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Publicidade gratuita: 4 passos para conseguir

Postado por Mandaê

Atualizado em junho 16, 2021 por Mandaê

Conseguir publicidade gratuita é extremamente valioso. Ela pode ajudar a agregar credibilidade para a sua marca, o que pode ajudá-lo a contratar funcionários, abrir portas para potenciais parcerias, e, claro, gerar tráfego para o seu site e ganhar mais clientes.

Na Mandaê, sabíamos que a publicidade gratuita seria importante para nós. Tivemos a sorte de ser destaque em publicações nas Revistas Pequenas Empresas & Grandes NegóciosStartupi e PulsoSocial, entre outras. Não pagamos nenhuma agência de comunicação nem pagamos os jornais para sermos publicados; porém, investimos o nosso tempo de maneira metódica. Aqui estão 4 passos que tomamos e como você pode conseguir publicidade gratuita para a sua empresa (e no final, o nosso press kit que enviamos para os jornalistas):

1. Para conseguir publicidade gratuita, mantenha seu próprio blog e aprenda a contar histórias

Se você escrever um blog, você vai aprender a se tornar um escritor melhor. Você vai entender por que uma manchete pode ser compartilhada mais do que outras e por que uma parte do conteúdo atrai mais leitores do que outras. Vai entender que nenhum jornalista quer ouvir sobre o seu produto, a menos que ele forneça uma perspectiva focada em um problema que ele vai resolver para seus leitores.

Quando tiver seu próprio blog, 2 coisas acontecerão:

Você vai entender as dificuldades do trabalho de jornalista

Um jornalista não se importa com o seu produto. Porém, ele quer trazer valor para seus leitores. Assim que você entender isso, você poderá sugerir tópicos e histórias interessantes.

 Ser um blogueiro e saber escrever lhe dará a oportunidade de gerar sua publicidade gratuita

Por exemplo, recentemente escrevemos um post sobre o nosso pitch deck para ajudar empreendedores a levantarem investimentos. Esse post foi compartilhado quase 100 vezes, gerou milhares de visitas ao nosso site e centenas de cadastros. Então o primeiro passo para conseguir publicidade gratuita é começar um blog para que você possa aprender a escrever e contar histórias interessantes.

2. Interaja com os jornalistas no Twitter, Facebook e LinkedIn

Participar onlineA Revista Pequenas Empresas & Grande Negócios não escreve sobre você… Um jornalista escreve!

A primeira coisa que fiz é seguir todos os jornalistas que eu identifiquei no Twitter e no Facebook. Então, encontre os jornalistas mais apropriados para o seu negócio e comece a segui-los nas redes sociais. Em seguida, fique interessado no que eles fazem. Esta é a parte mais fácil. A maioria dos jornalistas são bem legais e gostam quando você interage com eles.

Responda às suas perguntas, curta seus posts no Facebook, retweete e deixem comentários. Faça isso porque você se interessa sobre o trabalho deles. Torne-se verdadeiramente interessado em entender o que eles gostam. Quando você entrar em contato com os jornalistas, o seu “pitch” será 10x melhor porque você entenderá o que eles gostam. Eles podem te reconhecer também, o que pelo menos aumentará suas chances de obter uma resposta.

Assim, o segundo passo é começar a conectar-se com os jornalistas nas redes sociais.

3. Traga valor para os jornalistas e seus leitores

O objetivo ao entrar em contato com jornalistas é obter publicidade gratuita várias vezes. Para conseguir isso, você precisa ter alguns tipos de conteúdo e notícias diferentes.

Aqui está uma lista de 3 ideias distintas que você pode usar para abordar os jornalistas.

➜ Dados e estatísticas interessantes

infograficos ajudam jornalistas e conseguem publicidade para pequenas empresas

Jornalistas e publicadores ADORAM dados e estatísticas.
Especialmente se tiverem algo a ver com indústrias grandes. Por que eles gostam tanto de dados? Porque esse tipo de conteúdo tende a ser compartilhado muito nas redes sociais e é interessante para os leitores.

