E-commerce

Embalagem discreta gera retorno positivo nas vendas de e-commerces

Postado por Mandaê

Atualizado em agosto 10, 2021 por Mandaê

Dependendo do seu nicho de atuação, enviar o produto em uma embalagem discreta pode influenciar consideravelmente as vendas do seu e-commerce.

Em alguns segmentos, a discrição e a credibilidade são fatores que os consumidores buscam ainda mais, principalmente nas compras online, onde a privacidade nesses casos é indispensável.

Veja abaixo como o cuidado com o empacotamento e a atenção a outros detalhes no processo de transporte ajudam a agregar mais valor ao seu negócio.

Segmentos que precisam pensar em embalagem discreta

Sex shop

O mercado erótico brasileiro está cada vez mais online. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico (Abeme), mais de 90% dos negócios desse segmento usam a internet como ferramenta de venda.

Mas, por conta do estigma social agregado ao bem-estar sexual, os vendedores desse segmento devem oferecer embalagens discretas para os consumidores. Essa preocupação não só ajuda a manter a privacidade do cliente, como também encoraja os clientes a realizarem novas compras na loja online.

Além da discrição – fundamental para esse nicho –, as embalagens dos produtos do segmento erótico devem ser seguras e resistentes para garantir a integridade dos objetos e de suas embalagens originais. Afinal, nada mais desagradável do que receber um produto com avarias.

Peças íntimas

Fio-dental, espartilho, meia-taça, calcinhas e sutiãs com ou sem renda, discretas, ousadas, em todas as cores e até comestíveis. O comércio de peças íntimas é um nicho da indústria têxtil que está em alta no mercado e fatura mais de U$ 30 bilhões por ano no mundo.

Mas, apesar de tanto sucesso, é preciso ficar atento a questões que podem prejudicar seu negócio e que ao invés de gerar lucro podem afastar clientes e, consequentemente, diminuir vendas.

Ao contrário de produtos frágeis que podem quebrar durante o transporte, esse segmento não precisa de um empacotamento resistente, mas ainda assim exige cuidados para evitar danos ao tecido. Por isso, é preciso garantir a segurança do produto no transporte e zelar pela discrição no envio.

O processo de entrega de ambos os casos que citamos acima deve levar em consideração os mínimos detalhes para garantir a privacidade do cliente, como cuidados ao evidenciar a marca e com o tipo de embalagem utilizada.

Lembre-se: a sutileza sempre será a melhor amiga do seu negócio. Quanto mais você zelar por esses cuidados, mais o consumidor verá seu e-commerce com credibilidade, respeito e preocupação ao atender suas necessidades.

Veja a seguir exemplos de empresas que fazem isso muito bem e inspire-se!

Exemplos de empresas que trabalham com embalagem discreta

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Mesmo a pessoa mais despreocupada provavelmente não gostaria de receber uma encomenda com “Sex Toy – Seu prazer garantido” em letras grandes. Felizmente, a maioria das empresas já consolidadas no mercado estão cientes disso e oferecem um envio discreto.

Cada empresa tem uma abordagem diferente para a política de discrição do envio. Algumas são extremamente sigilosas em todos os aspectos, como a Pure Romance, que nos envios se identifica como loja de produtos de beleza ou de saúde. Outras, como a Extreme Restraints, usam rótulos indefinidos.
Além dessas, veja a seguir exemplos de empresas que trabalham com embalagem discreta:

Dream Love

Dream Love é uma atacadista do segmento erótico que funciona como uma intermediária entre o vendedor e o cliente, atuando no formato dropshipping. O lojista não precisa ter estoque e nem se preocupar com o processo logístico, basta divulgar o catálogo de produtos e, ao efetuar uma venda, acionar a Dream Love. É com ela que fica toda a questão da discrição na embalagem.

A empresa garante que não envia nenhum tipo de material de marketing ao cliente final para não expô-lo.

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O pedido é envolto em um pacote completamente anônimo que não revela o nome do remetente e a nota da transportadora contém o nome fantasia PC LOGISTIC. O conteúdo do pacote não é revelado em nenhuma circunstância, ou seja, é uma encomenda completamente confidencial.

Zivame

A Zivame é uma marca internacional de lingerie comprometida em entregar as encomendas com sigilo, em boas condições e no menor tempo possível. A embalagem não tem nenhuma marca ou descrição do produto. A empresa também faz um empacotamento discreto, de modo que o cliente possa ter o seu pedido entregue sem divulgar o conteúdo.

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Pasante

A marca de preservativos, lubrificantes e brinquedos sexuais sabe  que quando um cliente efetua uma compra, não vai querer que todos saibam o que é a encomenda. Para cada compra feita na empresa existe um critério de segurança, o que significa que o comprador pode contar com uma embalagem discreta.

Além disso, no site são exibidas imagens de duas encomendas prontas para serem enviadas, assim o cliente sabe exatamente o que esperar quando conclui um pedido.

Lovehoney

Lovehoney é um sex shop. Como a empresa é obrigada a informar um endereço de remetente nas encomendas, utiliza o nome LH Trading Bath, assim como no extrato de cartão de crédito ou débito.

Todos os pedidos são enviados em embalagens simples. Não há absolutamente nenhuma maneira de identificar o que está dentro do pacote ou quem é o remetente.

Para ressaltar seu zelo pela discrição na embalagem dos produtos, a marca utilizou um vídeo explicativo.

