Mudanças no PAC dos Correios impactam e-commerces do país

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Atualização – Correios revisam nova política do PAC

 

No dia 12 de agosto os Correios divulgaram uma nova carta revisitando as alterações divulgadas inicialmente em seu comunicado do dia 8 de agosto.

No primeiro comunicado, os Correios anunciaram que as entregas na modalidade PAC passariam a contar com prazo estimado de entrega. Com este segundo comunicado, os Correios retornam a regra de prazo estipulado, incluindo as garantias e definições de forma alinhada com os serviços de Sedex e e-Sedex.

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Atualizado em 17/08/2016, às 17h40.

Veja abaixo o histórico completo:

A partir de 22 de agosto ocorrerão mudanças no PAC dos Correios. As alterações fazem parte de uma reformulação efetuada no portfólio de encomendas da empresa, o que impacta diretamente e-commerces de todo o país. Confira abaixo os principais pontos que merecem a sua atenção.

Correios: novas regras do PAC alteram as tentativas de entrega

 

Um estudo realizado pelos Correios apontou efetividade muito baixa na terceira tentativa de entrega, por isso, não serão mais realizadas três tentativas, apenas duas. Após a segunda tentativa de entrega frustrada, a encomenda ficará disponível por 7 dias corridos na unidade dos Correios mais próxima do endereço do destinatário.

Mudanças no PAC impactam o seguro dos Correios

 

Com as novas regras dos Correios, o valor declarado também sofrerá mudanças. Hoje, o cliente pode contratar o seguro dos Correios para encomendas até R$ 10.000,00 em todas as modalidades, mas esse valor mudará para R$ 3.000,00 nos envios feitos pela modalidade PAC. Segundo comunicado dos Correios, essa mudança está de acordo com o perfil dos objetos atualmente postados nessa modalidade.

Novas regras do PAC mudam o prazo de entrega e indenizações dos Correios

 

Outro ponto importante dessas mudanças no PAC é que os prazos de entrega informados pelos Correios nessa modalidade passarão a ser prazos estimados, ou seja, não deverão ser entendidos como compromisso firme de entrega, inclusive os Correios deixam de fazer indenizações por atraso nesta modalidade.

As outras modalidades de envios de encomendas também passam por mudanças, mas com baixo impacto para os clientes que utilizam hoje os Correios.

A partir da data mencionada, somente os serviços SEDEX, SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12 e e-SEDEX oferecerão indenização por atraso de entrega. Nos serviços SEDEX Hoje, SEDEX 10 e SEDEX 12, os Correios passarão a garantir a devolução de 100% dos valores pagos a título de postagem nos casos de entrega com atraso. Está prevista a implantação, a partir de setembro, de regra de escalonamento de indenização, conforme dias de atraso, do SEDEX e e-SEDEX: 10% sobre o valor da postagem para 1 dia de atraso, 20% para 2 dias de atraso e 30% para 3 ou mais dias de atraso.

Essas alterações impactam diretamente os clientes que utilizam os Correios como principal forma de envio das suas encomendas, principalmente porque a não garantia de entrega nos prazos informados pode impactar diretamente a experiência de quem deverá receber a encomenda.

Alternativas para e-commerces com as mudanças no PAC dos Correios

 

Para garantir que o seu produto seja enviado de forma rápida e com o menor prazo possível, além dos Correios a Mandaê trabalha com transportadoras parceiras, como a Carriers e a Total Express. Assim, você pode contar mais de uma opção de acordo com o seu objetivo. Para fazer envios com essas transportadoras é necessário que as encomendas estejam acompanhadas de Nota Fiscal.

Envios Rápido e Econômico: o sistema da Mandaê faz um leilão entre as transportadoras e prioriza a que oferecer o melhor SLA (service level agreement) para a região do destinatário no menor prazo.

Envio Normal: está disponível para algumas localidades do país. Por trabalhar com outras transportadoras, a Mandaê criou uma opção que oferece valor e prazo de entrega intermediários entre as opções Rápido e Econômico.

Vantagens de usar a Mandaê

  • Você não precisar firmar um contrato: só paga quando usar nosso serviço.
  • Não precisa ter um valor mínimo de gastos com frete.
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  • Erick Hunter

    Acho que é desnecessário falar sobre o absurdo de algumas mudanças, não é?!

    “Serão feitas apenas duas tentativas de entrega”? Pra começar eles entregam ~quando~ querem. Já aconteceu de eu ter efetuado uma compra e no dia da entrega, eles simplesmente não vieram! Disseram que não havia ninguém em casa, quando estava todo mundo, inclusive uma tia na calçada e o portão estava aberto.

    Meu, os Correios são… Tristes. O problema é que as empresas que servem de opção contra esse monopólio não atendem muitas cidades, inclusive a minha.

    • Oi Erick!

      Você viu que os Correios revogaram e modificaram algumas questões? Atualizamos aqui nesse post, dá uma olhada.
      Continue nos acompanhando, vamos mantê-lo informado!

      Abs e obrigado pela interação :)

  • Ana Kurosawa

    Infelizmente eu não tenho como me livrar totalmente dos Correios e já fiquei na mão várias vezes. O serviço deles já é precário e eles fazem questão de continuar afundando ao invés de evoluir.

    Quero só ver a palhaçada que isso vai virar, principalmente no quesito prazo de entrega. Se com prazo limite já é uma bagunça (muitas vezes não atrasam), quem dirá sem.

    • Oi Ana! Os Correios voltaram atrás sobre algumas questões e nós atualizamos o comunicado neste post. Dê uma conferida.

      Qualquer novidade manteremos todos informados ;)

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