E-commerce

O que é selo Ebit, quais as vantagens e como conseguir o seu

Postado por Mandaê

Atualizado em março 8, 2022 por Nuvemshop Acesso

Uma maneira de os consumidores não encararem as compras online como um tiro no escuro é avaliando a reputação de um e-commerce a partir da opinião de outros compradores. O selo Ebit é um desses termômetros que atestam a confiabilidade de uma loja virtual.

Afinal, o que os clientes dizem sobre sua marca influencia outros compradores, para o bem ou para o mal. De acordo com pesquisa da ReviewTrackers, mais de 50% dos consumidores acessam avaliações online com frequência.

Na mesma linha, uma pesquisa da BrightLocal indica que 84% das pessoas confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais e, além disso, 58% dos consumidores dizem que a avaliação de um negócio é o item mais importante a ser considerado.

Se o seu e-commerce não passar segurança e nem credibilidade, é certo que o consumidor vai procurar o que precisa no concorrente. Sendo assim, a partir do momento que a concorrência conta com um certificado de qualidade, as chances de concluírem vendas é muito grande. 

Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos entender o que é o selo Ebit, por que é importante tê-lo em sua loja, como fazer o cadastro na plataforma e ainda conferir dicas sobre como buscar uma melhor classificação. Então, vamos lá?

O que é o selo Ebit?

A Ebit é uma plataforma que mede a confiabilidade de e-commerces brasileiros e, com isso, ajuda os consumidores a identificarem se uma loja virtual é confiável. Atualmente, sua base conta com mais de 20 mil lojas cadastradas.

Integrada ao grupo Buscapé Company, a Ebit reúne informações autênticas sobre a experiência de compra dos usuários.

Tais dados são coletados quando a jornada do cliente é concluída em lojas associadas ao Ebit, por meio de algumas pesquisas. São elas:

Pesquisa de Experiência de Compra

Ao finalizar o processo, um banner irá convidar o consumidor a preencher uma pesquisa de satisfação de compra.

Pesquisa de Entrega

A Ebit entra em contato com o consumidor um dia após vencer o prazo informado para o recebimento do produto. Esse contato acontece via e-mail e a intenção é saber se as expectativas foram atendidas.

Pesquisa de Produto

Também por e-mail, a Ebit solicita o preenchimento de um questionário sobre a satisfação geral em relação ao item comprado.

Pesquisa Especial

São feitas pesquisas sazonais para entender a intenção de compra dos clientes em datas especiais, como a Black Friday.

A compilação de dados é realizada automaticamente por um sistema de coleta gerenciado pela própria Ebit. Essas informações rendem ao lojista uma medalha entre os cinco tipos disponibilizados para que seja anexada no site do cliente.

Por que é importante ter o selo Ebit?

O selo Ebit é a certificação que garante credibilidade à sua loja virtual. Sendo assim, é muito importante se cadastrar, afinal, os consumidores buscam cada vez mais por e-commerces que provam que são confiáveis. 

Além disso, ao clicar no selo Ebit, o cliente é direcionado para uma página com comentários sobre os seus produtos. Então, manter essas avaliações positivas é uma ótima maneira de aumentar as vendas e mostrar que a sua loja tem uma boa reputação.

Outro motivo importante para utilizar a certificação é transmitir segurança aos clientes. Sabemos que a maioria das transações atualmente são efetuadas via cartão de crédito e, para isso, o consumidor precisa se sentir protegido para inserir os dados. Nesse caso, o selo Ebit garante que o site oferece uma transação segura.

Como fazer o seu cadastro na Ebit

O primeiro passo do processo de certificação é fazer o cadastro no site da Ebit. O serviço é gratuito e dá direito a relatórios também gratuitos – só é pago se o lojista optar por relatórios personalizados.

Após o preenchimento dos dados, a Ebit irá avaliar as informações para poder validar o credenciamento. O processo leva em torno de 48 horas. Então, a equipe da Ebit entrará em contato com o lojista informando o status do cadastro.

Se o cadastro for aprovado, o lojista receberá as instruções para a implementação do banner e o selo “Em Avaliação” em seu site. Ele funciona como uma espécie de selo provisório até sua loja virtual reunir avaliações suficientes para adquirir outra medalha.

No caso de recusa, a equipe Ebit entrará em contato com o lojista para informar os motivos da reprovação, com instruções e prazos para uma nova candidatura.

