Logística

O que é romaneio e como fazer?

Postado por Talitha Adde

Quem vende pela internet já deve ter enfrentado algumas questões logísticas, como o atraso das entregas dos produtos. E é justamente para evitar problemas como esse que o romaneio, isto é, uma lista que reúne todos os itens que serão transportados durante o processo de envio, se torna indispensável para o controle de cargas. 

Também conhecido como packing list, o documento pode prevenir contratempos no carregamento e erros nas entregas do seu negócio, facilitando e agilizando o processo logístico

Então, quer saber o que é romaneio, como fazê-lo e as suas principais vantagens? Continue com a leitura deste artigo! 

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    O que é romaneio?

    Romaneio é um documento que lista a carga transportada durante um processo de transporte. Nele, é especificado a descrição e volume de cada mercadoria enviada, além do valor da nota fiscal, frete, entre outros dados.

    O objetivo dessa relação é facilitar o envio de um item e agilizar o processo de fiscalização da carga. 

    Vale ressaltar que o romaneio não substitui alguns documentos fiscais, como o DACTe (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). 

    Em casos de transportes de cargas perigosas, como combustível, ou quando o veículo cruzar uma fronteira internacional, esse documento é obrigatório

    Para que serve o romaneio?

    Como já mencionado, o romaneio ajuda a evitar erros durante a entrega, como o caso de troca de remessas. 

    A listagem das cargas também auxilia na identificação de mercadorias de um transporte. Em caso de roubos ou extravio de produtos, por exemplo, o documento ajuda a localizar os itens faltantes com mais agilidade e praticidade. 

    Já no comércio internacional, o packing list é utilizado para o desembaraço de mercadorias (isto é, a liberação de uma mercadoria pela alfândega) e para compor a Declaração de Importação do produto. 

    Como o romaneio de carga é emitido?

    A emissão do romaneio não tem um padrão específico. Por outro lado, existem informações básicas que devem ser inseridas no documento, que são: 

    • Dados do caminhão e do motorista; 
    • Destinatário e remetente; 
    • Peso, peso cubado e volume da carga;
    • Quantidade e identificação das mercadorias; 
    • Valor da nota fiscal e do frete de cada produto a ser transportado; 
    • Material da embalagem (caixa, pallet etc);
    • Volume total da carga. 

    Ao reunir todos esses dados, você deve gerar o documento em forma de planilha ou por um sistema que facilite a integração dessas informações ao longo do processo de entrega. 

    A Mandaê, por exemplo, é uma plataforma logística que faz a gestão das transportadoras, gerencia as coletas e roteiriza os veículos de acordo com a necessidade dos clientes. 

    Além disso, a plataforma de envio permite a geração automática de documentos fiscais, como o romaneio. 

    Quais são os benefícios do romaneio?

    Emitir o romaneio de carga, ainda que não obrigatório, pode oferecer diversos benefícios para a sua empresa. Confira os principais: 

    Oferece transparência das informações 

    Em um processo de fidelização de clientes, ser transparente durante o processo de compra é fundamental. 

    Por isso, utilizar um documento fiscal, como o romaneio, pode ser uma excelente vantagem competitiva para o seu negócio.

    Isso porque, sempre que o consumidor solicitar informações sobre o processo de envio da mercadoria, você pode informá-lo com clareza e objetividade

    Garante indenização das cargas

    Em caso de extravio ou roubo das cargas, é comum que as transportadoras acionem o seguro para receber a indenização. 

    No entanto, esse valor só pode ser reembolsado, caso a empresa apresente a cópia do romaneio das cargas

    Facilita a identificação rápida de mercadorias

    Imagine localizar uma mercadoria em um caminhão cheio de caixas para entregas? Fica difícil sem um documento de controle. 

    Como o romaneio possibilita a organização dos itens por volume e tipos de embalagem, é possível encontrar o pacote com mais facilidade, agilizando o processo de entrega. 

    Conclusão 

    Viu com a emissão do romaneio de carga pode trazer vantagens para a sua loja virtual? Lembre-se sempre de que a entrega faz parte do processo de compra dos clientes. 

    Por isso, contar com uma plataforma logística, como a Mandaê, é essencial para o funcionamento do seu negócio. Fale conosco para contratar a logística que irá impulsionar o seu e-commerce. 

    Gostou? Compartilhe!