Como você notou, todas essas empresas reservam um espaço em suas lojas virtuais só para mostrar que levam a sério a privacidade dos clientes, por isso, se você possui um negócio voltado para esses nichos, considere criar um FAQ ou uma página de política de transporte e discrição. Isso com certeza vai influenciar a decisão de compra de quem estiver navegando em sua loja virtual.

Embalagem discreta: materiais que vão ajudar você

Quando você pensa em embalagem discreta, remete isso diretamente a algo simples, sem muitos elementos, mas, não precisa ser necessariamente assim.

Sabemos que o empacotamento para o envio de produtos vem ganhando cada vez mais a atenção dos e-commerces não só por garantir a segurança do produto até o destino, mas também por ser a primeira impressão física que os clientes têm da sua marca.

Assim como embalagens customizadas são utilizadas como canal de fidelização dos consumidores, uma embalagem discreta pode ter o mesmo efeito se bem trabalhada.

Você vai encontrar abaixo os principais elementos que podem ajudá-lo a oferecer uma boa experiência ao cliente e valorizar ainda mais seu produto.

Caixas: o principal elemento a considerar é a caixa para o transporte do produto. Usualmente são usadas embalagens de papelão nas cores branco ou pardo, por serem opções mais baratas, resistentes, discretas e aprovadas para o envio.

Pensando que a embalagem representa uma grande oportunidade para estabelecer uma relação positiva entre o cliente e marca, você pode desenvolver algo mais personalizado. Para garantir a integridade da embalagem e do produto, basta acomodar tudo dentro de uma caixa padrão para o envio, assim, o cliente não deixa de ter uma surpresa agradável, além de ter sua privacidade garantida.

Papel de seda: envolver os seus produtos em papel de seda adiciona um nível extra de mistério e emoção à experiência do cliente. Algumas alternativas são papeis coloridos ou com arte impressa.

Proteção: a proteção interna que servirá como amortecimento inclui pequenos flocos de isopor, espumas, almofadas de ar ou plástico bolha. Outras formas de preenchimento que você pode considerar é papelão dobrável (ajustado ao produto para fixação) ou serragem.

O interessante é que o uso de serragem ou flocos de isopor é mais uma forma de “esconder” o conteúdo da encomenda, ajudando na discrição. Caso a pessoa abra perto de terceiros o produto não será exposto imediatamente, além de deixar o cliente mais instigado por ter que desvendar o que vai encontrar por baixo de todo o material de preenchimento.

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Etiqueta/adesivo: a etiqueta é uma maneira versátil e relativamente barata para deixar sua marca na embalagem e pode ser usada de várias formas. Se você usar papel de seda para envolver o produto, um adesivo com a marca pode ser utilizado para selar o papel ou também pode ser colado na caixa como uma opção para identificação ao invés de você investir em impressão para personalizá-la.

Nesse caso, é preciso manter a discrição também na etiqueta para não revelar mais do que o cliente deseja.

Recibo: é muito comum incluir um recibo na encomenda, mas há opções para melhorar a forma como isso será apresentado ao cliente, afinal, é preciso pensar como e onde inserir. Algumas marcas mais sofisticadas utilizam envelopes personalizados para entregar o recibo de forma elegante, uma ótima alternativa para não deixar a razão social da sua empresa exposta.

Crie uma embalagem discreta sem perder a personalidade da sua marca

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Providenciar embalagens discretas não significa ter que ocultar sua marca ou abrir mão da criatividade.

Você pode usar a discrição como uma peça a mais de personalização, como no exemplo acima, que foi pensado numa solução de embalagem discreta e estilizada para uma marca de preservativos, a Preservativos Trojan.

A embalagem tem perfil elegante e uma tira móvel que serve para esconder a indicação do conteúdo, já o verso da tira contém um guia de instruções sobre o uso adequado do produto. Com esses elementos foi possível manter a discrição de maneira personalizada.

Outro exemplo é a marca de lingerie AVA Intimates. Segundo a fundadora, Letícia Romão, a embalagem discreta traz retornos positivos dos clientes, além de ter impacto direto nas vendas. “Ninguém quer passar por uma situação desconfortável com seus vizinhos ou porteiro. Afinal, são os clientes que decidem com quem querem compartilhar a intimidade”, enfatiza.

Ela também não deixa de lado a identidade da marca. Suas peças são enviadas dentro de caixas de papel pardo amarradas delicadamente com um laço. A embalagem traz o logotipo da marca, que é totalmente válido já que não expõe diretamente o que está sendo enviado.

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“Meus clientes se sentem mais confortáveis em fazer a compra de uma peça íntima sabendo que ela chegará em suas casas de forma simples e sem gerar nenhum constrangimento”, conta.

Envio discreto inclui todos os aspectos do e-commerce

Mesmo citando exemplos de segmentos específicos que devem ter maior atenção à privacidade do consumidor, a embalagem discreta também é adotada por diversos e-commerces que desejam preservar o conteúdo da encomenda. No entanto, esse não é o único aspecto a ser prezado.

Adotar uma embalagem discreta e com itens de proteção é útil para garantir a entrega de qualquer produto sem risco de avarias, dificultar o rompimento da embalagem por pessoas não autorizadas e até mesmo evitar roubos durante o transporte.

Outro aspecto que merece atenção é o nome do remetente que aparecerá na etiqueta do produto e até mesmo na fatura de cobrança da compra, já que a razão social da empresa pode revelar mais do que o cliente deseja.

Agora que você compreende a importância de pensar na privacidade do consumidor, coloque isso tudo em prática e surpreenda-se ao perceber como a discrição na embalagem pode gerar um retorno muito positivo para sua marca.

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