
Postado por Mandaê
E-commerce
Postado por Mandaê
Atualizado em março 8, 2022 por Nuvemshop Acesso
O certificado digital para e-commerce é um dos principais fatores exigidos pelas operadoras de cartões. Nesse caso, para quem pretende vender online, o certificado digital torna-se um requisito obrigatório.
O selo não é apenas uma imagem estática em seu site. Duas principais características que esse serviço oferece são: prevenir fraudes no site e deixar os clientes mais seguros para concluírem suas compras.
Aprenda neste artigo como implementar um certificado digital na sua loja virtual e garanta que seu site seja reconhecido como um ambiente seguro para transações de dados e pagamentos.
Se a sua loja virtual exige dados pessoais do cliente, é sua responsabilidade protegê-los de forma sigilosa. Por isso, é tão importante a implementação do certificado digital SSL, que nada mais é do que a certificação de privacidade e integridade das informações que ali circulam.
Assim, você evita que terceiros interceptem esses dados e inibe a chances de roubo em seu e-commerce, já que as informações são transformadas em códigos que passam a ser lidos somente pelo servidor do seu site e do cliente.
O certificado digital é uma garantia de que seu site é um espaço seguro e proporciona retornos positivos, como:
Existem diferentes empresas de certificado digital para e-commerce, você deve escolher a que melhor se encaixar às suas necessidades e condições. O preço também difere e algumas oferecem serviços adicionais gratuitos.
Avalie muito bem antes de escolher o seu selo digital, tendo a certeza de adotar um sistema confiável. Por isso, veja a seguir os principais fornecedores utilizados pelas pequenas, médias e grandes empresas:
Possui soluções de prevenção de fraude que atendem diversos segmentos de pequenos e médios e-commerces. O gerenciamento de risco é todo feito pela empresa, enquanto você fica tranquilo para vender.
Entre os planos mais utilizados, existem duas opções: uma delas é quando o próprio lojista analisa os pedidos propensos à fraude. Nesse caso, ele consegue ter autonomia na decisão. A outra opção é quando existe um grande número de transações e o processo precisa ser automatizado. Para esse caso, todo o processo de análise, aprovação ou reprovação é feito pela ClearSale.
Quando uma transação não é reprovada automaticamente, o pedido passa pela análise manual e um time especializado entra em contato com o consumidor para a validação dos dados cadastrais de forma que a loja consiga aprovar o máximo de vendas possível e que o bom comprador não seja prejudicado por fraude.
A Site Blindado é especialista em segurança no mercado virtual. Oferece uma gama de soluções voltadas ao e-commerce e demandas corporativas, analisando 24 horas por dia as vulnerabilidades dos servidores e websites.
Todos os clientes da Site Blindado podem contar com o Scan SSL. Esse serviço faz uma análise que identifica se o certificado foi instalado seguindo todas as recomendações para o bom uso do recurso.
A Sectigo Brasil, antiga Comodo CA no Brasil, é uma empresa que oferece diversas soluções em segurança, sendo o certificado digital uma delas. A empresa é uma das autoridades certificadoras que mais cresce no mundo.
Seu diferencial é o Corner Trustlogo, que garante a identidade do site em tempo real. Para testar essa garantia, o cliente nem precisa clicar no selo, basta passar o mouse.
Também possui certificado SSL com teste gratuito que oferece todas as funcionalidades SSL por 30 dias, inclusive com direito à suporte especializado.
É a maior empresa de registro de domínios do mundo e uma das maiores em hospedagem de sites. Apesar de ser norte-americana, a GoDaddy está presente em 53 mercados, com suporte a 22 idiomas e 44 moedas. No Brasil, oferece pagamento em real (R$) e suporte em português.
Todos os certificados oferecem a criptografia mais rígida do mercado, exibem um selo de segurança em seu site e são compatíveis com os principais navegadores.
Depois de decidir pela empresa que irá fornecer o certificado digital para o seu e-commerce, você vai perceber que existem diversos tipos de selos oferecidos, cada um com uma especificidade e cabe a você escolher o que se encaixe melhor em suas prioridades. Os principais são:
SSL Simples: realiza a função de criptografar a mensagem que foi inserida no seu site, protegendo os dados de seus clientes.
SSL EV: além da criptografia, esse certificado valida informações da empresa, como CNPJ e endereço. Ela também faz com que a barra do navegador fique verde, ou seja, indica ao cliente que o site é seguro. Além de tornar visível sua razão social, agregando valor à sua marca.
SSL Wildcard: normalmente um certificado digital é adquirido para um único endereço (ex: www.mandae.com.br). Com a opção WildCard, o certificado digital pode ser utilizado em ilimitados subdomínios de um domínio.
Dessa forma, você pode proteger o seu site principal (ex.: www.mandae.com.br) e todos os seus subdomínios (ex.: logistica.mandae.com.br, www2.mandae.com.br, etc), sem custo adicional enquanto durar o contrato.
Agora é hora de solicitar o certificado. Para isso você precisa gerar um CSR (Certificate Signing Request), ou melhor, Solicitação de Assinatura de Certificado, que é um arquivo de texto criptografado, gerado pelo software do servidor que você utiliza.
Você terá algo parecido com isso:
Basta localizar o ícone “Certificados de Servidor” e depois clicar em “Criar solicitação de Certificado”, que pode ser encontrado no Painel de Controle do seu site.
Os dados solicitados para gerar o CSR são:
Depois de preenchidos os campos, selecione a opção “2048 bits” e em seguida o local desejado para salvar o CSR. Copie e envie à certificadora responsável.
Após ter feito a solicitação do certificado digital e realizado o pagamento, espere a confirmação de validação. Depois disso é hora de instalá-lo na sua loja virtual.
A instalação também é feita de acordo com o servidor que você utiliza, mas fique tranquilo, as orientações serão passadas pela empresa fornecedora do certificado SSL.
Geralmente, após a instalação, para assegurar aos usuários de que o site é protegido, você pode instalar um selo de segurança na sua página principal. Cada serviço oferece um código para você aplicar ao seu layout.
Quando o certificado é instalado com sucesso em seu servidor, o protocolo de aplicação (também conhecido como HTTP) será alterado para HTTPS, onde o ‘S’ significa ‘seguro’. Dependendo do tipo de certificado que você comprar, o navegador que utiliza mostrará um cadeado ou barra verde ( ao clicar nele, é possível ver as informações de segurança, assim como no selo).
Pronto! Agora é só esperar para ver o retorno positivo de todas essas ações e se preparar para vender mais.
Leia também:
+Checklist LGPD para e-commerce: 10 passos para se adequar à lei
+Pix no e-commerce: o que é e como começar a usar