E-commerce

Como usar o PayPal na sua loja online

Postado por Mandaê

O PayPal é um dos mais antigos meios de pagamento da internet e talvez o mais usado do mundo. Ele pode ser utilizado em mais de 200 países e em mais de 100 moedas. Mas, então, como usar o PayPal na sua loja?

Neste artigo, vamos ensinar a você como usar o PayPal e rapidamente implantar esse gateway na sua loja virtual.

O que é o PayPal?

O PayPal é uma carteira digital onde é possível fazer e receber pagamentos. Ele pode ser usado tanto por pessoas físicas e jurídicas e é um sistema global que oferece rapidez e facilidade de integração.

Entre algumas vantagens ao usar o PayPal estão:

  • Abrangência mundial: a possibilidade de cobrar de clientes no exterior e em diferentes moedas.
  • Facilidade no pagamento: o usuário pode efetuar o pagamento via PayPal em apenas alguns cliques.
  • Variedade: com o PayPal é possível efetuar um pagamento usando o cartão de débito, de crédito ou Pix.

Dessa forma, para incluir o PayPal no checkout de sua loja virtual, basta realizar uma ativação simples nas plataformas de comércio eletrônico ou nos marketplaces que possuem integração com esse meio de pagamento.

Meios de pagamento oferecidos pelo PayPal

Antes de mais nada, pagar uma compra via PayPal é simples: basta o usuário acessar a sua conta e selecionar o meio de pagamento de preferência. Geralmente os cartões usados em compras anteriores ficam salvos na conta do usuário para compras futuras.

Os usuários podem pagar suas compras via PayPal com cartão de débito, cartão de crédito ou Pix. No caso das compras realizadas no débito, os bancos que atualmente aceitam esse tipo de transação são: Itaú, C6, Bradesco, Nubank e Inter.

Enquanto isso, para a loja virtual, o vendedor pode optar por incluir em seu checkout o PayPal Plus, que permite que o usuário faça o pagamento da compra diretamente no checkout da loja virtual sem redirecionamento para outro site. O PayPal Plus aceita o cartão de crédito das principais bandeiras: Visa, Mastercard, Hiper, Elo, Hipercard e American Express. Além disso, uma das vantagens de oferecer esse meio de pagamento diretamente no checkout é que o usuário não precisa ter uma conta no PayPal.

O PayPal permite também que a loja virtual ofereça parcelamento em até 12 vezes sem juros aos seus clientes, além de solicitar pagamentos. Para isso, basta usar o e-mail ou número de telefone de um cliente para solicitar pagamentos por produtos ou serviços.

Como usar o PayPal: veja como integrar na sua loja virtual

Antes de mais nada, é preciso verificar se a plataforma que você usa na sua loja online possui integração com o PayPal. A maioria delas – como, por exemplo, WooCommerce, Magento, Prestashop, Nuvemshop e Tray – já possuem módulos, apps ou plugins que fazem essa ponte.

PlataformaTipo de IntegraçãoLinks e Principais Integrações
WooCommercePluginsWooCommerce PayPal Payments
PayPal Express Checkout Payment Gateway for WooCommerce
PayPal Brasil para WooCommerce
OpenCartExtensõesPagamento Transparente PayPal Plus
ShopifyNativaInstruções de Integração
PrestaShopMódulosOficial PayPal
PayPal Instant Checkout
PayPal Payments Pro
MagentoNativa e ExtensõesInstruções de Integração
TrayNativaInstruções de Integração
NuvemShopNativaInstruções de Integração
V-TexNativaInstruções de Integração
Loja IntegradaNativaInstruções de Integração
WixNativaInstruções de Integração
DoocaNativaInstruções de Integração
MinestoreNativaInstruções de Integração
nopCommerceExtensõesPayPal Standard
OdooNativaInstruções de Integração

Ou seja, em qualquer uma dessas plataformas é possível usar o PayPal com facilidade. Na sua conta do PayPal, contudo, será preciso gerar chaves da API para que a comunicação seja feita com a sua loja. Assim, basta seguir as instruções do próprio PayPal.

