
Postado por Mandaê
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Postado por Mandaê
Atualizado em dezembro 2, 2021 por
Mais polêmica que programa de auditório vespertino, a Black Friday sempre divide quem compra e quem vende. Naquela chuvarada de descontos, acaba rolando um dilúvio de problemas como reclamações de fraudes e outros problemas que deixam a data com uma péssima fama para muitos.
Já falamos aqui como se preparar para a data, e hoje trago mais alguns dados de como foi a Black Friday 2020 e quais os aprendizados para a Black Friday 2021.
O balanço da Black Friday 2020 foi feito pela Social Miner e trás um panorama geral do comportamento de compra do consumidor e muitos aprendizados para a data deste ano, que será no dia 26 de novembro.
A Black Friday do ano passado aconteceu durante a pandemia do coronavírus, e esse fator alterou a forma como o consumidor fez suas compras.
Com as restrições de circulação nas lojas físicas, o faturamento da Black Friday 2020 cresceu no comparativo com 2019. Nos dias 26 e 27 de novembro, o e-commerce faturou R$ 5,1 bilhões. Isso representa um crescimento de 31% versus o mesmo período de 2019.
Além disso, alguns dados interessantes na experiência do consumidor também mudou de um ano para outro:
Importante ressaltar que de 30 dias antes da data, cerca de 30% dos consumidores já estavam pesquisando promoções. E 11% já estavam aproveitando as ofertas que encontravam.
De acordo com a pesquisa da Social Miner, em 2020 os homens foram os responsáveis pelo maior volume no tráfego do e-commerce. Diferente de 2019, onde as mulheres representaram mais de 50% das visitas nas lojas virtuais.
A região Sudeste representou 58% do tráfego nas lojas virtuais. O estado de São Paulo lidera a região com maior número de usuários, seguido pelo estado de Minas Gerais.
Já em relação aos dispositivos, o desktop foi o dispositivo favorito do consumidor durante o período de compras da Black Friday 2020.
Um ponto interessante é que o desktop é a preferência de uso durante os dias da semana. Provavelmente seja porque as pessoas já fazem o uso do computador para outras atividades, e aproveitam para acessar as ofertas da Black Friday.
Em compensação, aos finais de semana, o uso dos celulares é maior. Portanto, adaptar a comunicação do seu e-commerce de acordo com esse comportamento é importante para impactar o seu cliente do jeito certo.
A Black Friday 2020 aconteceu no dia 27 de novembro e já no dia 23 foi possível notar o aumento no tráfego dos e-commerces.
Os produtos de moda e acessórios apareceram em primeiro lugar na preferência do consumidor para a Black Friday, representando 25% do total de compra realizada. Em seguida, eletrônicos e informática (24%), beleza (19%) e multicategoria (9%).
Contudo, as categorias que apresentaram maior crescimento de vendas quando comparamos a primeira quinzena de novembro com a segunda quinzena, foram:
A Black Friday 2020 foi expressiva em vendas, e tudo leva a crer que a Black Friday 2021 também será. Embora a pandemia do coronavírus ainda não tenha acabado e a situação econômica não esteja das melhores, o mercado está otimista em relação à Black Friday deste ano.
Com o aumento da taxa de recompra visto no ano passado, garantir que a experiência de compra do seu cliente seja positiva é importante para reter e fidelizar.
Por isso, esteja atento à alguns detalhes da sua loja virtual.:
Afinal, não adianta ter uma loja virtual impecável e não contar com uma logística que entregue a encomenda do seu cliente dentro do prazo combinado. Essa falha pode levar toda a sua estratégia por água abaixo.
A Mandaê é um parceiro logístico que pode garantir que você se preocupe apenas com o que deve na Black Friday: vender! Com a Mandaê, você vende e deixa o resto com a gente.
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