Pesquise algumas estatísticas sobre os seus clientes e descubra o que poderia ser interessante para os leitores. Isso trará várias oportunidades para sites escreverem sobre a sua indústria.

➜ Novidades e novas funcionalidades que ajudarão seus clientes / usuários

Esta é uma razão bem comum para jornalistas escreverem repetidamente sobre empresas.

Mas só uma dica: tente focar em apenas uma novidade (e não várias) ao mesmo tempo. Quando você focar em uma coisa só, fica mais fácil para os jornalistas escreverem de forma mais direta. Os jornalistas têm uma atenção muito curta e estão muito ocupados, então facilite o seu trabalho e foque em apenas uma coisa. Separar as notícias também lhe dará uma oportunidade para entrar em contato com os jornalistas várias vezes 😉

➜ Atingimento de metas ou milestones grandes

Essa razão é ótima, não só para obter mais cadastros ou vendas, mas também para a sua marca. As pessoas vão ficar sabendo quem você é e vão perceber o seu crescimento e relevância.

Exibir metas alcançadas é uma forma de conseguir publicidade para pequenas empresas

No caso da Mandaê, o nosso lançamento foi um evento importante. Não é todo dia que uma startup brasileira recebe um investimento de um fundo europeu e do ex-CEO da DHL-USA, então sabíamos que este milestone seria interessante para os jornalistas.

Abaixo está o e-mail real que enviei para os jornalistas:

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Olá Ligia!

Obrigado pela resposta no Twitter!

Sou um dos fundadores da Mandaê, o jeito mais fácil de enviar o que quiser. Nossa missão é simplificar o processo de envio de itens.

Usando seu smartphone e o nosso aplicativo, basta tirar uma foto do item que quer enviar. Dentro de uma hora chegaremos até você para buscar o item, o empacotamos e enviamos. Você não precisa se preocupar em embalar, pesquisar todas as formas de envio e postar.

Acabamos de fechar um seed round com a Kima Ventures (somos o primeiro investimento deles no Brasil), o Hans Hickler (ex-CEO da DHL Express USA) e outros. Estamos operando em uma fase beta atendendo clientes da Grande São Paulo.

Criamos um breve press kit (anexo) para explicar melhor o nosso modelo de negócio, mercado, time e investidores, além de outras informações sobre a nossa performance.

Desde já, agradecemos a sua atenção Ligia. Se tiver qualquer dúvida, por favor me avise.

Abraço,
Marcelo Fujimoto
Cofundador

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4. Simplifique a vida dos jornalistas

Jornalistas estão extremamente ocupados. Eles recebem centenas de e-mails a cada dia, todos de pessoas que querem algo deles. Se você seguiu os 3 passos acima e conseguiu a atenção deles, não dificulte e não perca a sua oportunidade. Facilite o seu trabalho para aumentar as suas chances de ter um artigo escrito sobre a sua empresa.

Nos emails que enviei, também inclui um arquivo com texto, dados e informações sobre a Mandaê. O que aconteceu é que os jornalistas acabaram copiando e colando partes do texto…e não há nada errado com isso. O importante é facilitar o trabalho deles.

A outra coisa que fiz é colocar várias imagens de alta resolução em uma pasta do Dropbox e inclui os links no documento. Fornecemos arquivos do nosso logotipo, fotos de nós e imagens do nosso site que poderiam ser usadas nos artigos.

Segue o documento (em inglês e português):

Então, está pronto para fazer barulho? Ao seguir os passos deste guia, não tenho dúvida que você conseguirá publicidade para o seu negócio. Se você ainda tiver dúvidas, deixe a sua pergunta nos comentários abaixo ou envie um e-mail para a Mandaê. O que você acha? Você já tentou ou conseguiu publicidade gratuita para a sua empresa também? Se tiver alguma outra dica ou sugestão, compartilhe nos comentários e nos ensine!

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