
Postado por Mandaê
Negócios
Postado por Mandaê
Atualizado em agosto 2, 2021 por Mandaê
Atrasos, greves, falhas e burocracias. Quem trabalha no e-commerce sabe o quanto os problemas relacionados à etapa de entrega podem prejudicar o desenvolvimento de um negócio. Eles podem refletir não só no aumento do índice de reclamações, como também na perda de mercadorias por avaria e até mesmo na queda das vendas decorrente de experiências negativas vividas pelos clientes.
São situações como essas que levam as empresas a repensarem suas operações. As buscas por mudanças acontecem como forma de tentar reduzir os impactos que a etapa de entrega causa aos negócios, como é o caso da Ferricelli, especialista em calçados masculinos.
O fato de a marca atuar, durante 20 anos, apenas como distribuidora de seus calçados para a revenda em lojas parceiras pelo País, evitou que os impactos causados pela logística fossem sentidos por ela diretamente.
Foi em 2015 que a empresa decidiu expandir seu negócio e atuar também no mercado digital. Dessa vez, porém, com uma loja on-line própria para se conectar aos seus consumidores.
Página inicial do e-commerce da Ferricelli
O projeto, que representou um avanço para o negócio, gerou algumas dificuldades durante seu processo de implementação. “No dia a dia de um e-commerce existem muitos desafios. Eles estão nas regulamentações, nas altas cargas tributárias e na dependência que criamos com alguns transportadores. Com certeza um dos maiores desafios é o de entregar encomendas”, avalia o gerente do e-commerce Diego Cintra. Para Diego, o desafio está relacionado às dimensões continentais do Brasil, que dificultam que as entregas sejam feitas de maneira rápida e com baixo custo para os clientes.
Foram as greves e atrasos constantes do transportador anterior que fizeram com que, em agosto de 2018, a empresa procurasse a Mandaê. A indicação foi feita por um parceiro e, para Diego, o fator decisivo para o fechamento do contrato foram as soluções que a plataforma logística oferecia ao negócio. “A alta malha de transportadoras disponível com preços e prazos mais atraentes foi o que realmente nos chamou a atenção”.
Além de reduzir os impactos financeiros e operacionais, a parceria deu a Ferricelli a possibilidade de otimizar seu processo de entregas. Com os recursos disponíveis no Painel de Ocorrências da Mandaê, a falta de opção de intervir em uma encomenda deixou de ser um problema para a empresa. “Esse era um ponto que vinha nos incomodando”.
Com a ferramenta, encomendas com determinadas ocorrências não precisam seguir o fluxo de reversa para serem corrigidas, já que algumas delas podem ser revistas ainda a caminho do centro de distribuição da Mandaê e até mesmo a caminho do endereço do destinatário.
Embora o processo logístico tenha permanecido o mesmo internamente, no momento da última milha o SLA de entrega atinge as expectativas da marca, gerando vantagens competitivas para o processo. “A Mandaê gerou benefícios para o nosso negócio: atendimento rápido, praticidade para realizar as postagens e entregas rápidas com preços acessíveis”. A expectativa é que, em 2019, a marca de calçados reduza de 1% a 3% seus custos logísticos.
Fundada em 1995, a empresa é focada no público masculino e atua na distribuição de calçados para o varejo por todo o País. Embora não possua lojas físicas próprias, só na cidade de São Paulo são mais de 200 parceiras que revendem seus pares, além de sites populares, como Dafiti e Zattini.
Além de veicular merchandising na programação de emissoras abertas, a Ferricelli foi premiada, na feira Francal de 2018, como a marca de calçados masculinos com maior destaque do ano. O prêmio é resultado de uma pesquisa feita em território nacional.
Leia também:
+ Handbook: “Com a Mandaê temos clientes mais satisfeitos”
+ 99 Óculos: “Mais de 90% de nossas encomendas são entregues pela Mandaê por escolha do cliente”