cliente passou na loja, no site e o que costuma buscar

Em outras palavras, você pode ter infinitos dados de clientes dentro desse banco. Mas, agora, pense no seguinte: além desse software, você adquire um outro, dessa vez para disparar e-mails, agendar reuniões e programar etapas do pós-vendas.

Passar manualmente os cadastros seria muito complicado. Além disso, outra alternativa, que seria “baixar” um arquivo de dados ou planilha e “subir” no novo software também não é nada prático e toma muito tempo. Além disso, se a transferência de um arquivo é a única maneira de integrar as duas ferramentas, sempre que um novo cliente for cadastrado, o CRM automaticamente estará desatualizado.

Qual a função dessa interface?

Basicamente, a API existe para integrar e automatizar aplicativos, softwares e plataformas em geral. Uma API, como sugere a definição, oferece uma “interface” para que o CRM simplesmente use e compartilhe os cadastros com o antigo software.

Não há transferência de arquivos ou falta de sincronização. Uma API permite que sempre que o software 2 necessite de dados do sistema 1, ele simplesmente faça essa consulta diretamente.

Em resumo, a API facilita e simplifica o trabalho dos desenvolvedores, pois ela é uma interface que possibilita a comunicação entre diferentes plataformas. Com a API é possível obter um padrão para a criação de novas plataformas, e ela está presente em nossa rotina muito mais do que imaginamos.

Exemplos de API

Basta olhar os aplicativos instalados no seu celular que podemos exemplificar onde você pode encontrar o uso de uma API. Um exemplo é o Whatsapp, que, por meio da API, faz a integração da lista de contatos do seu dispositivo móvel com o aplicativo.

Outro exemplo é o Google Maps, que faz o uso da API por localização, em que é possível gerar informações úteis ao usuário dependendo da região onde ele está.

Mais um exemplo bastante popular, principalmente para as lojas virtuais, é a API para pagamentos. Esse tipo de API possibilita a integração da loja virtual com diversos gateways do mercado oferecendo, dessa forma, múltiplos meios de pagamento ao usuário.

Como funciona as integrações via API no sistema da Mandaê?

A Mandaê, plataforma de gestão logística para e-commerce, oferece algumas possibilidades de integração com os sistemas das lojas virtuais que optam por contratar nosso serviço logístico.

A API da Mandaê permite que plataformas de e-commerce, lojas virtuais, marketplaces e qualquer aplicação que possa enviar uma requisição HTTP utilizem os nossos serviços de logística.

Para que possamos oferecer a melhor integração com o sistema da loja virtual, primeiro precisamos entender como funciona o processo de venda do cliente. Portanto, nossa equipe sempre levanta alguns detalhes com a loja, tais como:

  • Qual é plataforma de e-commerce utilizada;
  • Se utiliza algum marketplace para vender;
  • Se faz o uso de algum ERP para gestão de pagamentos ou pedidos;
  • Como ele disponibiliza o cálculo de fretes para o cliente final (de forma manual ou automática).
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Tela do Painel do Cliente da Mandaê, com as possibilidades de integração via API

Essas integrações facilitam diversos processos, como, por exemplo, o cálculo de frete, a gestão e o rastreio dos pedidos que serão enviados pelas nossas transportadoras parceiras. Em nosso site de suporte é possível conferir todas as possibilidades de integrações que oferecemos.

Se você tem um e-commerce e está em busca de um parceiro logístico de confiança e que ofereça inúmeras possibilidades de integração com a sua loja virtual, então entre em contato conosco!

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