Logística

Frota própria x terceirização: o que é melhor?

Postado por Mandaê

Atualizado em dezembro 2, 2021 por Agencia Chili

Frota própria x terceirização, o que é melhor?

Enquanto muitos empreendedores veem na frota própria mais economia, outros levam em consideração os altos custos que esse modelo pode gerar. Mas, qual é a melhor escolha para a sua empresa e quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos?

Ao pensar no transporte dos seus produtos, o primeiro passo é levar em consideração o que você perde e ganha com as opções que existem. Por isso, reunimos abaixo as vantagens e desvantagens da terceirização e da frota própria para ajudá-lo a tomar essa importante decisão que pode definir o sucesso do seu negócio.

Terceirização: vantagens e desvantagens

Para muitas empresas, ter uma frota terceirizada garante o bom funcionamento das operações de entrega e gera economia considerável para o caixa da empresa. Mas, para decidir se essa é a melhor opção, veja a seguir as principais características associadas à terceirização de frota de veículos.

Vantagens da frota terceirizada

1. Elimine os problemas

Os regulamentos de transportes e as contratações de funcionários oferecem grandes riscos e, se não forem cumpridos, podem resultar em multas e penalidades. No entanto, através da utilização de uma terceirização logística de frota você pode evitar possíveis problemas e diminuir o tempo desperdiçado em questões burocráticas dessa área.

A terceirização de frota de veículos elimina diversas responsabilidades que o processo de entrega exige.

2. Tempo para se concentrar em outros setores

Na dúvida entre frota própria x terceirização, pense que ao invés de se preocupar com o transporte, ao terceirizar a frota sua administração pode se concentrar exclusivamente na gestão do negócio, na melhoria dos seus produtos e na criação de estratégias para vender mais.

Você não vai precisar desviar o foco de algum setor ou mesmo contratar uma equipe específica para administrar a gestão de frotas.

3. Reduzir as despesas operacionais

A contratação de uma frota terceirizada para lidar com o transporte do produto poupa o investimento em despesas de capital nesse setor, permitindo que você gaste mais em áreas como desenvolvimento de produtos e a criação de ideias inovadoras.

Um parceiro terceirizado tem acesso imediato a várias opções de transporte, motoristas e, se necessário, a um espaço de armazenagem, já que seu foco é inteiramente nessa área. Além disso, vai oferecer serviços de acordo com sua necessidade, sem que você corra o risco de desperdiçar recursos e investimentos.

4. Transparecer profissionalismo

Terceirizar sua frota e dispor de profissionais de logística para a entrega dos seus produtos garantirá benefícios não só para sua empresa, mas também aos clientes, que entenderão isso como uma preocupação a mais com a qualidade do serviço prestado, mostrando eficiência e responsabilidade.

Desvantagens da frota terceirizada

Como vimos, os benefícios da terceirização de frota de veículos são bastante atraentes. Mas, quando tudo é colocado na balança para medir o impacto que essa decisão terá no desempenho do seu negócio, acabam surgindo desvantagens da terceirização que não podem ser ignoradas, já que acarretam muitas consequências. Então, atenção:

  • Com a terceirização de frota de veículos, você não garante nenhuma exposição da sua marca nas ruas. A única coisa que as pessoas verão será um veículo de transporte com cor lisa ou com o logotipo da transportadora responsável.
  • Nem sempre uma empresa de transporte vai dispor de veículos em ótimo estado de conservação. Certifique-se de escolher a melhor opção já que a aparência da frota – terceirizada ou não – pode influenciar (e muito) na impressão que os clientes terão da sua empresa. O que estará em jogo será a reputação da sua marca.
  • Ao terceirizar a entrega dos seus produtos, provavelmente você vai se deparar com restrições de limites permitidos de mercadoria, o que pode ser um transtorno, caso comercialize itens grandes.
  • Ao terceirizar uma frota, você acaba colocando a reputação da sua marca nas mãos de outras pessoas que podem não desempenhar essa atividade com o mesmo cuidado e consideração que coincide com a missão e os valores da sua empresa.
  • Usar uma transportadora terceirizada pode ser extremamente limitante e ir na contramão das necessidades do seu negócio, especialmente quando a sua empresa funciona com um calendário bem apertado.

Prós e contras de uma frota própria

Ter a própria frota de veículos pode fazer uma empresa se sentir no topo, com maior controle das operações. Mesmo exigindo alto investimento, a longo prazo o retorno pode ser bastante significativo.

Mas, antes de tomar essa decisão, o indicado é avaliar cuidadosamente os potenciais benefícios e as desvantagens envolvidas na operação de uma frota própria.

Vantagens da frota própria

1. Publicidade gratuita

Não seria muito mais vantajoso transportar produtos em um veículo que chamasse a atenção das pessoas diariamente, circulando com a imagem da sua marca por aí? A publicidade nos seus veículos cria mais consistência da marca com uma imagem mais personalizada e visível.