Para agilizar o seu processo de aprovação, anote os requisitos da Ebit disponibilizados a seguir:

  • Ser pessoa jurídica;
  • Ter CNPJ válido e sem restrição;
  • Manter o site ativo;
  • Disponibilizar o certificado digital para e-commerce (https://);
  • Oferecer duas ou mais formas de pagamento;
  • Disponibilizar pelo menos uma opção de venda por cartão de crédito;
  • Disponibilizar em seu site o CNPJ, telefone e endereço físico da empresa;
  • Apresentar Política de Troca e Devolução estabelecida no site;
  • Viabilizar a conclusão da compra do consumidor dentro de seu próprio site;
  • Fornecer no site fotos verídicas dos produtos vendidos;
  • Não ser um site de leilão e/ou anúncios.

Como é feita a avaliação Ebit?

Após você realizar a integração do banner Ebit na página de confirmação de compra do seu site, os compradores terão acesso a uma pesquisa inicial, que irá monitorar o nível de satisfação e os hábitos de compra de seus consumidores.

Segundo a Ebit explica em sua plataforma, “é obrigatória a correta aplicação do banner, de acordo com os critérios do nosso Manual de Boas Práticas e do Manual de Identidade Visual da Ebit”.

Conforme os usuários acessam a avaliação Ebit pelo banner e por outros questionários recebidos por e-mail, é possível definir a medalha de classificação da loja.

Cada tipo de medalha (Diamante, Ouro, Prata, Bronze ou Em avaliação) exige uma quantidade mínima de pesquisas respondidas.

Confira a seguir as particularidades de cada selo Ebit:

Medalha Diamante (Excelente)

Essa é a categoria mais elevada de todas. O lojista deve ter um mínimo de 85% de entrega no prazo e de 85% de aprovação, além de um mínimo de 2000 Pesquisas de Experiência de Compra respondidas e de 200 Pesquisas de Entrega.

Medalha Ouro (Ótima)

O lojista terá acesso a essa medalha se tiver um mínimo de 80% de entrega no prazo e 80% de aprovação, além de um mínimo de 200 Pesquisas de Experiência de Compra respondidas e de 20 Pesquisas de Entrega.

Medalha Prata (Muito Boa)

O lojista terá acesso a essa medalha se tiver um mínimo de 75% de entrega no prazo e de 75% de aprovação, além de um mínimo de 50 Pesquisas de Experiência de Compra respondidas e de 5 Pesquisas de Entrega.

Medalha Bronze (Boa)

O lojista terá acesso a essa medalha com um mínimo de 70% de entrega no prazo e 70% de aprovação, além de um mínimo de 10 Pesquisas de Experiência de Compra respondidas e de 2 Pesquisas de Entrega.

Em avaliação

Esse selo é disponibilizado para lojas que estão conveniadas a menos de 90 dias e não captaram a quantidade mínima de pesquisas respondidas.

Dicas de como buscar uma melhor classificação

Não há maneira de ter uma evolução de medalhas dentro do sistema Ebit sem rever como estão os serviços oferecidos por seu e-commerce.

Ler as avaliações escritas pelos clientes já proporciona um indicativo do que melhorar. Mas, antes de esperar que eles reclamem, você pode dar o primeiro passo ficando atento à situação dos itens abaixo:

1. Experiência do usuário

Assegure que a acessibilidade, a usabilidade e a eficiência do seu site estejam alinhadas. Assim, se a navegação for simples e agradável, com botões de ação visíveis e que funcionem num único clique, o consumidor não terá dificuldades para encontrar produtos em sua loja.

2. Seleção de produtos

Oferecer uma gama variada de produtos é ótimo para estimular as compras, mas é essencial fazer uma seleção criteriosa de fornecedores para que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade. Ninguém planeja comprar algo que será decepcionante quando recebê-lo.

3. Informação sobre os produtos

As descrições dos produtos, bem como suas respectivas fotos, devem ser bem esclarecedoras para não gerar nenhuma quebra de expectativas. Considere ferramentas como zoom, vídeo e visualização 3D para que os consumidores possam ver detalhes dos produtos que estão adquirindo.

💡 Saiba mais:  Fotografe melhor os seus produtos e venda mais na sua loja virtual 

4. Preços

Na definição de preços, é importante que você não leve apenas a análise de ofertas da concorrência, o seu público-alvo e os custos de produção e distribuição. Estratégias de preço, como o preço psicológico, regra de 100 e comparativo de preços, são ações excelentes para torná-lo mais atrativos e impactar os consumidores.

5. Embalagem dos produtos

Envie os produtos em embalagens adequadas que façam com que ele chegue inteiro ao destino final. Use papel fragmentado ou plástico-bolha para proteger o produto dentro da caixa. Também, aposte em embalagens personalizadas, com adesivos e tags, que encantam o cliente já na primeira impressão.

💡 Saiba mais:  Avaliação de produtos: uma estratégia importante para a sua loja virtual

Entendeu a importância do selo Ebit para sua loja virtual? Então, aproveite o aprendizado com este artigo e providencie o seu o quanto antes!  

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