Logística

O que é e como pedir devolução de entrega dos Correios?

Postado por Marcela Couto

Graças ao avanço da tecnologia na logística, hoje é possível programar envios, rastrear coletas e até mesmo cancelar uma entrega. Os Correios, por exemplo, permitem que você solicite a suspensão da entrega de encomendas pelo site.

Desde que o pacote não tenha saído da agência, é possível interromper o serviço e solicitar a devolução para o remetente. Dessa forma, os donos de lojas online conseguem se proteger de fraudes, golpes e erros de envio, mesmo após o despacho.

Neste artigo, vamos aprender como suspender entrega dos Correios e garantir que o pacote seja devolvido à sua empresa. Continue lendo e aproveite mais essa facilidade! 

O que é devolução de entrega dos Correios?

A devolução de entrega dos Correios, também chamada de suspensão de entrega, é uma opção que a estatal oferece desde 2019 aos remetentes de encomendas em território nacional.

Com esse serviço, é possível interromper a entrega de uma encomenda antes que ela chegue ao endereço informado. Para isso, basta selecionar a opção “suspender entrega” no site dos Correios, quando estiver disponível — vamos explicar como funciona mais adiante.

Nesse caso, o pacote será devolvido ao remetente, em vez de ser entregue ao destinatário. Assim, é possível evitar que uma encomenda chegue ao seu destino em casos de fraudes, golpes e problemas no envio.

Sempre que for viável do ponto de vista logístico e operacional, esse serviço estará disponível no ambiente de rastreamento do objeto. No entanto, em alguns casos, a devolução não é possível, pois a encomenda já saiu para entrega ou foi liberada para retirada.

Nos próximos tópicos, vamos entender melhor como funciona esse serviço e quando vale a pena solicitá-lo.

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    Como suspender uma entrega dos Correios?

    O sistema atual dos Correios torna a devolução de encomendas bastante simples para as empresas. Acompanhe o passo a passo para suspender uma entrega a caminho:

    1. Acesse o rastreamento de objetos dos Correios

    O primeiro passo para suspender uma entrega é acessar o site dos Correios e ir até o campo “Acompanhe seu objeto”. Nele, você deverá inserir o código de rastreamento fornecido no momento da coleta ou envio do pacote.

    Tela inicial dos Correios

    2. Escolha “Suspender Entrega” (se disponível)

    Na próxima tela, você deverá ver o botão “Suspender Entrega” logo abaixo das informações de rastreamento do objeto. No entanto, a disponibilidade dessa opção depende de dois fatores:

    • O botão precisa estar ativo, indicando que o item ainda não saiu para entrega ao destinatário e ainda pode ser devolvido;
    • A suspensão só é possível para remetentes que, no momento da postagem, forneceram seu CPF ou CNPJ (ou já possuem contrato com os Correios).

    Na imagem abaixo, você pode ver como fica o botão “Suspender Entrega” ativo e inativo:

    Imagem do botão Suspender Entrega Correios ativo e inativo
    Fonte: Tecnoblog

    Se estiver ativo, é só clicar e seguir para o próximo passo.

    3. Faça login e confirme a operação

    Depois de clicar em “Suspender Entrega”, você deverá entrar com seu usuário e senha dos Correios para autenticar a operação. Será preciso aceitar os termos de uso e, em seguida, confirmar a solicitação de devolução de entrega.

    Se o pedido for bem-sucedido, você verá a mensagem “Sua solicitação foi registrada”. Nesse momento, a unidade responsável pela entrega do pacote já estará avisada e dará início ao processo de devolução da encomenda assim que possível.

    Uma vez computada a solicitação, o status da encomenda será modificado para “objeto será devolvido por solicitação do contratante ou remetente“. Então, é só aguardar o retorno da remessa.

    Quando é indicado suspender entregas dos Correios?

    A suspensão da entrega dos Correios é útil quando o remetente identifica um risco de fraude ou um erro no envio da encomenda, por exemplo. Para empreendedores digitais, é uma forma de se proteger de golpistas que estornam pagamentos após o recebimento do produto.

    Além disso, é possível agilizar a devolução da encomenda quando é identificado algum erro na separação e envio do produto. Dessa forma, o item correto pode ser enviado antes mesmo do retorno do pacote anterior à empresa, evitando atrasos maiores e uma consequente insatisfação do cliente.

    💡 Saiba mais: Correios ou transportadora para loja virtual: saiba o que é melhor

    Reembolsos e indenizações

    Para clientes que possuem contrato com os Correios, há a possibilidade de reembolso para entregas suspensas ou canceladas. Por outro lado, se você suspendeu uma encomenda, mas não possui contrato direto com a estatal, terá de assumir eventuais custos.

    Na hipótese da entrega ter sido suspensa sem sua permissão, é possível pedir a indenização dos valores de postagem — os Correios possuem uma seção explicativa para todos os casos de indenização.

    💡 Saiba mais: Como obter reembolso dos Correios?

    Conclusão

    Agora você sabe como suspender entregas dos Correios quando for necessário. Esse pode ser um serviço muito útil para donos de lojas virtuais, principalmente em casos de fraudes e erros de envio.

    Mais importante ainda é contar com uma solução logística eficiente para o seu negócio, que garanta entregas rápidas, baratas e totalmente rastreáveis. Estamos falando da plataforma da Mandaê, que conecta sua empresa às principais transportadoras e calcula o frete mais vantajoso em todos os seus envios.Então, aproveite para conhecer melhor a solução da Mandaê e otimizar sua logística!

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