
Postado por Mandaê
Logística
Postado por Mandaê
Atualizado em março 16, 2022 por Nuvemshop Acesso
Os Indicadores de Desempenho Logístico, também conhecidos como Indicadores Chave de Desempenho, Key Performance Indicator ou simplesmente KPIs, são métricas utilizadas para medir e avaliar periodicamente o desempenho dos processos chave de uma empresa e identificar os aspectos que precisam ser melhorados.
Os indicadores variam para cada organização, já que precisam estar de acordo com a estratégia adotada. Para algumas empresas, por exemplo, um indicador importante pode ser o tempo de entrega de um produto, enquanto para outras pode ser o custo ou qualidade.
Pode-se dizer que existem centenas de indicadores de desempenho logístico, que abrangem suas diversas áreas como transporte, movimentação e armazenagem de materiais e gestão de estoques.
Os indicadores logísticos apresentados abaixo são aqueles mais representativos em relação ao nível de serviço e custos, e também os mais medidos entre as empresas, independentemente do ramo de atuação.
É considerado o indicador de performance mais importante na cadeia logística, pois mede a operação pela ótica do consumidor. Representa a eficácia no cumprimento de prazos (on time) e a eficiência de todos os processos de atendimento (in full), que significa que o pedido também foi entregue como o cliente esperava: no local solicitado, completo, sem erros e dentro de todas as especificações esperadas.
Para mensurar o OTIF corretamente é recomendado:
📣 Como calcular: OTIF (em %) = número de entregas OTIF ÷ número total de entregas * 100
Esse indicador logístico é usado para medir o percentual de pedidos entregues no prazo, independente das especificações dos itens estarem corretas ou não. Ou seja, serve principalmente para analisar o tempo da separação e expedição do pedido até o envio feito pela transportadora.
Para mensurar o OTD corretamente é recomendado:
📣 Como calcular: Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas * 100
+ SLA de entrega – por que ele é essencial no e-commerce?
Esse indicador logístico proporciona a visão global dos custos de transporte dentro da receita da empresa.
Para mensurar o custo de transporte corretamente é recomendado:
📣 Como calcular: Custo total de transporte ÷ total receitas brutas * 100
É o tempo total decorrido desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente. Esse é o tempo que é percebido pelo cliente e sobre o qual as suas expectativas estão definidas após a loja informar o prazo de entrega previsto.
Para mensurar corretamente o OCT é recomendado:
📣 Como calcular: Data da entrega menos a data da realização do pedido.
É o tempo interno para o processamento do pedido, ou seja, o tempo médio para realizar o fulfillment do pedido, desde o picking, packing até a expedição para a transportadora ou meio de entrega escolhido. Como são as etapas do processo sob maior controle do varejista, tende a ser o ponto de busca por maior eficiência e otimização de recursos.
Para mensurar corretamente o OFR é recomendado:
📣 Como calcular: OFR = Média de tempo de processamento de cada pedido
Utilizado para medir a diferença entre o estoque físico (os produtos que realmente estão alocados em seu armazém) e a informação que consta no seu sistema de controle de estoque.
Para mensurar corretamente a acuracidade do inventário é recomendado:
📣 Como calcular: basta dividir o estoque físico e o número que aparece no sistema de controle de estoque.
Serve para avaliar por quantos dias a empresa consegue operar com o estoque atual.
Para mensurar corretamente a acuracidade do inventário é:
📣 Como calcular: divida a quantidade de itens em estoque pela demanda média diária.
Leia também:
+ Logística para e-commerce: guia completo para uma gestão eficaz
+ Mandaê mostra em vídeo como oferece o melhor serviço de entrega para e-commerces