
Postado por Mandaê
Marketing
Postado por Mandaê
Atualizado em março 8, 2022 por Nuvemshop Acesso
Segmentação de mercado é uma estratégia de marketing que parte de uma premissa básica: nenhum indivíduo é igual a outro e é impossível agradar todo o público com um só produto. A solução encontrada para esses casos é a divisão do mercado consumidor em diferentes segmentos, criando mercados-alvo que posteriormente se desdobrarão em públicos-alvo e posicionamentos.
Mas nem sempre o processo obedece essa ordem. Em geral, pequenos negócios descobrem o segmento ideal por tentativa e erro. Através do comportamento do consumidor, da gestão de estoque e dos registros de compras, pouco a pouco o lojista se ajusta à demanda de uma clientela específica, atuando em pequenos segmentos conhecidos como nichos de mercado.
As poucas empresas que não segmentam os seus produtos ou serviços fazem o chamado marketing de massa. Geralmente, essas companhias trabalham com commodities, como petróleo, açúcar, feijão e bens cuja demanda vai existir independentemente de uma alteração no preço (demanda inelástica). Seus clientes não têm percepção de valor e as empresas não possuem mix de produtos que possam variar entre diferentes segmentos.
Porém, se você não vende commodities, não importa se atende um nicho (calçados de skate, por exemplo) ou um mercado completo (como a Netshoes). Fazer a correta segmentação ou encontrar o seu nicho de mercado é o que vai guiar o posicionamento da marca, ajudar a definir o público-alvo e a fazer investimentos em comunicação mais precisos. A seguir, conheça os níveis de segmentação e estratégias usadas no marketing.
Níveis de segmentação de mercado:
A segmentação de mercado costuma seguir um processo em três etapas, conhecido pela sigla STP. Essas iniciais designam:
Segmentação (segmentation) > Público-alvo (targeting) > Posicionamento (positioning).
Em cada uma das etapas da construção do posicionamento da sua marca existem ações a serem desmembradas. Como você pode perceber no fluxo acima, o público-alvo é uma etapa posterior à segmentação, fruto do cruzamento de variáveis demográficas, culturais, psicológicas e comportamentais que definem o perfil do seu consumidor. O processo seguinte é o posicionamento da marca, que vai ditar os caminhos da comunicação persuasiva.
O objetivo da segmentação é encontrar o mercado-alvo e revelar oportunidades de negócios ainda não percebidas. Conheça abaixo os tipos mais populares de segmentação e as respectivas fontes para coleta de dados relevantes.
Segmentação de mercado de acordo com variáveis demográficas do consumidor como renda, idade, tamanho da família e classe social. A segmentação demográfica assume que consumidores com perfis similares terão os mesmos padrões de consumo, motivações, interesses e estilos de vida. Por isso, tais características serão traduzidas em preferências semelhantes por marcas e produtos.
Quando a intenção é segmentar públicos consumidores em grandes centros urbanos ou em um país (como é o caso dos e-commerces), é possível ter insights a partir do censo populacional. O censo divulga dados gratuitos e segmentados por Estado ou centro urbano a respeito de médias de idade, nível de escolaridade, renda e tamanhos das famílias, por exemplo.
Principais critérios da segmentação demográfica: idade, sexo, renda, número de integrantes da família, número de dependentes, tipo de moradia, profissão, escolaridade, locomoção e deslocamentos, estado civil, estágio da vida, religião, etnia, geração e classe social.
Mesmo fazendo parte do Grupo Boticário, as lojas Quem disse, Berenice? optaram pela segmentação por gênero, direcionando a comunicação da marca exclusivamente às mulheres – claramente por conta do produto que vendem. Ainda assim, esse processo é um tipo de segmentação demográfica. Estilo, cores, o nome de mulher na marca e o uso de mulheres em todas as comunicações são diretrizes que guiaram o processo de segmentação e posicionamento das lojas.
Outra questão presente na comunicação da marca é o foco na venda direta de cosméticos e maquiagem para classes sociais e faixas etárias diferentes das que consomem produtos O Boticário, fato que também pode ser percebido pela comunicação.
A segmentação geográfica divide os mercados de acordo com critérios específicos que podem abranger países, regiões, estados, cidades ou bairros, como também abordar questões populacionais e climáticas, como o tamanho da cidade, densidade populacional ou clima. É comum que esse tipo de dados seja associado à segmentação demográfica, criando o que é chamado de geo-cluster ou segmentação geodemográfica. Com a associação desses dois níveis de segmentação, obtêm-se dados mais ricos e detalhados sobre os mercados-alvo.
O modelo geodemográfico parte da premissa de que grupos ou residências situadas no mesmo bairro ou região, por exemplo, têm propensão maior a exibir similaridades em sua composição demográfica e em diversas outras características relativas aos agregados familiares.
Um exemplo malsucedido de segmentação geográfica aconteceu – e ainda acontece – com a Euro Disney, localizada na França. A região possui clima mais frio do que o parque de Miami, que atrai visitantes em todas as épocas do ano. Porém, na Europa, o frio do inverno impacta drasticamente na frequência do parque durante 6 meses do ano, condicionando o parque à sazonalidade. Como resultado, o sucesso da Euro Disney é comprometido.