É importante lembrar que a API e essas integrações apenas são possíveis caso você possua uma conta empresa no PayPal. Para isso, além do seus dados pessoais, a plataforma irá pedir dados do CNPJ e conduzir uma validação antes que sua conta seja aprovada.

Como resgatar o meu dinheiro no PayPal?

Como você deve saber, o PayPal permite o resgate dos valores pagos e em saldo na plataforma para sua conta bancária. Após o resgate, o valor estará disponível na sua conta em até 5 dias úteis. Para que o resgate seja feito com sucesso, é importante que a conta bancária seja do mesmo titular (CPF) da conta do PayPal.

Para retirar o dinheiro da sua conta do PayPal, é muito fácil. Veja como:

  • Em primeiro lugar, clique em Transferir recursos abaixo do seu saldo do PayPal.
  • Em seguida, selecione a conta bancária para a qual deseja transferir o saldo e clique em Avançar.
  • Então, selecione o valor (total ou parcial) que deseja transferir e clique em Próximo.
  • Por fim, verifique sua solicitação e confirme a transferência.

Contudo, o crédito em saldo também pode ser usado para comprar e fazer pagamentos em outras lojas que aceitam o PayPal, se você preferir.

Quais são as tarifas e taxas cobradas pelo PayPal?

Quanto às tarifas pagas, embora muitos considerem o PayPal um gateway caro, as tarifas cobradas são fixas e objetivas. Recentemente, a plataforma aderiu ao Pix sem cobrança de tarifas, o que pode ser uma vantagem adicional.

Em relação às tarifas de transações comerciais elas são diferentes para vendas nacionais e internacionais:

  • Vendas nacionais: taxa de 4,79% mais uma tarifa fixa.
  • Vendas internacionais: taxa de 6,40% mais uma tarifa fixa.

Essa tarifa fixa pode variar de acordo com a moeda corrente. Portanto, é importante atentar-se para planejar suas vendas. A tabela completa das tarifas fixas aplicadas por tipo de moeda pode ser consultada na página do PayPal.

Contudo, caso você ofereça o parcelamento via PayPal em sua loja online, a tarifa cobrada pelo gateway é composta pela tarifa de transação comercial (4,79% + tarifa fixa) adicionado a mais 1,92% de taxa.

Por fim, além das tarifas citadas, o PayPal também aplica alíquotas específicas para micropagamentos e chargeback.

Conclusão: vale a pena usar o PayPal na sua loja virtual?

Certamente, nos dias de hoje, nenhuma loja online pode dispor de apenas um meio de pagamento. Clientes diferentes querem pagar de formas distintas e você precisa atender a essa necessidade.

O PayPal reúne diversos meios de pagamento em um único gateway e é conhecido em todo o mundo. Portanto, se você também realiza vendas para o exterior, considere adicionar o PayPayl em seu checkout.

Além disso, em parceria com a Captalys, o PayPal oferece um programa de crédito aos vendedores. Esse programa permite que o vendedor invista ainda mais no seu negócio e o valor pode ser simulado e solicitado diretamente no site ou aplicativo.

Vendeu? Então garanta que a entrega irá acontecer!

Garantir os melhores meios de pagamentos é fundamental. Mas o mais importante é contar com um parceiro logístico seguro e eficiente. 

Portanto, na hora de escolher o parceiro que irá entregar suas encomendas, conheça a Mandaê! Somos uma plataforma logística que, por meio da tecnologia, conecta o seu e-commerce com uma rede de transportadoras que realiza entregas em todo o Brasil. Como resultado, a nossa tecnologia permite que você ofereça custos de frete reduzidos e prazos de entrega mais rápidos para o seu cliente.

Se você quer conhecer mais sobre a Mandaê, então entre em contato conosco!

Leia também:

+ WhatsApp Pay para e-commece: confira as vantagens deste novo meio de pagamento

+ Pix no e-commerce: o que é e como começar a usar esse meio de pagamento

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!