Saiba como a Mandaê ajuda a resolver os principais problemas logísticos das empresas

O boom de crescimento dos e-commerces nos últimos anos trouxe à tona fragilidades de um mercado que não evoluiu em seus processos básicos. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira e Comércio Eletrônico), só em 2017 esse setor faturou R$ 59,9 bilhões e cresceu 12%. Porém, ainda que esses dados sejam positivos e representem uma tendência para o setor, muitos negócios ainda sofrem com problemas relacionados à logística e como eles refletem na imagem e estrutura das organizações.

Após identificar alguns dos principais problemas logísticos que afetam a rotina dos negócios e se comprometer a pensar em soluções para eles é que a Mandaê nasceu. Hoje, figura como uma das principais plataformas logísticas do mundo, com o objetivo de tornar essa área uma vantagem competitiva dentro das organizações e elevar o nível do mercado brasileiro. Para isso, usa a tecnologia para desenvolver soluções que aumentem a qualidade e reduzam os custos desse processo.

Listamos abaixo quais são os principais problemas logísticos que afetam as empresas pelo País e como a Mandaê pode ajudar a reduzi-los com medidas simples.

1 – Altas taxas de frete e problemas com a qualidade na entrega

Embora sofra com problemas de infraestrutura, o Brasil é um dos países com uma das mais altas cargas tributárias para operações logísticas do mundo. Elas impactam diretamente nas taxas de frete cobradas das empresas, que por sua vez repassam aos seus clientes (em empresas com frota própria esses custos são ainda mais altos). Em algumas situações, os valores cobrados são iguais – ou superiores – ao próprio valor do produto adquirido.

Como a Mandaê resolve

Ao usar algoritmos inteligentes para selecionar a melhor transportadora a partir do SLA, prazo, modalidade e região de envio, a Mandaê conecta as encomendas a dezenas de opções parceiras e seleciona a melhor delas diante dessa análise. Isso impacta em uma redução de, em média, 30% no custo de envio de um produto. Essa economia faz com que tanto a empresa quanto o consumidor não sofra com altas taxas na etapa de compra/venda – e tudo isso em um único contrato.

2 – Atrasos na entrega

A era da internet despertou a urgência e fez com que os consumidores ficassem cada vez mais exigentes diante das variadas opções de entrega que vem surgindo. Porém, mesmo com essas cobranças, muitas vezes as empresas não conseguem reduzir seus prazos e ainda atrasam na entrega das encomendas. Essas falhas ocorrem devido a falta de visibilidade sobre o andamento dos processos das transportadoras e o resultado é uma enxurrada de reclamações.

Como a Mandaê resolve

Sim, as encomendas podem atrasar por motivos variados e muitas vezes não é possível controlar isso. No entanto, na Mandaê as empresas ficam a par dos problemas antes de seus clientes. Todas as informações sobre o envio são centralizadas em um painel de ocorrências em que é possível alertar os clientes sobre atrasos ou  corrigir possíveis divergências antes delas chegaram ao centro de distribuição e afetarem a entrega. O Painel sinaliza as tentativas de entrega, mantém um controle sobre possíveis atrasos e ainda envia notificações de atualizações críticas, como pendências fiscais, recusa de recebimento e impossibilidade de entrega, tudo isso para tornar essa experiência o mais positiva possível.

3 – Falhas no rastreamento

O rastreamento das encomendas é um serviço importante não só para acompanhar a encomenda em tempo real, mas também para prevenir uma série de problemas que acontecem nessa etapa. Ao não acompanhar as entregas, as empresas expõem uma fraqueza a seus clientes: a de não conseguir localizar seus produtos.

Como a Mandaê resolve

Todas as mercadorias que passam pela Mandaê são acompanhadas por recursos de tecnologia que ajudam a identificar algumas situações em que as remessas irão chegar ao destinatário e quando irão atrasar. Um código também é enviado ao cliente, que tem a opção de monitorar sua encomenda pelo site ou pelo aplicativo para smartphone Rastreaê. Além disso, na ausência do código, é possível verificar o status apenas usando o número de CPF.

A experiência do cliente fica ainda melhor com o status de encomenda sendo atualizado por mensagem SMS e e-mail. Já a empresa pode usar o Dashboard de Performance, disponível no Painel de Ocorrências, para acompanhar o SLA das entregas e monitorar seus indicadores, podendo tomar decisões inteligentes em seus processos.

4 – Imprevistos com a transportadora

Imprevistos podem acontecer em qualquer setor, a diferença está em como cada negócio lida com eles. Manter contrato com apenas uma transportadora deixa a empresa refém e vulnerável a qualquer situação – seja ela o reajuste na tabela, uma greve ou problemas mecânicos.

Cenários assim reduzem consideravelmente a experiência positiva entre marca x consumidor, gerando não só insatisfações, mas também custos decorrentes de logística reversa e de novos envios.

Como a Mandaê resolve

A Mandaê é parceira de algumas das melhores transportadoras do País, cujo benefício é oferecer o melhor de cada uma delas em todas as entregas. O resultado são preços baixos e qualidade elevada reunidos em um único contrato.

A inovação está no DNA da Mandaê. O objetivo é reinventar a logística com a ajuda da tecnologia e gerar benefícios para os negócios. Aqui nós conectamos a sua encomenda com a história do seu consumidor, tornando esse momento mais vantajoso para a sua empresa e mais especial para o seu cliente.


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