Marketing

Como transformar uma página de erro 404 em oportunidade para converter mais clientes

Postado por Mandaê

Atualizado em julho 13, 2021 por Mandaê

O erro 404 é o mais comum entre os principais erros da web. Por isso, é bem provável que em algum momento os visitantes da sua loja virtual irão se deparar com esse problema e é bom estar preparado.

A página de erro aparece quando um usuário consegue se comunicar com o servidor, mas o servidor não consegue localizar a página solicitada em sua base de dados. São três os motivos possíveis para isso acontecer:

  • O servidor não conseguiu encontrar a solicitação, porque há algum erro de digitação, por exemplo.
  • O servidor foi configurado para não cumprir o pedido e não revelar a razão para isso.
  • A página não existe mais e está permanentemente fora do ar.

Nos e-commerces, esse fator pode ser ainda mais comum se formos pensar que a cada página de produto inutilizada é gerado um erro 404. Mas, independente do motivo, quando isso acontece, tudo o que nos resta é fazer do problema uma oportunidade. O principal objetivo dessa página é direcionar o usuário para outra parte do seu site e evitar as chances dele ir embora, ou seja, você não pode esperar que ele tome uma ação por contra própria. A função de garantir uma ótima experiência de navegação é sua.

Ter uma página de erro customizada é um chamariz para os visitantes. Isso faz com que uma situação inconveniente se torne benéfica para demostrar transparência da marca e preocupação em oferecer ajuda naquele momento.

Descubra neste post como criar uma página de erro perfeita para aumentar as chances de conversão na sua loja virtual.

Como converter mais clientes através do erro 404

1. Direcione o usuário para onde ele quer ir

O objetivo principal da página de erro 404 é direcionar o visitante o mais rápido possível para o conteúdo que ele estava procurando. O ideal é que a página 404 mostre alguns links e direções relevantes, possibilitando a escolha entre as opções. Uma aposta segura é sempre ter um link para a home como ação primária na página 404. É uma maneira rápida e amigável de “começar de novo” com o cliente.

2. Inclua uma barra de navegação

Para não correr o risco de o(s) link(s) inserido(s) na página não serem o que o visitante procura, certifique-se de deixar uma barra de busca à sua disposição.

Dessa forma, você garante que o usuário se mantenha dentro da navegação do site e encontre o que quer. Um exemplo prático é o Twitter. Não se trata de um e-commerce, mas esse modelo pode ser facilmente aplicado em qualquer loja virtual.

erro-404-exemplos

3. Use uma linguagem mais humana

Evite uma imagem “robótica” ao sinalizar um problema, isso pode transparecer despreocupação por parte da empresa. Utilize uma linguagem mais humanizada para conseguir converter o visitante à partir da página de erro 404.

4. Use imagens e humor

Os momentos de erro 404 são excelentes oportunidades para utilizar imagens ou ilustrações visto que as pessoas respondem melhor às informações visuais interativas do que a textos simples. Combine o recurso do tópico acima com imagens únicas que conversem com a identidade da sua marca e que chame a atenção do usuário logo a primeira instância. É uma ótima maneira de humanizar sua mensagem e transparecer a personalidade da empresa.

O ponto é saber a medida certa de humor a ser aplicada. Doses controladas não causam danos e podem ajudar a difundir a frustração causada por um erro. Chamamos a atenção para isso, porque nem sempre é apropriado usar esse recurso diante de um problema, ou seja, depende da gravidade.

O humor é bom para um problema de validação simples como um erro 404 – Page Not Found, mas quando um usuário está perdendo uma quantidade significativa de tempo devido a uma falha, dizer algo do tipo “Uh oh!” É definitivamente inapropriado.

erro-404-exemplos

5. Permita que o usuário entre em contato

Se você quer garantir que não vai perder nenhuma oportunidade de venda por conta de um problema de página não encontrada, outra alternativa é deixar visível a opção para o usuário entrar em contato com a sua empresa. Caso ele tenha alguma dificuldade essa é uma outra maneira de solucionar o problema de forma rápida e eficaz.

Melhores exemplos de páginas de erro 404

Abaixo listamos alguns exemplos para você se inspirar na hora de customizar a página de erro. Em geral, o modelo mais eficaz é o de aparência simplista, ou seja, uma boa mensagem e uma imagem envolvente são suficientes para cativar o visitante até mesmo diante de um problema.

1. Use o Movimento

Dar movimento para a imagem é um ótimo recurso para entreter o usuário e desviar a atenção do problema.

erro-404-exemplos

O movimento desta página 404 dá um toque extra à mensagem, tornando quase impossível ficar frustrado com o incidente. Se pararmos para pensar, é tudo uma questão de transmitir empatia e fazer a pessoa responder àquilo.

2. Use personagens

Use personagens que imitem as emoções das pessoas. Com isso, você pode fazê-los rir, chorar, refletir e muito mais. Os seres humanos são emotivos por natureza, eles se relacionarão com o que você está dizendo.

erro-404-exemplos

O personagem nesta página transmite comoção, parece triste e se desculpa pelo problema em questão que, em conjunto com a chamada à ação no botão verde, faz o visitante se sentir importante. Essa conjunção de fatores faz com que a pessoa não fique tão chateada por ter acessado uma página de erro.