O break even (equilíbrio financeiro) do parque só é atingido se o fluxo de visitantes for de 15 milhões de turistas anuais. Dados passados apontam que o parque tem atingido, em média, 14,1 milhões, ao contrário da sede em Orlando.
Pequenos negócios costumam não atravessar tantas fronteiras, mas o exemplo serve para ilustrar as diferenças geográficas que podem existir inclusive no Brasil. Imagine que você comercializa produtos de moda praia – talvez não seja uma boa estratégia promover seus produtos em regiões mais continentais e afastadas do litoral.
É a segmentação por ocasião de uso e compra que tem como foco a análise das situações em que o consumidor está inclinado a adquirir ou consumir determinado produto. Essa abordagem providencia um entendimento das necessidades individuais do consumidor, comportamentos e valores de acordo com diferentes ocasiões de uso.
Ao contrário dos modelos tradicionais, a segmentação comportamental é capaz de incluir o mesmo consumidor em mais de um segmento dependendo das circunstâncias em que ele se insere.
A Cadbury, marca inglesa de chocolates, segmentou o seu mercado em quatro grupos baseada em usos e comportamentos de compra:
Mesmo que a sua loja virtual não venda chocolates como a Cadbury, é importante entender as ocasiões de compra para definir padrões e grupos entre os seus consumidores. A análise comportamental é especialmente interessante para quem já tem um negócio e pretende descobrir quais mercados se encaixam em determinados comportamentos – a aba Behavior do seu Google Analytics pode fornecer alguns desses insights.
Abaixo, conheça diferentes variáveis comportamentais que podem servir como base para estruturar a segmentação de mercado da sua marca:
A segmentação psicográfica utiliza recursos da psicologia para compreender melhor os consumidores. Nesse tipo de segmentação de mercado, os consumidores são divididos de acordo com os seus estilos de vida, personalidade e valores. Isso faz com que indivíduos que compartilham o mesmo perfil psicográfico não tenham necessariamente o mesmo background geodemográfico.
Nos Estados Unidos, a análise de segmentação de mercado psicográfica mais utilizada é a VALS, sigla que designa as iniciais para Values and Lifestyles Segments (segmentação por valores e estilos de vida). Embora o método seja utilizado em outros países, como o Japão, os critérios utilizados para dividir grupos de consumidores são significativamente diferentes.
No Brasil, um dos modelos de segmentação psicográfica disponíveis é o Painel Mosaic do Serasa Experian. Nele, o consumidor brasileiro foi dividido em 11 grupos e, dentro deles, 40 subgrupos diferentes que abrangem desde a população rural até os habitantes de elite dos grandes centros urbanos. Confira abaixo os grupos e subgrupos:
Para ter uma definição mais aprofundada de cada um desses grupos e subgrupos, visite a página do Painel Mosaic no link indicado acima.
A cultura é o conjunto de valores de um povo que não necessariamente está localizado na mesma região geográfica – um exemplo prático disso é a cultura cigana, carregada para todos os lados do globo entre os seus descendentes. Não é à toa que a segmentação cultural é uma das mais complexas. Como padronizar ou escalonar valores para cada cultura? O psicólogo da IBM Geert Hofstede tentou encontrar os valores e pontos de contato entre culturas de diferentes povos para estabelecer comparações.
Para tal, Hofstede valeu-se de 6 dimensões: distância do poder, individualismo, masculinidade, propensão ao risco, indulgência e orientação a longo prazo. As pontuações para cada categoria vão de 0 a 100 e dão insights sobre o conjunto de valores que compõem uma cultura, independentemente da sua diversidade.
No site do Instituto Geert Hofstede é possível comparar a cultura de dois países de acordo com essas dimensões. Abaixo, veja uma comparação entre os valores brasileiros e portugueses:
Para ilustrar como as diferenças culturais podem ter impacto negativo no posicionamento da sua marca, vamos falar a respeito de um caso de segmentação geográfica malsucedido ocorrido no lançamento das fraldas Pampers no mercado japonês, em 1961.
Toda a comunicação de massa da marca no ocidente tinha como referência a lenda da cegonha que traz os bebês. Por conta da falta de conhecimento de questões culturais, a mesma peça publicitária foi veiculada nos meios de comunicação japoneses durante o lançamento.
Você pode não ter notado nenhuma falha nessa estratégia de comunicação. Mas os japoneses simplesmente não entenderam a mensagem. Para os japoneses, a cegonha não significa nada, já que a mitologia oriental conta que os bebês vêm do repolho. Nesses casos, a segmentação de mercado cultural faz toda a diferença para o lançamento de um produto.
Mas não é preciso ir até o Japão para ilustrar essa situação: um vendedor de mate para chimarrão provavelmente terá mais sucesso no Sul do Brasil do que em São Paulo, por exemplo.
Como você pode perceber, a segmentação de mercado é o primeiro passo para a definição de mercados-alvo, que fornece os dados secundários necessários para encontrar seu público-alvo e, posteriormente, posicionar sua marca. Conheça algumas fontes de dados citadas neste artigo: