Logística

SIPOC: o que é e como usar para mapear processos?

Postado por Mandaê

Atualizado em fevereiro 2, 2022 por Livia Ferreira

Empresas que trabalham com operações muito grandes ou complexas precisam de um método para mapear os processos e encontrar aqueles que precisam de melhorias. Para isso, existe uma ferramenta de planejamento muito usada: o SIPOC.

O diagrama busca identificar e solucionar problemas ligados a áreas muito complexas para gerenciar — como é o caso da logística, por exemplo. No entanto, os relatórios oriundos da análise mostram uma visão mais ampla do processo, portanto, alguns detalhes podem ficar de fora.

Quer entender mais sobre o assunto? Então veja o que é SIPOC, exemplos da ferramenta e como ela pode ajudar a sua empresa a mapear gargalos!

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    O que é SIPOC?

    SIPOC é uma ferramenta em formato de diagrama cujo objetivo é reunir informações importantes para mapear processos de ponta a ponta

    O acrônimo SIPOC tem origem na língua inglesa e corresponde às seguintes palavras:

    • S = Supplier (fornecedor);
    • I = Input (entrada/insumo);
    • P = Process (processo);
    • O = Output (saída/resultado);
    • C = Customer (cliente).

    Por meio do diagrama, é possível ver de forma clara qual é o início e o fim de um processo, bem como a sequência de atividades, os responsáveis por cada uma das etapas e, claro, o cliente.

    O SIPOC faz parte de um conjunto de práticas chamado Seis Sigma, desenvolvido, inicialmente, pela empresa Motorola para aperfeiçoar processos e eliminar defeitos. Ao ser empregado por várias companhias, o Seis Sigma foi fragmentado em modelos menores. 

    Dentre esses modelos está o DMAIC, cujo método consiste em:

    • D = Define (definir um problema);
    • M = Measure (mensurar o máximo possível de informações);
    • A = Analyze (analisar os dados para encontrar erros);
    • I = Improve (melhorar os processos);
    • C = Control (controlar os resultados alcançados).

    O SIPOC, portanto, é comumente usado na fase inicial do DMAIC, no momento de definir quais são os problemas que interrompem o fluxo de atividades de uma área. 

    É importante frisar que você não pode interpretar essa sigla com o seu sentido literal. Para realmente entender o que é SIPOC e aplicá-lo a diferentes processos, é necessário desconstruir a sua concepção de fornecedor, insumo, produto final e cliente.

    Isso porque, no modelo SIPOC, o fornecedor não necessariamente quem concede os produtos ou serviços; os insumos nem sempre serão as suas matérias-primas; os produtos nem sempre serão os itens que você vende; e o cliente pode não ser o seu consumidor final. 

    Pode parecer confuso nesse primeiro momento, mas, aos pontos, você vai compreender melhor a concepção do método e como empregá-lo na rotina da sua empresa.

    Para que serve a matriz SIPOC?

    O diagrama SIPOC é comumente usado quando os responsáveis por uma área não têm definições claras sobre:

    • Quem é o responsável por fornecer insumos para o processo?
    • Quais são os insumos fornecidos para o processo?
    • Quem são os clientes?
    • Como deve ser finalizado o processo?

    As práticas da matriz SIPOC podem ser aplicadas ao mapeamento de diversos processos em uma empresa, seja no setor de RH, Financeiro ou mesmo no Marketing.

    No entanto, é na logística que a matriz SIPOC adquiriu maior simpatia, porque lida com o fluxo de insumos e produtos ao longo da cadeia de produção e entra em níveis de detalhe mais apurados em cada parte do processo. Para e-commerces, pode ser uma ferramenta imprescindível!

    A matriz SIPOC é extremamente flexível, permitindo analisar toda a operação de um negócio ou apenas fragmentos dela. Todas as ações realizadas fazem parte de um processo, por mais que ele não esteja mapeado. 

    A seguir, conheça alguns exemplos de SIPOC e aprenda a aplicá-lo à sua logística ou a qualquer processo da sua empresa para identificar dificuldades e oportunidades de melhoria.

    Exemplo de SIPOC

    Para entender a flexibilidade e o nível de detalhamento da matriz SIPOC, preparamos dois exemplos diferentes sobre o uso dessa ferramenta. 

    O primeiro é didático e serve apenas para entender as etapas. Por outro lado, o segundo é uma aplicação prática do SIPOC no e-commerce. Confira:

    Montagem das etapas

    Todos os dias você prepara um café para a sua mãe. Se quisesse mapear esse processo usando o SIPOC, você precisaria desmembrar os ingredientes e utensílios envolvidos na receita para chegar ao seu objetivo.

    1. Definição do problema: fazer o café;
    2. Definição da meta: entregar o café à sua mãe;
    3. Mapeamento do processo: a maneira como você faz o café.

    Muitas atividades são instituídas e executadas no “piloto automático”, mas isso não significa que essa seja uma boa prática. Nesse sentido, o mapeamento pode ajudar você a encontrar fatores que podem ser melhorados.

    SIPOC no e-commerce

    Vamos supor que a sua empresa não tem um sistema de ERP — ou seja, um software de gestão de empresas —, dificultando a conferência de etiquetas, expedição e rastreamento dos produtos. Com o crescimento do volume da sua loja virtual, a área de expedição demora mais tempo para enviar as encomendas.

    Esse fator acarretou um aumento de 20% do tempo médio de entrega dos seus produtos para o cliente final. Isso, por sua vez, desencadeou a diminuição na retenção de clientes, além de sobrecarregar o atendimento.

    Segundo a estrutura do SIPOC, a diagrama teria o seguinte formato:

    1. Definição do problema

    O primeiro passo é definir o problema: atraso de 20% no tempo médio de entrega.

    É importante ter em mente que o problema central não é a diminuição da retenção de clientes ou a sobrecarga do atendimento. Isso só está acontecendo por conta de problemas na expedição e tende a melhorar após o atingimento da meta.

     2. Definição do objetivo

    O segundo passo é definir o que precisa ser solucionado: reduzir a média em 15% em um período de 2 meses.

    Ao definir o objetivo do seu projeto, é importante estabelecer um resultado mensurável e passível de ser acompanhado periodicamente. O objetivo precisa sempre estar alinhado com o problema, uma vez que o efeito é o resultado final da causa.

     3. Definição dos processos

    Definir os processos para solucionar o problema parte da construção do diagrama SIPOC a partir dos dados levantados. É importante ressaltar que o SIPOC vai mostrar o processo atual e o output que a empresa alcança com esse processo.

    Não é com a ferramenta SIPOC que você vai planejar a solução dos problemas. Na realidade, você vai conhecer os processos já existentes a fundo para pensar em uma solução cujo impacto seja o menor possível dentro da operação que já existe.

    4. Definição do consumidor

    Por fim, é necessário definir quem é o cliente, ou seja, pessoas e entidades internas ou externas à empresa que se beneficiarão dos resultados do processo.

    Vale ressaltar que a concepção de consumidor no SIPOC não significa o consumidor final do produto da sua loja, e sim as pessoas envolvidas com o resultado.

    Depois de fazer o diagrama com o processo atual, você pode replicar esse modelo para entender os impactos secundários do atraso nas entregas. 

    Para isso, basta usar as mesmas definições e mapear o processo de atendimento ao consumidor e as medidas de retenção, a fim de entender quais melhorias são bem-vindas para garantir uma boa experiência do cliente.

    Por que mapear processos

    Mapear processos não se resume apenas a saber o percurso desde a origem até o destino dos insumos. Para obter o máximo dos benefícios da ferramenta SIPOC, é preciso levar o mapeamento para outro nível por meio de análise e atribuição de métricas a cada etapa envolvida.

    Para o segundo exemplo, as métricas atribuídas a cada estágio poderiam ser:

    • Fornecedor: SLA (service level agreement) de transportadoras e fornecedores;
    • Inputs: estoque, tempo de reposição de estoque, taxa de entrada etc.
    • Processo: tempo médio para execução do processo, eficiência e pessoas envolvidas;
    • Output: taxa de saída, número de produtos fora do padrão;
    • Consumidor: nível de satisfação dos clientes.

    💡 Saiba mais: NPS: como grandes empresas medem a satisfação de seus clientes

    A definição desses números será o principal objetivo da etapa de análise, que vem após o mapeamento e precede as melhorias na metodologia DMAIC. Depois, a última etapa é controlar e acompanhar as métricas para alcançar o objetivo.

    Conclusão

    O mapeamento de processos com a ferramenta SIPOC pode ser um aliado para definir quando é necessário criar um procedimento padrão e o que pode ser melhorado dentro dos processos já colocados em prática.

    Agora que você já sabe o que é SIPOC e entendeu a utilidade do diagrama, que tal tirar seus processos do piloto automático e promover melhorias? 

    Aproveite a visita e confira nosso guia completo de logística para e-commerce!

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