3. Use imagens relevantes e objetivas

Embora seja divertido usar ilustrações que não tenham um sentido lógico (como o exemplo do chapéu mexicano), pode ser benéfico usar imagens que o faça.

erro-404-exemplos

Esta página é um excelente exemplo de imagem relevante. O semáforo vermelho alerta para parar, pois algo não está certo. Mas, em vez de usar apenas um círculo vermelho padrão, eles usam seu logotipo. Isso reforça ainda mais a marca e emprega um toque criativo.

4. Não seja convencional

Não se limite aos padrões da web, seja em fontes, cores ou imagens. Faça algo diferente e condizente com a identidade da marca. Isso fará com que você se destaque da concorrência.

erro-404-exemplos

Essa página é um ótimo exemplo de quebra de estereótipos. Em vez de usar uma tipologia de letra, a empresa usou móveis da própria marca para criar seu informativo de erro 404. É um visual criativo e interessante que rompe qualquer chance de frustração.

Como criar uma página de erro 404

Como nem todo mundo se sente confortável em mexer com questões técnicas da loja virtual, listamos abaixo algumas maneiras simples para criar uma página 404.  Veja qual é a maneira mais simples e segura para o seu negócio.

1. No WordPress

Quem administra o site através da plataforma WordPress tem muitas facilidades, já que existem inúmeros recursos para facilitar processos. O plug-in 404page é um deles (existem muitos outros com a mesma finalidade).

erro-404-exemplos

Sua função é ajudar a criar uma página com o conteúdo que você quiser e usá-la para redirecionar o link 404 à outra página, seja ela oriunda da instalação WordPress ou não.

2. Através de um profissional

Plugins podem ajudar muito nos estágios iniciais do gerenciamento do seu website. Mas conforme o negócio for avançando, sua marca expandindo e o seu público crescendo, aspectos mais técnicos vão exigir uma atenção mais específica. Ou seja, um plugin genérico pode não funcionar mais para você.

Invista na contratação de bons desenvolvedores de websites para esse tipo de serviço. Ao deixar as implementações técnicas para os profissionais, você economizará tempo para focar em outras questões estratégicas para o seu e-commerce.

3. Através de .htaccess

Se você tiver familiaridade com códigos, um dos métodos de personalizar as páginas de erro 404 do seu site é através do arquivo .htaccessHtaccess é uma abreviatura para Hypertext Access. Trata-se de um arquivo de configuração utilizado por servidores web que permite a realização de configurações iniciais de programas ou, neste caso, do servidor.

Para definir uma página 404 personalizada, basta adicionar essa linha ao seu arquivo .htaccess:

ErrorDocument [error number] [URL of custom page]

Neste caso, vamos definir a página 404.html que está na raiz do servidor como página de erro para o erro 404. Assim, quando um usuário acessar uma URL inexistente, a página 404.html será exibida.

ErrorDocument 404 /404.html

Você pode definir diretamente um texto ou código HTML, sem precisar criar uma página específica:

ErrorDocument 404 “<h1>Escreva algo aqui</h1>”

Como no exemplo acima, quando o visitante cair na página de erro 404 o texto escolhido será exibido assim como outros artifícios que quiser inserir até formar a página de erro 404 ideal.

Motivos para você personalizar sua página de erro 404

Não se trata apenas de ter uma página de erro 404 bonita, personalizá-la significa dar atenção ao cliente e à uma oportunidade intrínseca de conquistar mais clientes.

Por isso, listamos abaixo alguns dos principais fatores que contribuem para o sucesso do seu negócio:

Indexar páginas

A verdade é que quanto maior o seu site, mais 404 erros você terá. O problema com isso é que, embora a página de erro 404 seja personalizada e divertida, pode não estar está ajudando muito com o ranking dos mecanismos de busca do Google.

O que pode ser feito é incluir links para o máximo de páginas internas e aleatórias possíveis da sua loja. Cada vez que a página de erro 404 é carregada, os links são automaticamente alterados.

Ao fazer isso, você pode aumentar o número de páginas que são indexadas e quanto mais páginas indexadas que você possui no Google, mais oportunidades você tem para obter o tráfego na sua loja virtual.

Mostrar transparência

Quer maneira mais eficaz de comprovar a transparecia da sua marca que o fato de assumir um erro?

A melhor maneira de ser bem-sucedido nesse aspecto é primeiramente explicar o que está acontecendo e dar uma opção rápida e fácil para ele encontrar o conteúdo desejado.

Certifique-se de construir uma página de erro condizente com a identidade visual do restante do seu site para que o visitante não tenha dúvida de onde está.

Qual a melhor mensagem de erro?

Pode parecer piada, mas a melhor mensagem de erro é aquela que nunca aparece. É sempre melhor evitar que os erros aconteçam, mas quando acontecerem, o gerenciamento bem projetado não só ajuda a induzir os usuários a navegarem no website como você espera, mas também evita que eles se sintam lesados. Se você dedicar a devida atenção à esse fator, seu site será muito mais agradável de navegar.

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!