Mas, lembre-se: isso não adiantará nada se os veículos estiverem em péssimas condições. Não tem logo da marca que consiga disfarçar isso. Preze pela boa aparência.

2. Completamente flexível

Ao invés de depender de uma terceirização logística para manusear seus produtos, possuir uma frota própria permite a flexibilidade necessária para se adaptar à sua agenda e atender as demandas como e quando for necessário. Isso diminuirá a chance de atrasos nas entregas e seus clientes estarão muito mais satisfeitos com o total controle que sua empresa mostrará ter com todas as etapas do serviço.

3. Capacidade consistente

Com a sua própria frota, você tem acesso a toda a capacidade da área de armazenamento dos seus veículos. Essa é uma das principais razões pela qual muitas empresas decidem fazer a troca de uma frota terceirizada para privada.

4. Relacionamento mais próximo com o cliente

Qual é a diferença entre frota própria x terceirização quando se trata de contato com o cliente? Se a sua empresa visa a excelência no atendimento ao cliente, trabalhar isso no processo de transporte vai gerar ainda mais retorno positivo.

Investir na sua própria frota permite que você e seus transportadores construam uma relação mais pessoal com seus clientes – ligar um rosto ao nome da empresa para eles é uma certificação de que seus produtos possuem um bom tratamento, assim como eficiência no transporte.

Desvantagens da frota própria

1. Despesas altas

O primeiro fator a se considerar é que os custos de combustível são um dos mais altos associados à manutenção de uma frota privada. Além disso, apesar das vantagens, criar uma frota privada pode ser uma proposta difícil para qualquer empresa. Os operadores de frotas privadas enfrentam numerosos desafios em curso, tais como a manutenção da frota, gestão de logística e recrutamento de motoristas.

2. Gerenciamento da frota

Você fica mais vulnerável a sofrer penalizações com frota própria se não cumprir os diversos regulamentos, desde leis de trânsito até a manutenção e os cuidados básicos com os veículos.

3. Mais tarefas de gestão

Recrutar motoristas adiciona um elemento extra à sua força de trabalho, já que é preciso gerenciar isso também. Você não deve apenas encontrar os melhores profissionais para contratar, é necessário verificar os registros dos veículos, fazer treinamentos, zelar pela segurança e pagar salários e benefícios, entre outras coisas.

4. Gasto de tempo

A gestão de uma frota privada exige uma quantidade significativa de tempo e esforço. O tempo e a energia necessária para gerenciar uma frota profissional pode ser melhor gasto concentrando-se em outras necessidades do seu negócio. Recursos necessários para operar uma frota podem tirar a atenção central de outras áreas da sua empresa.

5. Crescimento de demanda

Um dos desafios mais difíceis na manutenção de sua frota própria é lidar com demandas sazonais e aumento do volumes de pedidos.

Gestão de frotas

Se você está considerando ter uma frota própria, é preciso aproveitar as vantagens e saber driblar as desvantagens. Para isso, você terá que desenvolver uma gestão de frotas.

A gestão de frotas é a administração e utilização de técnicas, ferramentas e métodos que permitem eliminar possíveis riscos inerentes ao investimento dos seus veículos, além de aumentar a qualidade do serviço, a produtividade e a efetividade das suas operações.

Não dá para melhorar um campo sem pensar nos outros. Por exemplo, não é possível pensar na manutenção do veículo sem levar em conta os custos totais que isso gera ou até mesmo como a segurança do transporte pode ser melhorada para evitar o risco de acidentes. Esses campos estão todos interligados.

Tudo deve ser pensado em prol de um objetivo final, sempre buscando dados de como satisfazer seu cliente e diferenciar-se no mercado. Qualidade e produtividade formam a base para o aumento da eficiência na administração da gestão de frotas. Isso engloba muitos aspectos, por isso é preciso ter certeza que sua empresa tem capacidade para desenvolver tal gestão.

Frota própria x terceirização: como decidir

Manter o controle sobre suas operações de transporte ou confiar em um parceiro externo depende das demandas da sua empresa. Comece fazendo essa pergunta antes de avaliar e tomar uma decisão.

Por último, é preciso avaliar as necessidades de logística e transportes da sua empresa e ver o que funciona melhor para o seu negócio. A terceirização de frota de veículos pode ser uma opção inicial para você ter tempo de ir atrás dos recursos necessários para construir a sua própria frota.

Então, lembre-se:

A frota própria possibilita total controle das suas operações, mas exige grande investimento.

A frota terceirizada poupa você de todas as preocupações com transporte e contratação, mas possui muitas limitações. Além disso, encontrar operadores logísticos que atendam o seu modelo de negócio pode ser bastante trabalhoso.

Avalie todos os prós e contras listados acima de acordo com a realidade da sua empresa para decidir entre frota própria x terceirizada.

Leia também:

+Transportadora para e-commerce: como escolher a melhor

+Como reduzir custos logísticos no e-commerce

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!